Notícias

Aplicativos começam a trazer a funcionalidade de vídeo para iPhones antigos, sem jailbreak

Gravação de vídeo no 3G e Classic

A função de vídeo sempre foi oficialmente exclusiva do iPhone 3GS e a Apple costumava ser um pouco intolerante com aplicativos que ativassem esta função nos modelos antigos. Mas algo parece ter mudado em Cupertino.

Tudo começou com um email enviado por um desenvolvedor diretamente a Steve Jobs.
O aplicativo Knocking Live Video tinha sido recusado na App Store por permitir o streaming de um iPhone a outro, pois ele utilizava APIs privadas de captura das telas do aparelho. Indignado, seu desenvolvedor, Brian Meehan, não desistiu e tratou de escrever um email diretamente a Steve Jobs (qual é o endereço mesmo?). No email, a seguinte frase:

Mesmo utilizando APIs proibidas pelo acordo de utilização do SDK, acredito que o aplicativo tenha potencial de mudar culturalmente a maneira que as pessoas compartilham os momentos de sua vida, de um telefone a outro.

O ótimo apelo parece ter comovido o CEO da Apple, pois algumas horas depois, o aplicativo foi liberado. Falou em “mudar o mundo”, o Jobs já se emociona. 😛

Isso parece ter realmente “aberto a porteira” para que outros aplicativos do gênero fossem aprovados. Logo depois veio o UStream, que funciona inclusive em aparelhos mais antigos transmitindo vídeo em streaming para a internet, e o Qik, que já enviou para aprovação seu utilitário com função similar.

O último do gênero a aparecer foi o iVideocamera (link), aplicativo que faz qualquer modelo de iPhone gravar vídeos, com a vantagem de poder gravar na biblioteca do aparelho e editá-lo.

iVideocamera

Apesar de levar a funcionalidade a todos os modelos, ele não faz milagres. A qualidade de vídeo em aparelhos 3G/2G ainda é muito pobre em relação à função original no 3GS. São 3 fps (frames por segundo) e uma resolução de 160×213 pixels (o 3GS faz em 30fps, dez vezes mais).

Mesmo com qualidade precária, é possível fazer upload do vídeo para o Youtube, mandá-lo por email ou gravar na biblioteca comum do aparelho, podendo ser editado como no 3GS.

Edição de vídeos mesmo no Classic e 3G

O site italiano iPhone Italia fez um comparativo com vídeos gravados direto no iPhone usando três aplicativos diferentes: o iVideoCamera, o UStream e o Cycorder, este último exclusivo para aparelhos com jailbreak. Compare:

iVideoCamera:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=iVJQOo6KfVo

UStream:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Vjmu7JeYUw0

Cycorder:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=dxOsZNJgnjY

Como se pode perceber, a qualidade dos dois primeiros ainda não é muito boa, mas para início, já é um bom começo. E para quem não tem o jailbreak em seu aparelho, pode ser um bom quebra-galho para emergências.

O importante é que essa mudança de comportamento da Apple pode fazer com que ela invista mais em funcionalidades com streaming de vídeo, talvez até mesmo decidindo finalmente adotar uma câmera frontal para vídeo conferência, quem sabe?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Frederico

    Mas iLex, esses “demos” criados ai foram no 3G ou no Classic?

    Poxa, 3fps é muito pouco….

    O 3G não era 15fps?

  • Andre Reis

    O UStream no meu iPhone parecia melhor do que o do vídeo. Eu até gostei mais dele do que do Cycorder.

  • JanjaBoy

    3 frames????!!! Isso não é filme, é foto seqüência (com trema e acento)

    • Patrick Carneiro

      hahaha, se postar no youtube o caras vão falar: Nossa, eu não tenho paciência de fazer filme stop motion! hehe

  • ArmagedonNGB

    Eita o Cycorder é bom mesmo. usei um bom tempo no meu 3G na realidade foi principal motivo de eu ter JB no 3G, com o 3GS não fiz o JB justamente por ter gravação de vídeo.

    Uma curiosidade o iPhone Classic permite a edição do vídeo depois de colocado na biblioteca também usando esses Apps? – os programas liberam o recurso?

    • o iVideoCamera sim.

  • Patrick Carneiro

    A única coisa que eu sei é que a Apple nunca colocará uma função nativa de filmar, se o 3G/2G não foram feitos para isso, mas já que vai permitir aplicativos terceiro, por quê não com o fps do Cycorder?

  • Lucas Vinícius

    Já ví videos do aplicativo de gravar do Cydia (acho que é cycoder) e a qualidade do vídeo mesmo nos outros iphones é de dar vergonha na apple dela não fazer isso.

  • Rafael

    E mais nada Janjaboy! 3 frames é mesmo ridículo!

  • JulianoR

    UAU! Então agora iPhone e iPhone 3G tbm gravam vídeos sem Jailbreaking… acho que foi a atitude mais inteligente por parte da apple. junto com recursos como cut&copy, tethering, push para apps & cia ela torna o jailbreak cada vez menos atraente.

    e alias… olhando essa foto, eu digo e repito: o Classic foi o iPhone mais bonito… putz, como eu queria que a sanidade voltasse a cabeça do Jony Ive.

  • iPc

    iLex, o que é akele iPhone do lado direito da pagina do Blog? O que vc esta tramando? Clicando la da pagina não encontrada vide link para os curiosos:
    http://www.blogdoiphone.com.br/404

  • Epucineli

    Ai alguem que não tem IPhone ve esses videos e fala: “Nossa que lixo que é a camera dessa celular, prefiro o meu MP12”. A apple nao deveria liberar funcionalidade pobre com 3 fps.

  • Brunolv

    Já que estão “liberando”, porque o próprio criador do Cycorder não manda pra appstore? Ele ia ganhar uma grana fácil.

    • Pode acontecer. 🙂

  • Samuel Coutinho

    Mais uma vez o Jailbreak salvando o iPhone!!!! 100% cycorder

  • Dynho

    É. O fim do mundo parece que vai ser em 2012 mesmo:p

  • Ricardo

    Acabou de sair outro gravador de video pro 3g e pro iphone de 1º geração, é o Camcorder, ta 0,99.
    Estou instalando agora pra testar, este parece ser um pouco melhor pois não tem limite de tempo pra gravação e a resolução e maior q do ivideocamera, 320×426.
    Ta dado a dica.

  • Ricardo

    Acabei de instalar o tal do Camcorder, grava um pouco melhor mas fiquei decepcionado. O video fica salvo só no aplicativo e não no rolo de camera sem opção nenhuma de envio pra youtube, email ou qualquer outra coisa e tambem não da pra acessar pelo PC. 🙁

  • Pit

    iVideoCamera muito bom, imagina quando atualizar. Show!!!