Notícias

Square transformará o iPhone em uma máquina de cartão de crédito portátil

O anúncio foi no ano passado, mas ainda não entrou em funcionamento o Square, pequeno acessório que transforma o iPhone em uma verdadeira máquina de registro de pagamento por cartões de crédito. A ideia é de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, que quer tornar acessível esta forma de pagamento a vários pequenos comerciantes.

Com lançamento previsto para 2010, o Square irá possibilitar que qualquer um possa receber pagamentos por cartão de crédito, seja uma loja, uma barraquinha de cachorro-quente ou até mesmo uma banda independente que vende seus discos após seu show.

A genialidade de tudo é o tamanho do acessório, um pequeno quadrado que se conecta na entrada do fone de ouvido do iPhone ou iPod touch. Bem diferente da solução da Apple que aumenta ainda mais o volume do aparelho.

Além de aceitar a assinatura do dono do cartão (com o dedo, nada de canetas), o aplicativo ainda envia por email o recibo, com o mapa de onde foi feito o negócio, para que você tenha completo controle dos gastos.

Kevin Rose, um dos fundadores do DIGG, teve um exemplar beta nas mãos e pode mostrar como ele funciona:

Ainda não há previsão certa para o início das vendas, mas quem estiver interessado pode entrar em contato direto no site oficial.

O problema do Square, assim como a solução da Apple, é que só funciona com a banda magnética e não aceita cartões com chips. No Brasil ainda funcionam os dois sistemas paralelamente, mas na Europa não.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego Souza

    Gostei, realmente inovador. Talvez demore um pouco para pegar, mas parece realmente uma ótima solução sobretudo para aqueles profissionais autonomos. Hoje em dia as pessoas ficam cada vez mais dependentes do cartão até por ser mais seguro que andar com dinheiro vivo por ai.

  • Thiago

    Muito bom hein?
    É impressão minha ou na primeira foto o acessório está ligado na parte de baixo do iPhone?

    • Felipe Drumond

      Deve ser um iPod, a entrada de fone é embaixo mesmo.

  • Thiago

    eskeçam o “primeira”. Só há uma foto.

  • Eduvinagre

    Estive na Applestore em NYC no final do ano passado e pude experimentar o sistema da Apple. Funcionou maravilhosamente evitando a fila do caixa, mas acredito que o altos preços dos iPhones e iPods Toch ainda deixem o mercado brazuka longe desta solução. Isso sem falarmos do resto dos investimentos em rede e software. 🙁

  • Carlos Schmitt

    Tb reparei isso..

    e outra coisa.. Fone de ouvido!? como isso funciona?!

  • schenardie

    é verdade.. mas eu bem que achei estranho ligar na entrada do fone de ouvido, acho que nem teria como funcionar assim

  • Rafael Vieira

    Se o fone de ouvido, pode controlar o player pelo proprio fone de ouvido, logicamente esse decodificador de tarja magnetica, faz exatamente a mesma coisa com o aplicativo destinado a ele aberto.

  • Christian

    É um iPod touch n?

  • Luck Strike

    A idéia é excelente, mas não acredito que será assim. A vida dos cartões de crédito como conhecemos está com seus dias contados. Dentro do próprio celular, seja da Apple ou outro qualquer, terá a opção de pagamento. Acho que esse anúncio aí não vai pra frente dessa forma.

  • Liulso

    Isso irá facilitar e muito a vida dos clonadores de cartão. Agora não vai precisar de um computador pra fazer a leitura do cartão da vítima. É só chegar no Brasil e já era!!!

  • alexis

    nossa !!!!!!! imagina 1 frentista ou garcom com 1 iphone …….. ele vai fazer a limpa nos clientes …..

    isso me dah medo ! huahauahuaha

    abs

  • McKoe

    Pois é… EU q não vou passar o meu cartão e digitar a minha senha num celular de alguém…

  • Vinicius

    “uma barraquinha de cachorro-quente ou até mesmo uma banda independente que vende seus discos após seu show” claro, eles tem dinheiro pra comprar um iPhone ou iPod Touch! Que ideia, haha

    • Por que? Você acha que falei do Brasil? Que ideia, haha

      • Vinicius

        é que no

      • Vinicius

        é que no Brasil iria sair BEM mais caro que comprar uma daquelas maquininhas! Mais lá fora quem sabe não populariza! *

  • Paulo

    Apesar de original, não vai dar certo, pois as máquinas de cartão utilizam tecnologia gprs há anos para fazer essa transferência. E tbm ninguém garante que poucos dias após o lançamento dessa geringonça não sejam lançados cópias com o simples intuito de clonar cartões de crédito…

    Para mim, é uam idéia que nasceu morta. Mas achei muito interessante a possibilidade de aumentar as funções do iphone de maneira simples.

  • Plagiator

    Confirmado oficialmente o evento dia 27 de janeiro!

    http://www.engadget.com/2010/01/18/its-on-apple-holding-january-27th-event-to-show-off-its-lates/

    via apple insider

  • Rodrigo

    Para o pessoal que acha que um negocio desses não poderia ser usado aqui no Brasil pois um Iphone ou Ipod Touch é caro demais, saibam que uma maquina Cielo (maquina de cartão) pode custar mais de R$ 5000,00 para uma loja. Ou seja, realmente um Iphone seria mais barato, no entanto, eu nçao digito minha senha muito menos passo meu cartão no celular de ninguem…nem morto…hehe…

  • ihenrique

    nao imaginei que era possivel transmitir dados pelo conector do fone. achei incrivel!

  • João

    Vcs ja imaginaram esse acessorio
    aki no estado do rio?
    O bandido chega e fala: perdeu playboy,
    passa mil aki no cartão. Perdeu!

    Kkkkkkkk

  • Fábio Leite

    A idéia é boa. Mas funcionaria no Iphone que irá receber? Se for assim tá difícil! eu não confiaria nem um pouco.

    Não seria um pouco mais seguro criar um sistema de débito online com geradores de boleto eletronico em tempo real e confirmação instantânea? O Paypal poderia implantar algo parecido.

    Se isso dar certo lá, eu NUNCA assinaria o cartão no Iphone dos outros. Tá louco?

  • Charles

    GOstaria de saber cade as informações atualizadas sobre o convite que a apple esta mandando sobre o evento do dia 27 de janeiro???? rapido rapido !!

  • Alex iPilot

    Vem a questão cultural, novamente. Na Escocia existem supermercados com caixas de autoatendimento, onde o próprio cliente passa suas compras pela leitora, ensaca, paga com dinheiro ou cartão… TUDO sozinho, sem alguém nem vigiando… Digam com toda honestidade, isso daria certo no Brasil???

    Eu somente utilizaria esse sistema se ele fosse fornecido completo pela operadora do cartão, iPhone, app e leitor, porque se houvesse fraude a responsabilidade seria do cartão e não minha por entregar o cartão a “qualquer um”.

  • Frederico

    Olha quanta ignorância…

    Qualquer aparelho pode ser clonado.

    Quem não lembra da quadrilha que trocava as maquinetas em postos de combustivel por outras clonadas e depois de dias trocavam de volta e faziam a festa com os codigos e senhas dos clientes?

    Nem por isso, nenhum “puxa saco de plantão” veio aqui dizendo que não ia passar seu cartão nessas maquinetas.

    Evidentemente, aqui no Brasil, o buraco é mais embaixo. Temos os ladrões mais criativos do mundo, porém temos as páginas de internet banking com a segurança mais reforçada do mundo, que inclusive servem de modelo para outros países.

    Quando esse tipo de tecnologia chegar ao país, irá se discutir qual a forma mais segura de provê-la.

    Então deixa pro pessoal especializado no assunto.

    Não será pior o dia em que o sistema de compra/venda/transferências acontecer diretamente pelo celular, como é hoje no Japão?

    Um dia isso vai chegar no Brasil. E dai, você vai fazer o quê? Andar com um “porquinho” debaixo do braço?

    Pessoal, no momento certo, com a devidas adaptações, nós receberemos aqui as novas tecnologias. Que serão tão boas (ou ruins) como as atuais.

    • Alex iPilot

      Ignorância?

      Eu iria responder mas quer saber de uma coisa? Está uma LINDA manhã de sol em Copacabana, num Rio de Janeiro em feriado… 🙂

      Bom feriado a todos, seguindo o conselho do Mestre Louis Armstrong: sair da sombra e sempre caminhar pelo lado ensolarado da rua… 😉

      http://letras.terra.com.br/louis-armstrong/157200/