DesenvolvedoresNotícias

Atenção web designers: Apple pode estar preparando kit de desenvolvimento de webapps

Já é de conhecimento público que no início a Apple não queria permitir a instalação de aplicativos no iPhone. Ela pretendia fazer uma plataforma toda baseada na internet, com aplicativos online (chamados também de webapps). Depois, com a pressão do jailbreak, ela acabou cedendo e criando a App Store.

Mas parece que essa ideia não morreu. Segundo o site Daring Fireball, a maçã estaria preparando um framework específico para aplicativos web no iPhone OS, que simula quase que perfeitamente um programa nativo. E ele já estaria aplicado em uma página da Apple, presente nos favoritos do Safari de todos os atuais iPhones e iPods touch: o Manual do Usuário.

Antes dos detalhes, assista o vídeo:

Observe como o funcionamento da página é igual ao de um aplicativo nativo. O mais impressionante é o controle de scroll, como se viu no Safari do computador, simulando a tela do aparelho. Inclusive pode-se regular a velocidade dele, para listas mais estreitas, como é o caso do manual, que é ligeiramente mais lento do que o scroll nativo do sistema.

Tudo isso é uma evolução de outros avanços apresentados ainda na WWDC deste ano, onde verdadeiros aplicativos foram demonstrados apenas se usando-se html, css e javascript.

Este framework por enquanto se chama PastryKit, e facilitará muito a vida de quem quer criar sites para o iPhone OS.

Ainda não se sabe SE e QUANDO a Apple vai tornar público este kit. A melhor esperança que podemos ter é em uma grande atualização do Dashcode (programa que faz parte do SDK e é exclusivo para Mac), em junho.

Atualmente, existem alguns frameworks open source usados pela comunidade. Os dois mais famosos são o iWebkit e o JQTouch. Se você quiser experimentar o poder de fogo dos webapps, visite com seu iPhone esta página. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Que legal! Mas seria tão difícil de programar quanto os apps normais?

    • Os apps normais é preciso conhecimento em linguagem específica (Objective-C), enquando que para webapps se usa linguagem de webdesign, muito mais difundida. 🙂

  • Renato

    iLex para desenvolvimento de webapps tem o iWebkit muito bom… #ficaadica

  • John Doe

    @Renato….já está escrito no post…..#ficaotoque

  • Um outro exemplo disso é criar um bookmark para o google wave (wave.google.com) na área de trabalho. Quando clica-se nele, percebe-se que ele não mostra as barras normais do safari, funcionando como um aplicativo normal.

    • Não, Rodrigo, isso já existe até mesmo na versão iPhone do nosso Blog, se você salvar um atalho na tela, verá quando abrir que ele não tem a parte de cima do Safari (além de ter até uma tela de abertura).
      Esse novo framework faz sumir a barra superior mesmo acessando o site diretamente no Safari.

  • Mateus’

    Enquanto não sai o framework da Apple, peguei o iWebkit pra ver se sai algum site legal, ele tem bons recursos ^^

    Pergunta: Sou só eu o tem mais alguém que NÃO consegue acessar o manual do usuário no Safari do aparelho ? Aqui no meu iPod touch a página simplesmente não carrega o_o

  • Dynho

    [off] Alguem já deixou o cronometro do iPhone rodando direto pra ver onde para? O meu já esta em 1096 horas direto. Se o limite for 9999 horas ainda tem muito chão pela frente :p

  • Alex iPilot

    O app do Itau deixou de ser um app e passou a ser webapp… Ate então a única diferença é a barra de endereço que abre no Safari. Espero que tenham resolvidos os problemas (pequenos e ocasionais) e melhorado a segurança.

  • Tomoi

    Eu percebi essa alteração no app do itau tbm, mas eu prefiro o jeito antigo por isso eu uso o app do itau personnalite que da ver mesmo q não tem conta no personnalite e abre do jeito antigo

  • schenardie

    bom nem preciso dizer que pelo nome (webapp) precisa de internet pra funcionar certo??

    uma otima ideia pra difundir onde ha cobertura 3G completa como America do norte e Europa..

    mas e aqui??

    (não julgando como se aqui fosse o tempo das cavernas mas ha muitos lugares onde não ha 3g ainda no brasil)

    então o que explicaria o hd cada vez maior??
    só multimidia??

    eu acho que podem até estourar as webapps mas os aplicativos nativos ainda reinarão por um longo tempo

  • Altamente!
    Isso estava lá no meu iPhone 3G e nunca tinha reparado. Um manual on-line…

  • iulo

    O que eu queria mesmo era desenvolver para iPhone em pcs Windows… ter que comprar um Mac só pra isso é demais. Sou programador .NET, por isso não posso migrar totalmente para a plataforma Mac, e ter os dois custaria muito caro!

    Uma pena.

  • iPc

    OFF BEM OFF

    lol, agradeci o geohot pelo orkut pelo seu ótimo trabalho e tudo, e ele me agradeçeu no meu orkut!

    • Geohot com orkut?????
      Hahahahahahahaha

    • John Doe

      Aposto que agradeceu em português…… #fail

      • iPc

        Bom, ele falou:
        thank you very much!