2009ARQUIVO

Aplicativo da App Store possibilita realizar vídeo até mesmo no iPhone 3G e Classic

Gravação de vídeo no Classic

Parece até mentira que a Apple tenha aprovado algo do gênero!

O aplicativo oficial do site de vídeos UStream acaba de ser aprovado na App Store, possibilitando gravar e transmitir vídeo de qualquer iPhone, inclusive os mais antigos que não possuem nativamente a funcionalidade de vídeo. Tudo isso sem a necessidade de jailbreak.

Com o UStream Live Broadcaster você pode escolher entre gravar ou retransmitir em tempo real o que está acontecendo a sua volta, usando a câmera do iPhone.

Primeiro de tudo, você precisa de uma conta (gratuita) no site UStream.tv, para onde você fará sua transmissão. Ele é uma espécie de Youtube, mas para transmissões ao vivo de vídeos. Apesar disso, você também pode gravar suas transmissões.

Ao vivo ou gravado?

Ao instalar e rodar o aplicativo, a primeira coisa que ele pergunta é se você vai querer fazer um streaming (transmissão ao vivo) ou simplesmente gravar o vídeo no aparelho. Se você escolher a primeira opção, seus amigos poderão ver em tempo real, no site da UStream, o que você está filmando. Claro que se você estiver usando a primeira geração do iPhone e usar a rede de dados EDGE, a qualidade vai ficar horrível. Porém, funciona muito bem em rede Wi-Fi. Na rede 3G também funcionou razoavelmente bem em nossos testes (mas claro, vai depender do sinal da sua região).

A qualidade do vídeo, mesmo quando feito com o 3GS, não é muito grande, mas para começo de tecnologia já está bom demais. A dimensão máxima é 320 x 240 px.

Qualidade 320x240

Ao apertar no botão “Go Live”, ele passa a retransmitir ao vivo o que você filma. No final, você pode escolher se grava localmente no aparelho ou se envia para publicação no UStream, Youtube, Twitter ou Facebook. Muito bom.

Transmissão ao vivo Gravar ou enviar?

É uma pena que não é possível registrar os vídeos na biblioteca normal do iPhone ou visualizá-los no iPod (é uma limitação do SDK). Mas tudo o que você gravar ou retransmitir, poderá no final salvar localmente.

Você pode gravar ou enviar seu vídeo para publicação online Vídeos feitos

Fizemos o teste com dois iPhones: um 3G e outro 3GS. Veja a qualidade do vídeo com os dois aparelhos:

iPhone 3G

YouTube video

iPhone 3GS

YouTube video

Não dá para notar muita diferença entre os dois. Claro que o vídeo nativo do 3GS é bem melhor, mas para quem tem o 3G (e até mesmo o Classic) é uma ótima alternativa para registrar vídeos de uma forma autorizada pela Apple.

O UStream Live Broadcaster pode ser baixado gratuitamente na App Store e precisa do OS 3.1. Não é compatível com o iPod touch, pois este não tem câmera (quem sabe o próximo?).

Esta é uma clara mudança de posição da maçã, que já tinha barrado um aplicativo similar, o Qik. O que será que ela está aprontando?

Botão Voltar ao topo