Acessórios

Vídeo mostra kit TomTom em funcionamento (atualizado)

Os holandeses do site iPhoneclub fizeram uma resenha completa do novo kit TomTom para iPhone e o que mais chama a atenção é a incrível rapidez que o iPhone capta o sinal do GPS, muito diferente de quando se usa o aparelho sem o suporte. Como já falamos aqui, o kit possui um chip extra de geolocalização em sua base.

Para a análise ficar mais exata, eles colocaram, lado a lado, dois iPhones funcionando, um na base da TomTom e outro em um suporte genérico. As diferenças são gritantes, confira (o da direita é o da TomTom):

Talvez vocês também tenham achado que o da esquerda tinha algum problema no aparelho, mas a troca de bases provou que a falha foi mesmo na potência do GPS interno do iPhone. O vídeo também mostra a diferença em usar os altofalantes do iPhone e aqueles do carro, além de comprovar que a base funciona com qualquer aplicativo de navegação existente. Excelente review.

Confesso que fiquei impressionado. Nunca achei que o GPS do iPhone fosse o máximo em performance, mas não pensava que chegasse a esse ponto.

ATUALIZAÇÃO:

Como esclarecimento, é importante notar que os aparelhos no vídeo estão em modo avião, que no iPhone OS 3.1 desligam também o GPS do iPhone. Portanto, a única fonte de localização é o chip GPS do kit e por isso que ele perde a navegação ao ser retirado da base.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fábio Leite

    Impressionante mesmo. A diferença está por causa do conector dock imbutido ( tá certo isso)?

    • Leandro

      Acredito que o iphone da pessoa esta c algum problema. Aqui o meu funciona tranquilo. 🙂

      • Fábio Leite

        Ele chegou a trocar no videos os iphones para comprovar que o suporte que fazia a diferença. Que é esquisito isto é.

  • Rafael

    Excelente!
    Um amigo meu pergunta se isso dá para 2G?

    • JanjaBoy

      Tudo indica que com o 2G não funciona já que esse modelo não tem GPS.

  • Nunes

    Tem alguma previsão de quando o kit chega no Brasil?

  • Ângelo Paulo

    Os iPhones utilizados no teste são 3G ou 3GS? Se forem 3G, eu até entendo a discrepância da força de sinal, mas se for 3GS, deve ter alguma coisa errada, porque pelo menos no meu aparelho o sinal do GPS é estabelecido rapidamente – cerca de 10 segundos.

    Talvez a melhora venha quando o carro está parado. Hoje ele se perde – o sinal fica intactado, mas o GPS pensa que está em uma rua quando na verdade está em outra, bem próxima.

    Enfim, sou um dos que pretendem adquirir o Kit. Espero que chegue logo por aqui e de preferência não tão caro.

  • iDavi

    O meu Sygic funciona perfeito .. HUSHAUHUU

  • DVC

    Que a antena do GPS do iPhone era uma porcaria, eu já sabia.
    Legal saber que esse kit da TOM TOM dá um “turbo” na antena.

  • brunolv

    O Review é excelente mesmo, mas tirando a parte da comparação, pelo simples fato de que NÃO houve comparação. Não sei o que aconteceu no teste (se foi a base genérica que atrapalhou o sinal), mas aqui no meu é questão de 15-20 segundos no máximo pra pegar o sinal. Se demorar mais que isso eu fecho e abro novamente o aplicativo que resolve na hora.

    Eu queria a comparação entre as velocidades que o GPS avisa pra fazer curva e a atualização real no mapa enquanto o carro se move ou passa em um túnel. Simplesmente mostrar que o GPS sem a base não funciona pra mim não serviu de comparação alguma pq isso passa uma impressão falsa. Repito: Aqui nunca demorou mais que 15-20 segundos pra pegar sinal e eu uso diariamente.

    • Tekquilla

      Faço minhas as palavras do brunolv. O reviw é interessante exceto pelo fato que não houve comparação. O meu 3G também se acha rapidinho. Tenho também um N95 e este sim chega a levar nos piores casos até 6 minutos pra se achar.

      De qualquer modo achei bem interessante esse suporte da Tom Tom; entrou na minha wish list.

  • Bruno

    4:25 que belo mustang de fundo….

  • pedro

    sempre soube que é um lixo, mas esse do exemplo ta ruim demais, estranho isso…

  • Ricman1103

    Ele não deve ter de ado ligado o rastreamento.

  • Ontem, usando o Sygic, me perdi feio por causa da incapacidade do iPhone de captar decentemente sinal GPS.

  • Nersoooo

    Oloco, deve ter algo errado, pois como da maioria que postou, o meu gps em no maximo 10 segundo dentro do carro já pega o sinal, o que percebo é que quando andando, da um atraso de 1 a no max 3 segundo (quando acelero demais) pra atualizar, mas como na video isso nunca! Sei la, nao botei muita fé nesse video, ta mais pra um “marketing UP” pra fazer vc adquirir o tom tom!

  • Excelente! O negócio agora é esperar a disponibilidade do kit para o BR junto com os mapas. Ainda não instalei nenhum aplicativo específico de GPS curva-a-curva no meu iPhone, mas minha experiência com os mapas na estrada sempre foi muito satisfatória.

  • Bruno

    Acho que deve ter alguma coisa no software da TOMTOM pra funcionar bem so com o dock deles, nao eh possivel ser tao ruim assim…nem o x11 eh assim, imagina um programa pago…

  • Cristiano

    Pelo que eu sei, os carros franceses costumam ter um tipo de pará-brisa que prejudica a captação do sinal de GPS (por isso que nesses carros o suporte da TomTom faz tanta diferença). Olha, por exemplo, o que consta no site de um fabricante nacional de GPS:

    “O Lince GPS funciona em todos os veículos?
    Alguns veículos possuem vidro atérmico (que diminuem a temperatura interna do carro por ter partículas de prata no vidro) e isto atrapalha o funcionamento do Lince GPS.
    As soluções para esse problema são:
    – colocar um novo cristal (componente do Lince) para aumentar a sensibilidade do aparelho ou;
    – usar uma antena de GPS externa, capaz de transferir para o interior do veículo o sinal de GPS necessário para o bom funcionamento do aparelho.
    Veículos que possuem vidro atérmico: Cintroen C5, Pegeout 307, Pegeout 206 Felini, Zafira, Land Rover.”

    Eu já comprovei isso na prática. Tenho um GPS Garmin que demora o triplo do tempo para captar o sinal dentro de um peugeot. O mesmo aparelho, quando usado em outros carros, funciona normalmente.

    Teriam que refazer o teste com outra marca de carro para ver se o suporte da TomTom também faz tanta diferença.

  • tiradojr

    Olha… não cheguei a ver em mãos as versões dos GPS curva-a-curva, com relação ao desempenho destes softwares no cálculo da posição, mas pelo menos o google maps funciona muito bem para mim nesse quesito, ele encontra a minha localização em 10-20 segundos e com exatidão muito boa. Sendo o meu iPhone um 3G. Achei estranho no começo do video o iPhone sem o kit da TomTom não encontrar a posição.

    Sugestão: Quando (se) lançarem o software da TomTom com mapas BR na app store, seria bem interessante (se possível, é claro) fazer um review Sygic x NDrive x TomTom 🙂

  • Marcio Sell

    Impressionate. Sem dúvida uma aquisição futura.

    O meu GPS com o Sygic funcionou muito bem nos dois primeiros dias de atualização para OS 3.1.2, alguns dias após ficou a mesma porcaria de anyes.

    Fiz restore com backup anterior e restore como se fosse um novo iPhone… Não adiantou….

    Pega sinal fraco, não acompanha o movimento, nunca pega o sinal cheio do GPS….

    Sei lá…. Mas se realmente melhorar, vou comprar este kit sem dúvida….

  • Sempre achei bom o GPS do iPhone. Me deixou uma só vez na mão, no interior do paraná, em qua o sinal não pegava de jeito nenhum….

    No meio da cidade nas vezes que usei o sygic sempre funcionou bem, às vezes demora um pouco no ínicio mesmo, mas depois vai embora.

    Lembrando que é um CELULAR, tá otimo!

  • Daniel Costa

    Deve ter algo errado mesmo. Ou o telefone não está com plano de dados ativado (pré-requisito pro A-GPS) ou algo está atrapalhando a recepção do sinal GPS. Aqui sempre pegou muito rápido o sinal do GPS.

    Ou é isso ou o aplicativo da TomTom tem algo contra o GPS interno do iPhone. (Se bem que é uma boa estratégia de negócios….)

  • Alex iPilot

    A qualidade do GPS não deve ser medida tanto assim pelo tempo em captar e calcular os satélites porque depende MUITO das condições do tempo e do local. O importantíssimo na pratica é o erro com o qual o sistema trabalha. Por isso o chip “auxiliar” fez/faz diferença. Sempre vejo mais de 50 metros de erro no iPhone e desse jeito não dá para se localizar corretamente em ruas estreitas, com várias pistas para diferentes locais, parar em frente ao número procurado na rua, etc… Andando a pé já fica difícil e dirigindo no meio do trânsito pesado fica inviável.

    Qualquer GPS chinês calcula com erro de menos de 10 metros… 🙁

  • Gustavo

    interessante…. usando o Sygic aki em maceio (q eh o fim do mundo em tecnologia), o meu 3GS funciona tao bem qnto esse iphone com o kit da tom tom… nao poderia ser um problema da aplicacao?

  • O iphone do pessoal ai tá parecido com o meu, não alinha de jeito nenhum já testei com vários programas, já inclusive formatei (restaurei) o iphone, 3 vezes e consegui o sinal rapidamente em uma das vezes depois não consegui mais, não sei mais o que fazer, meu iphone não tem jailbreak e estou usando o 3.1.2.
    Cheguei a desconfiar de alguns programas mas não sei mais o que fazer

    • Marcio Sell

      Mesma coisa que acontece comigo….

      O pior é que quando vc vê ele funcionando bem, nas poucas vezes que isto acontece, quer que seja sempre assim, o que é frustrante. Já pesquisei um monte, várias soluções, mas não consegui um funcionamento perfeito….

  • Alex iPilot

    Gustavo, Maceió não é o “fim do mundo”, mas é bem perto do “meio do mundo”, da linha do Equador, assim fica muito mais fácil captar mais satélites e com uma boa intensidade de sinal, hehehe…

    Em relação ao vídeo, está certo que a recepção GPS do iPhone por si só é fraca mas é preciso que se faça justiça: não foi, necessariamente, a troca da base que fez o aparelho se localizar, porque o iPhone sozinho (coitado) já vinha fazendo as contas desde antes da base ser trocada. Dizer que encontrou rápido porque trocou é injusto.

    Outro detalhe para fazer justiça na comparação: onde estavam os aparelhos antes do teste? Quando e onde estavam os iPhones na vez anterior que a localização GPS foi utilizada? Isso conta MUITO no tempo de determinação da posição inicial porque o algoritmo de calculo leva em conta os últimos satélites captados para não precisar fazer tudo apartir do zero…

    • Bruno

      os satelites do GPS nao acompanham a linha do Equador, estao dispostos ao redor do globo, por isso em nada facilita estar perto ou nao do “meio do mundo”…

  • Pedro Vitor

    Olha não posso flar nada do sistema da França, mas o Ndrive Brasil funciona com Mya qualidade, porém nada que se compare ao meu Gps Airis normal

  • GRM177

    Algumas coisas não ficaram claras no teste para mim:

    1) Ao menos o meu 3G (e eu já tive 2) mostra um mínimo de precisão nos mapas do Google, por que não mostraria em um mapa de outro desenvolvedor? Não estou afirmando, mas seria tão bom assim o software navegador da Tomtom? Gostaria de ver sem o kit e rodando com o NDrive.

    2) Quem tem GPS sabe que a primeira conexão que faz, geralmente naquele dia (não sei exatamente o porquê), é mais lenta, nas vezes seguintes em que liga o aparelho capta o sinal muito mais rápido. E aí, seria interessante ver se ambos iPhones já estavam com o serviço de localização no menu do iPhone habilitado, pois talvez se fosse uma segunda conexão a coisa fosse mais rápida sem o kit (que talvez o chip embutido já faça essa primeira conexão, então óbvio, quando coloca o iPhone ele já está prontinho esperando).

    Embora interessante, não achei conclusivo, se meu GPS do aparelho funciona com o iRadar e Google Maps com boa precisão, não entendo não funcionar direito com o TomTom.

    Outra coisa, importante, será que não há interferência de um no outro? Pois como dito, demora um pouco a captar o sinal, mas o curioso ali é que ele nem captava o sinal, inclusive quando foram trocados, o outro perdeu o sinal na hora, isso não existe.

    Para mim não é conclusivo.

  • fernando

    e ae pessoal, alguem sabe onde eu posso comporar um suporte q sirva para i iphone pra colocar no vidro do carro? alem do tomtom tem outro? ou algum de gps q sirva o iphone???
    vlwww

  • Alex iPilot

    Sim, Bruno, estão espalhados, mas quanto mais próximo do Equador mais eqüidistante o receptor fica de satélites nos dois hemisférios. Quanto mais distantes, em hemisférios diferentes, mais fácil fica o cálculo.

  • Alex iPilot

    Fernando, existem uns suportes “genéricos” que servem para qualquer aparelho (celular, GPS, PSP, etc) mas que só fazem segurá-los, não há conexão alguma. Vc encontra até em ambulantes aqui no Rio. Seguram muito bem, com as laterais móveis pressionando o aparelho e uma ventosa agarrada no vidro.

  • ricman1103

    eh claro que nao vai funcionar. a afirmacao de que o video prova que a base funciona com outros aplicativos tambem esta errada, porque o aplicativo usado foi o da tom tom. se eles tivessem usado o maps do iphone mesmo ou alguma coisa equivalente dava pra comparar. NAO OUVE COMPARACAO, a tela do iphone na esquerda ficou ateh cinza, provavelmente por nao ter a base em uso. ja usei o gps do iphone em varios “fins de mundo” e nunca fiquei na mao. no meu primeiro comentario nao tinha notado essas coisas pq estava vendo o video pelo iphone e nao dava pra ver direito a tela dos dois iphones do video…

    • Vamos fazer assim: você assiste o vídeo até o final e depois a gente volta a conversar… 😉

    • Rafael Nogueira

      Cara, ninguém ta falando que o GPS do iphone é uma [email protected] e que vai deixar vc sempre na mão, mas não adianta nada ser parcial e achar que o que vem com o iPhone é aquela perfeição, porque não é! O GPS do telefone tem realmente tem um bom funcionamento (principalmente considerando o tamanho e espessura do telefone), mas é impossível compara-lo com um com o suporte da tomtom, que parece ficar identico aos GPS´s dedicados de carro em qualidade de sinal e precisão do ponto, que são muito melhores que os padrões do iPhone (principalmente em tempos fechados ou com “obstaculos” nos lugares).

  • DVC

    Esses acessórios para prender o iPhone, aparelhos de GPS, etc no vidro do carro são um pedido pra tomar um revólver na cara…

  • Edguitarra

    Não se trata de só um chip a mais no suporte da TomTom, teria que ter uma antena a mais também para ter a melhora de receptividade.

  • Léo

    Pelo amor de Deus, fala sério! Existe algum fator externo prejudicando o iPhone que está fora da base. Uso o Sygic no meu 3G e funciona uma maravilha, sem travar, atualização correta. Funciona dentro de casa inclusive, com 50 % do sinal. No último feriado, fui em uma praia aqui no Rio e fui testando. Tudo correto. Não acho o GPS do iPhone ruim, mas se fizermos uma comparação com outros produtos, não é o melhor. Mesma coisa que comparar um New Civic com um Pagani Zonda.

    Um acontecimento que me chamou atenção foi: O Sygic não estava achando o sinal GPS. Entrava direto a informação: “Sem sinal GPS”. Eu fui mexer no app Maps mesmo sabendo que ele trabalha com triangulação e coloquei para achar minha localização. O Maps disse que eu estava dentro de um Shopping aqui próximo. E depois, o Sygic passou a funcionar perfeitamente. Vai entender…

    • Felipe Drumond

      Percebo o mesmo problema. Meu Sygic só dava largada depois de entrar em outro aplicativo de mapas. Mas descobri que, se você deixar o Sygic ligado, ele acaba pegando… Vai entender…

  • Alex iPilot

    GRM177, estou convicto de que este teste é absolutamente tendencioso para o TOMTOM.

    Respondendo a sua pergunta sobre o mapa de outro desenvolvedor, o mapa pode ter erros maiores do que o do Google. Nesse caso o “culpado” não é o GPS mas quem desenhou o mapa.

    Por exemplo eu uso no carro o IGo 8 3D, um dos melhores softs (se não o melhor) e já passei por estradas desenhadas 40 metros à esquerda de onde deveria estar no desenho. O sinal do GPS estava lá perfeito, erro menor que 10 metros, seguindo certinho o percurso, mas a estrada estava na posição errada.

    Demora mais na primeira vez depois de um tempo desligado ou depois de uma mudança grande de local porque os satélites são calculados novamente. Também pode acontecer de alguns estarem indisponiveis. No dia 21 de julho desse ano houve um caos geral e muitos aparelhos precisaram de uma atualização de firmware “quebra-galho”…

    • GRM177

      Pois é, Alex, eu também achei isso (já respondendo o comentário do Léo também).

      Eu também tenho GPS automotivo, uso o mesmo navegador que vc e o MioMap (dizem que são os dois melhores), e sim, tem trechos aqui no RS que o mapa está incompleto ou com a estrada mal posicionada, acontece mesmo.

      Tem ainda a questão da potência do chip (pois envolve tamanho e a possibilidade da gasto de bateria do iPhone), acredito que o sinal do iPhone seja inferior mesmo se comparado aos nossos GPS do carro, mas ainda assim funciona razoavelmente bem (e no teste simplesmente não funciona).

      O que chama a atenção é disparidade do iPhone fora do suporte da TomTom, não faz sentido algum, pois como disseram, até dentro de casa funciona, às vezes, e com ele no banco do carro sempre funcionou, que dirá no vidro. Às vezes pode demorar meio minuto, um minuto, mas o sinal vem.

      O estranho mesmo é que ainda que o suporte da TomTom tenha uma antena e um outro chip, o aparelho fora dele deveria ter captado, é isso que é bizarro, pois tem vários usuários usando outros navegadores sem suporte e sem queixas.

      O GPS do iPhone não é o melhor, mas funciona direito (ao menos comigo), e sem suporte ou amplificação alguma, bem estranho esse teste.

      • É, eu também me assustei com isso no vídeo. Mas devo confessar que as vezes o meu GPS me deixa na mão… :/

  • Alex iPilot

    Cada vez que assisto ao vídeo me parece mais escandalosa a “manipulação” a favor do TOMTOM!

    Tem outro detalhe fundamental: a base do TOMTOM carrega o iPhone/GPS durante o uso e isso deixa o processamento com potência máxima! Em qualquer aparelho GPS há um recurso que LIMITA MUITO o clock do chip GPS quando só a bateria é utilizada! Isso foi sacanagem no vídeo! Só agora reparei nisso, a base “concorrente” não carrega o outro iPhone…

  • Frederico

    Olha, vamos aos fatos.

    Eu moro em Maringá/PR, cidade de 400.000 habitantes, planejada, a 555 metros do nível do mar.

    Eu tenho GPS da Sygic, tuve necessidade de usar ele 3 vezes.

    Na primeira, eu não tinha nem noção no destino, e acabei que seguindo as instruções do Sygic não consegui achar o endereço.

    Na segunda e na terceira vez, eu consegui achar o destino, mas o Sygic em alguns momentos me fez “andar em círculos”, dei umas voltas a mais, mas acabou me levando ao destino. Detalhe: andei sempre a menos de 30km/h para ele poder me “acompanhar”.

    Meu iPhone é o 3G 8Gb.

    Ao iniciar a rota, o tempo que leva até ele se achar é de mais ou menos 20 segundos. Se começar a andar sem ele ter se “achado”, pode se virar sozinho porque acontece o mesmo que aconteceu no vídeo desse post.

    Essa é a minha experiência pessoal.

    • GRM177

      Isso pode ter mais a ver com o mapa que com o GPS, existem muitas cidades mapeadas, mas poucas auditadas (o que dá justamente segurança), fora que as cidades brasileiras são uma bagunça constante (alteração de regras e rotas), fica quase impossível o mapa não ter erros, mesmo o meu GPS automotivo dá uns furos. Eu recomendaria tentar o estorno na app store (já consegui em outros apps, conforme a Lei 9.099 você tem 7 dias para devolução) e testar o app NDrive que usa a base da teleatlas (mesma utilizada pelos principais GPS automotivos), não é perfeita, mas é o melhor que tem no mercado.

  • Markes

    Eu não sei não mas não tenho o suporte da Tomtom e o meu iphone não demora nem 1m apanha logo sinal e até hoje não me falhou… isso é tudo para ver se o ppl compra o da Tomtom…
    rsrsrs

  • Marcelo

    Sinceramente também achei muito estranho a demora da capatção do sinal…
    O kit realmente eh muito bacana. Mas sei lah qual é das configurações internas do iphone desse cara pra essa demora na captação. Em BH pega rapidim o meu 3Gs.
    Agora quanto ao material, o espaço, o giro e rigidez do suporte, microfone mais o carregador me pareceram muito bacana.
    Se tivesse no Brasil com certeza gostaria de comprar 1 desses pra mim.

  • Meu iphone esta identico ao do video !

    Nao pega sinal nem ferrando !

    Nao sei se é algum problema depois que atulizei pro 3,1

    Depois eu vou meter o 3,1,2 e ver se muda !

    Vlw

  • Rafael Lopes

    O meu aqui funciona perfeitamente tbm.

  • Pode ate ter sido manipulado a favor da TOMTOM, mas ambos os aparelhos estão em modo avião, ou seja, só a antena GPS dos iPhones esta sendo usada, por isso a demora pra pegar o sinal.

    O problema é que quando o sinal é captado não deveria “cair” tão fácil como no video, foi só sair do suporte e o iPhone “morreu”.

    Usei o iPhone como GPS em uma viagem no exterior, e como não tinha linha usei no modo avião, as vezes demorava ate 4 minutos pra pegar o sinal, mas depois disso não tinha problema nenhum.

    • Marcos, você matou a charada. 🙂
      Tem um bug a partir do OS 3.1 onde o GPS do iPhone não funciona em modo avião. Ou seja, no vídeo a única fonte de GPS é a base. Boa, Dr. House. 😉

      • GRM177

        Boa, tinha que ter algo errado, mas o bug é a partir ou no OS 3.1? No caso, o 3.1.2 mantém isso? Vou atualizar e testar.

      • Rafael

        É verdade! Em modo de Avião o GPS fica desligado!
        Eu proprio qd estava a viajar e n queria atender telefone, pus em modo de Avião, O GPS não apanhava os satélites!
        Lá descobri q era o modo de avião, tive q ligar!

      • GRM177

        Ainda sobre o OS 3.1.2., primeira coisa que notei (fora do assunto) é que no 3.0 o defeito era não medir o tráfego feito em tethering, no 3.1 foi corrigido (tinha um campo exclusivo do uso em tethering), agora voltou a ser com era, só um campo que informa o tráfego de dados na rede celular… a questão é, regrediram ou fizeram como deveria ser desde o início, medindo o tráfego total, seja de tethering, seja do fone.

  • ATENCAO

    Meu iphone nao pegava sinal nem FERRANDO, atualizei para o 3.1.2 e agora esta pegando o sinal em menos de 10 segundos !

    ATUALIZEM

    Vlw

  • Alex iPilot

    Mas o correto é o Modo Avião desligar toda a comunicação sem fio do iPhone, inclusive o GPS. Eu li isso no manual e leiam no link abaixo:

    http://support.apple.com/kb/HT1355?viewlocale=pt_BR

    O GPS não pode ficar ligado durante o voo! Que eu tenha conhecimento há um caso registrado, num sistema DGPS de um navio, onde um defeito num aparelho causou que este funcionasse como transmissor ao invés de receptor. O sinal não dizia coisa alguma mas confundia outros receptores ao redor.

    • GRM177

      Juro que pensei isso também, no modo avião em teoria não deveria funcionar nada que pudesse interferir com comunicações da aeronave, GPS, como transmite e recebe sinal, me parece que poderia. Depois vou testar se no 3.1.2 o GPS funciona no modo avião, tenho para mim que não. Não sabia que funcionava antes do 3.1.

    • Pois é, mas quando testei o Sygic pela primeira vez, em julho, estava com um modelo 3G e OS 3.0.1 e viajei quase 4 horas só no modo avião.
      Então o bug era antes e foi consertado com o 3.1…

      • GRM177

        Hehe, perigo. Mas acho que pode ser isso mesmo.

  • Guilherme

    Minha opinião? Tem algo de errado com o iPhone da esquerda ou com o App da TomTom, deve ter sido feito pra usar somente com o suporte deles.

    Pelo menos, meu iphone 3G eu uso tranquilamente com o sygic. As vezes o sinal não é maravilhoso, as vezes ele se perde um pouco, mas no geral já me ajudou muito.

  • Rafael

    Ui Qt’s aviões devem ter caído por causa bug q permitia os passageiros com iphones ligados em modo avião? hehehehehe

    • DVC

      O GPS ligado não derrubaria o avião, mas ele pode sim interferir na navegação, tirando a precisão necessária durante o vôo, devido as ondas emitidas para o satélite. Se pensarmos que aviões operando sobre regras RSVM (reduced vertical separation minimum – ou em português: mínima separação vertical reduzida ) passam a 300 metros um do outro, é de se pensar que o GPS do iPhone deva ficar desligado.

      A possibilidade do GPS do iPhone interferir é absolutamente mínima, mas cuidado e canja de galinha não fazem mal a ninguém, né?

  • Alex iPilot

    Agora tem sido proibido o uso mesmo no tal Modo Avião… Em caso de dúvida, “quem tem, tem medo” já dizia minha avó, hehehe… 😛

    • Nunca foi homologado o uso de celular em avião no Brasil, mesmo em modo avião.

      Apaser de o celular não influenciar em nada, na real durante o vôo

  • JanjaBoy

    Bela resenha. Mas, acho muito estranho….. ….tenho um 3G e com GPS não demora nem 10s. Está com o 3.1.2.
    Também com o 3.0 não demorava.

  • Bom na verdade nem o GPS nem o celular causam problema algum no avião… Mas não vou discutir normas das companias…

    Já usei o iPhone no painel de um avião e ele mal afetou o bússola.. Claro que qdo recebe ligação da uma interferência no radio ahahhahaha, mas não sabia que em modo avião o sinal do GPS deveria ficar off..

  • brunolv

    Podia atualizar o post falando sobre o bug do modo avião para que as pessoas não fiquem com a impressão errada.

  • Alex iPilot

    Teoricamente, não causará problemas se o celular estiver OK, mas se houver um mau funcionamento podem ser imprevisíveis as consequências. Não há tolerância para esse tipo de risco a bordo da aeronave…

    A proibição é dada pela imprevisibilidade do que pode ocorrer, não pelo funcionamento normal. 😉

    • Isso é muito relativo, vôo a um bom tempo com o celular ligado e em aalguns paises o uso de celular a bordo já foi homologado

      • DVC

        Diego, mas esta queda da proibição deu-se em aeronaves que foram PREPARADAS para isso.
        Não foi simplesmente um “zé” na companhia aérea que falou: “ahhhh… isso aí é besteira… manda o povo usar o celular no avião!”, entende?

        Em aviação, tudo tem de ser testado, comprovado e homologado.

  • Ricardo

    “autofalantes do iPhone “- como está no texto é incorreto. Os ALTOFALANTES podem ser do iphone ( auto- próprio), mas são ALTOFALANTES!!

  • Sandro

    Dúvida?

    1) O GPS funciona ou não funciona no modo Avião? (iphone 3GS atualizado)
    2) No modo normal o GPS acaba utilizando a rede celular o que implica no tráfego de dados, correto?
    3)Ainda não consegui fazer o GPS funcionr no Modo Avião, e por outro lado fico om receio de tirar do Modo Avião e ter uma surpresa na minha conta telefônica.
    4) Acredito que os aparelhos de GPS atuem apenas como receptores, ou seja, não consigo imaginar um aparelho de celular com potência suficiente para transmissão via satélite (Alguém já teve a curiosidade de ver as antenas transmissoras ?!). Portanto, deveria funcionar no Modo Avião como elemento passivo.