AppleNotícias

Finalmente Apple substitui o Windows Mobile pelo iPod touch em suas lojas

Tem muita gente que vai rir, mas desde 2005 que a Apple usa uma “maquininha” de cartão de crédito em suas lojas, que tem a peculiaridade de funcionar com Windows CE. O chamado EasyPay é um sistema de gerenciamento de compras que até então rodava em PocketPCs, coisa um pouco bizarra visto que a maçã se tornou uma potência em plataformas móveis.

EasyPay em um PocketPC

Além de ser pesado e bastante limitado, os funcionários sempre reclamaram dos constantes “crashes” que ele dava e da necessidade de ter que reiniciá-lo frequentemente.

Isso felizmente está mudando, graças à decisão da empresa de adotar o iPod touch como plataforma de pagamento, criando assim o EasyPay Touch.

Para poder usar o gadget multi-touch, foi preciso fabricar um acessório especial para adicionar funções essenciais na gestão de vendas.

Easy Touch

O acessório parece uma capa de proteção normal, mas possui uma bateria extra acoplada, além de um scanner de código de barras no topo. Na traseira, um leitor de banda magnética de cartões de crédito permite a entrada de dados de forma rápida, bastando apenas finalizar a compra e entregar para o cliente assinar.

Acessório para o iPod

Mas como o cliente assina? Com uma canetinha especial, com ponta feita de material que imita o toque digital.

Assinatura direto na tela

EasyPay touch

Os dados então são enviados automaticamente para o servidor, via wi-fi. Além de ser mais eficiente, o novo sistema marca a adoção da Apple por sua própria solução, acabando com a síndrome de “casa de ferreiro, espeto de pau”. Além do mais, se ela acredita mesmo que o iPhone OS é a melhor plataforma móvel que existe, nada mais natural do que confirmar isso usando ela mesmo em suas lojas.

Agora é ver se isso não será contra-produtivo. Afinal, com mais de 100 mil aplicativos na App Store, é capaz de ter vendedor usando o dispositivo para jogar na horas vagas… 😛

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Q a plataforma iPhone OS é a melhor não resta dúvidas. Mas esse hardware ficou com cara de gambiarra…

    • É, é como se a Apple tivesse feito um jailbreak especial no próprio iPod touch, que contradição!

    • Antonio Gonzaga

      A afirmação “Q a plataforma iPhone OS é a melhor não resta dúvidas” é muito vago!
      O Iphone O.S. sem dúvida é melhor para o iPhone porque foi feito para o iPhone, agora outros O.Ss. são melhores para as plataformas a qual eles foram desenvolvidos.

  • Haha, gostei do jeito que terminou o artigo. Muito legal isso! Aliás, era assim que tinha que ser desde sempre, né… Mesmo antes, sem o iPhone OS, a Apple devia ter criado algum mini OS pra fazer isso. Sei lá, pra não ter que usar o da Microsoft o_O

    • henriqueG

      e qual seria o retorno que eles teriam investindo em software e hardware?

      • O mesmo que você tem fazendo pão em casa e não comprando na padaria. 🙂

  • Felipe Drumond

    Embora isso seja bem normal numa empresa grande (usar tecnologia concorrente), a adaptação mostra que o brinquedo pode virar outras coisas que certamente vão fazer a Apple ganhar espaço no terreno de outras empresas, como aconteceu com o GPS. Scanner, leitor de cartão, leitor de cód. barras, sistema de pedidos em bares, restaurantes, receptor de aparelhos médicos, como marca passo e controlardor de glicose… Caramba…

  • André M.

    Cara, a assinatura do meu pai é enorme, como ele vai assinar com uma caneta com essa grossura de ponta ? õ.0

  • Bruno Jr.

    Criativo. Depois que vi que dá pra usar ele como terminal de cartão de crédito, eu pirei! 🙂 Podia ter como uasr ele aqui no Brasil como terminal! Ia me dar uma mão na roda!

  • E ninguém falou do “iForgot…” nas imagens ainda? xP

    • Marcelo BsB

      Nossa!! Só depois que você falou eu fui procurar que tal de iForgot era esse… heheh

      Esse “i” da Apple foi uma sacada e tanto, além de um p*** marketing, pode formar umas frases interessantes!

      Abraços.

  • Marcelo

    Uou muuito bom!! Ilex add la no orkut, to participando da comu tambem! Eu tenhu o orkut novoo.

  • Luíz Henrique

    Quando é qui vai laçar o iTouch 3G aqui no Brasil em???!! Nem Apple Store tem!! To esperando a um tempão p/ter meu 1 produto Apple..

    • ricman1103

      O iTouch 3g provavelmente nunca ou pelo menos nao tao cedo, ainda nem existe o 1g!
      Ja o ipod touch 3g ja foi homologado pela anatel como esta no primeiro artigo do blog hoje.

  • PsyPako

    Bastante interessante essa solução encontrada, muito embora o produto final tenha cara de um “sabonetão de lama negra” parece que atende ao que se propõe.
    E pegando carona no comentário do Felipe Drumond, bem que a Apple podia criar seu próprio acessório para o iPhone de maneira que permitisse seu uso no carro com programas de GPS ( a exemplo do Tom-Tom), músicas, recarga do aparelho, viva-voz e etc e tal.
    Abraxxx 😀

  • Paulo Kanawati

    Po… eu queria a canetinha…no PS Mobile, Skethbook e Animation seria uma mao na roda.

    Vende pelo site?

    • A caneta já existe a venda por aí, mas por experiência própria, posso dizer que você desiste de usar depois do terceiro dia…

  • Ceceu Veron

    Se eles tivessem usado Iphone no lugar , nem precisaria o scanner de codigo de barra , visto q na App Store existe um aplicativo q consegue ler o codigo de barras caso vc tire a foto deste de um produto 🙂

    • Se tivessem colocado a câmera no iPod touch 3G, né Apple? 🙂

      • Hehehehe, pensei a mesma coisa. 😀

  • Daniel Costa

    Muito legal a solução final da Apple. Provável que isso tenha puxado o desenvolvimento das APIs que permitem conexão a dispositivos de terceiros pelo conector dock e por WiFi. Bem que a Apple poderia vender essa solução para terceiros.
    Isso só mostra quão poderosa são as APIs disponibilizadas pela Apple para desenvolvimento na plataforma iPhone OS.

  • Gabriel

    Wow! Agora pensa se eles resolverem vende essa soluçāo de terminal? @[email protected] a maçã vai domina o mundo e eu finalmente vo vive de implanta xserve =p

  • Rafael Nogueira

    hauhauhauhauhau
    Realmente é muito muito bizarro a apple utilizando aparelhos com windows mobile.