Notícias

Opera desafia Apple e tenta lançar na AppStore um navegador mais rápido que o Safari (atualizado)

Se é uma coisa que não tem como negar é que o departamento de marketing do Opera é muito bom. Eles armaram uma estratégia para tentar o impossível: publicar na App Store o Opera Mini, um aplicativo de navegação pela internet que, além de não usar o webkit do Safari, ainda se diz mais rápido que o próprio.

A empresa está enviando hoje o aplicativo para aprovação na App Store. Será que a Apple vai permitir?

O Opera Mini já é o mais usado navegador em outras marcas de celulares. Eu mesmo o usava em 2007, pois ele imitava o recurso do iPhone de aumentar um pedaço de uma página na web. Com sua versão 5, ele se auto-proclama o web browser mais rápido no mundo móvel. No iPhone, ele não quer ser diferente.

A campanha mediática do Opera no iPhone começou há semanas atrás, com a demonstração de uma versão beta já funcionando em um aparelho real. Veja o vídeo (você pode ativar a legenda em português):

httpvh://www.youtube.com/watch?v=OpTCS3g-cBYhl=pt-br&cc_load_policy=1&fs=1

Para visualizar o vídeo no iPhone OS, toque aqui.

Como se vê, realmente o aplicativo é original e rápido, apesar da comparação ter sido feita com uma conexão EDGE (penso que em wifi e 3G a diferença não seja tão gritante).

A grande sacada do Opera foi ter divulgado todas as fases do desenvolvimento. Eles afirmam que não há nenhuma cláusula nas regras do SDK que proíbam o Mini. Até mesmo um grande cronômetro foi disponibilizado, contando o tempo em que a Apple vai levar para aprová-lo (ou não).

A batata agora está na mão da Apple; se ela o recusar, ficará como a grande vilã dominadora, que quer ser a dona da bola, não dando espaço para a concorrência. Isso pode gerar toda uma discussão sobre monopólio, coisa que já aconteceu com o Windows e o Internet Explorer. O risco para a maçã é grande.

Resposta daqui a alguns dias…

via

ATUALIZAÇÃO (11h04):

Eu não tinha reparado na primeira vez que vi a página do contador, mas o Opera está fazendo uma promoção: o usuário deve responder a pergunta “Quando você acha que o Opera Mini será aprovado pela Apple?”. A resposta mais próxima ganhará um iPhone! Eu coloquei 1° de abril. 😛

E os que responderem NUNCA, como vai ser? 😛

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.