Notícias

[rumor] Steve Jobs diz não à possibilidade de compartilhar a internet do iPhone com o iPad

Eu sempre duvidei de notícias que afirmam que Steve Jobs responde pessoalmente a emails de usuários, por isso classificaremos esta nota como ‘rumor’.

Uma dúvida que muitos leitores têm é se será possível aproveitar, de alguma maneira, um plano internet do iPhone no iPad Wi-Fi. A resposta, segundo o site slashat.se, teria sido dada pelo próprio Jobs, via email, a um usuário sueco, que escreveu um email ao famoso [email protected] sem muitas esperanças de receber resposta. A pergunta foi:

A versão somente com Wi-Fi [do iPad] irá suportar, de alguma maneira, o compartilhamento da internet do meu iPhone?

A resposta, curta, mas direta, foi:

Não.

Enviado do meu iPhone

Ou seja, não será possível (sem hack) usar a internet do iPhone para conectar o iPad WiFi em lugares onde só existe rede 3G. A decisão parece ser em defesa das operadoras, ou até mesmo para não canibalizar as vendas da versão 3G, que perderia o argumento de venda caso fosse possível usar a conexão 3G de outro aparelho.

Como publicado ontem, evidências no beta do SDK indicariam que a versão 3G permitiria o compartilhamento de sua internet (tethering) com um computador, mas nada indica que o iPhone poderia também aproveitar essa rede. O email de Jobs pelo menos confirmaria que o contrário não será possível (usar a internet do iPhone no iPad).

jailbreak do iPhone permite a instalação de um programa chamado MyWi, que compartilha a internet 3G pela rede Wi-Fi. Com isso, computadores e até mesmo o iPad podem se conectar sem fios na mesma rede. Faremos em breve um artigo especial sobre este ótimo aplicativo.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Julio

    Eu adoro a apple, mas esse é mais um motivo para eu NAO compar o iPad!!!

    Sem conectividade hoje todos sabemos que qualquer notebook ou gadget é como um peso de papel. Agora, pagar outro plano de dados so pra ter o iPad funcionando em qquer lugar? ta doido.

    Acho que com isso a apple posiciona cada vez mais o iPad como um dispositivo IMOVEL.

    Resta saber se as operadoras podem usar isso como argumento de vendas, talvez dando um chip 3g a preços camaradas pra quem ja possui um Iphone com plano ilimitado de dados mas… acho dificil sair de graça….

    • Cara, o iPod touch também não tem 3G, só Wi-Fi, e nem por isso foi um fracasso nas vendas, ou que se possa chamá-lo de ‘dispositivo imóvel’…

      • ricman1103

        mas o ipod touch voce coloca no bolso, imagina fazer isso com o ipodao 😛
        e tbm o ipod touch eh mais pra ouvir musica, ja o ipad pelo o que eu entendi eh pra produzir, seja email, seja um blog, ou qualquer outra coisa. parece que ele eh mais ligado a internet

    • JulianoR

      sim, claro, netbooks estão vendendo super mal pq só tem wifi ¬¬

  • Ioram

    Existe o MyWi que compartilha o 3G do iPhone via WiFi. Só que precisa de jailbreak e comprar por 9.99 na Rock Store…

  • Leo Blume

    No fundo, sei q somos marionetes controladas pelo mercado.
    Mas, na boa, odeio quando percebo isso.

  • VitorSM

    Uso o MyWi há muito tempo. Tenho iphone da tim que não permite o compartilhamento de internet, o programa é uma mão na roda, pra mim valeu apena pagar os 9,99.

  • Mark_SP

    Ainda se existem planos 3G (somente 3G, se voz junto) com preços decentes no Brasil… ainda nos planos iPhone temos “um ou dois” aceitáveis, mas não baratos….

    Eu não me incomodaria em ter um plano 3g dedicado ao iPad, desde que fosse barato…. ex. temos planos de 250MB (atrelado a voz, claro), nos quais os dados acabam saindo por cerca de 21 a 25 reais…

    Se houvesse apenas os dados no chip, por cerca de 25 reais, seria aceitável a maioria dos usuários, Minha opinião, pois no iPhone, uso os dados sempre na rua, pois tenho wi-fi em casa (mas não no trabalho) e nunca ultrapassei os 100MB no mês…

    • ricman1103

      wow, passo de 1 gb facil 😛

  • por essas e outras, sou 100% a favor do jailbreak..

  • Rafael Menezes

    Enviei um email ao tio [email protected].
    Vê se ele me responde com uma unica palavra, o mês do lançamento do iPhone, acho q ele não vai me responder mas não custa tentar. 🙂

  • iGO1911

    Só usar o PDANET…Agora que é estranho é o Uncle Steve afirmar categoricamente que não.

  • Janja Boy

    Pelo modo grosso da resposta, acho que é do Jobs mesmo!

  • Ceceu Veron

    @iLex

    O problema é o tamanho do iPad 😉 iPod sem net sussa, carrego ele pq é pequeno e posso usar como mp3 e outras funcionalidades. Mas no caso do iPad, um produto q o Jobs quer vender como uma plataforma para trabalhos mais complexos, sem internet não da.

    Eu mesmo ate revi minha ideia de não comprar o iPad. Mas só compraria o com acesso 3G. Levar um trambolho desse e não poder usar a net tira 90% de sua funcionalidade. Sem net, continuo com meu iPod 😉

    • JulianoR

      mas ele não está vendendo o dispositivo sem internet, hehe.
      ele tem wifi, e a versão 3G, quer mais que o 3G? oq seria? Wimax????

      • Ceceu Veron

        Hehe , não estou querendo nada alem de 3G e Wi-Fi … O que eu quis dizer é que acho sacanagem alguem que tenha um iPhone ser obrigado a comprar o modelo 3G do iPad ( que é mais caro ). Isto pois o tio Jobs não vai permitir usar a conexão do iPhone para que quem tenha o modelo do iPad só com Wi-Fi navegue na net aonde não exista rede wi-fi

        O Janja Boy abaixo resumiu o que eu queria do iPad … Vindo com um sistema limitado como o iPhone OS, e sendo obrigado a pagar um valor mto maior para ter a versão 3G, acho q compensa mto mais inteirar uma grana a mais e comprar logo um MacBook ao inves do iPad 😉

        • Vocês colocam como se a culpa fosse do ‘titio Jobs’. A Nokia acabou de barrar o Skype da sua loja de aplicativos por exigência da Verizon.
          Não sejamos ingênuos de pensar que o mundo em que vivemos é um mar de rosas. Uma coisa é expressar o que gostaríamos que o iPad (ou o iPhone) tivesse, outra é achar que o mundo capitalista vai nos dar o que precisamos.

          Ou somos conscientes de que o mundo capitalista funciona assim mesmo, ou lutamos por um melhor.
          PS: não sou comunista. 😛

      • JulianoR

        talvez essa seja o problema: Macbook e iPad tem finalidades distintas, se vc acha que o MB compensa mais, é justamente pq vc está tentando encarar o iPad como um substituto para o Macbook(com esses desejos dele rodar MacOS e talz), coisa que ele não é. é uma nova categoria.

        e enfim, eu continuo a achar que a adoção do MacOS seria um tiro na perna da propria apple…
        para rodar um MacOS o iPad praticamente teria de se tornar um Macbook Air, ou seja: seria mais grosso, mais pesado, com menor autonomia de bateria, com menor desempenho(bem menor, alias), e o pior: MAIS CARO QUE O AIR.
        além do mais, pq vc acha que os Tablets PCs até hoje nunca decolaram? é justamente pelo fato deles rodarem Windows, essa não é uma interface feita para ser multitouch, em nome do “sistema completo” vc acaba jogando a experiência de uso e praticidade no lixo.
        Não adianta fazer como a MS fez, aumentando os ícones e botões do Win7 em 27% e Voilà, uma interface multitouch! não é assim que as coisas funcionam.

      • Ceceu Veron

        Não , estou tentando encarar o iPad como um substituto do iPod 😉

        De qualquer modo, to cansado de defender meu ponto meu ponto de visto de que o iPad foi um produto mto inferior ao que poderia ter sido. Nem vou mais discutir a respeito dele, quem quiser comprar ele assim que ele for lançado, que compre e seja feliz …

  • Janja Boy

    Uma coisa grande, sem internet e que usa um OS bem limitado, não compro!

    Agora, fosse o iPad do tamanho que é com internet 3G/wifi e Mac OS X Snow Leopard, compraria um sem pensar duas vezes.

    • Você e todos os que atualmente pensam em comprar o MacBook. Ou seja, canibalismo de produto.

  • Bem, mesmo que se confirmem que não se pode compartilhar internet do iPhone com o iPad, essa resposta seria provisória, com certeza.

    Pela questão de preço muitos vão procurar essa alternativa e deve chover meios, assim que criarem um jail para o iPad ou mesmo renovarem, ou descobrirem, um jeito de usar algum app já desenvolvido para iPhone, como o iLex já falou.

    Eu irei comprar um iPad, sim. Para trabalho e estudo, acredito que deve fazer bem o seu papel.
    Mas eu vou mandar um e-mail para o Tio Jobs, perguntando se ele me aceita como usuário teste de seus aparelhos.

    Só para receber um “Não” como resposta e validar esse “rumor”.

    Pois é difícil, mas não impossível, que o Jobs tenha respondido mesmo.

    Abraço

  • marcelo

    Janja Boy, vc e a cara do beiçola!! da grande familia.

  • Alex iPilot

    Eu confesso minha ignorância: descobri um mundo novo com os Ultra Mobile PC – UMPC’s. Feitos para quem deseja um computador COMPLETO, Win XP ou 7, no formato de tablet, tela touchscreen de 5 ou 7 polegadas, 6 horas de bateria, vídeo fullHD, webcam, wifi, 3G, USB, etc. Tudo cabendo na palma da mão!

    Pesquisem “Vilid” na internet e no YouTube. Tem até no ML.

    • Só faltou dizer o preço para terminar a propaganda do produto.

      Cruzes.

      Mesmo assim, obrigado pela informação.