Notícias

Apple promete se defender ‘vigorosamente’ contra processo judicial da Nokia

Nokia versus Apple

Na semana passada, alguns leitores me acusaram de ser parcial e tendencioso ao questionar as reais intenções da Nokia ao abrir processo contra o uso indevido de patentes por parte da Apple. Mas por outro lado, é também tendencioso achar que a Nokia tem razão apenas por ter entrado na justiça. Repito o que disse da outra vez: quem julgará será a justiça.

A Apple inclusive acaba de declarar que ainda não expôs seu lado e que “a companhia pretende defender-se vigorosamente” das acusações.

A batalha promete ser uma briga de Titãs, segundo alguns analistas:

Não é uma história de Davi e Golias. São dois Golias.

Visto o tamanho e a importância das duas empresas, a briga pode se estender por mais de um ano.

A Nokia acusa a Apple de usar várias tecnologias que pertencem a ela, sem pagar por isso. Por outro lado, ela vem perdendo mês a mês sua participação no mercado para o BlackBerry, Android e um tal de iPhone

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • rene

    Com certeza devia se junte com outras empresas e processar a Nokia!

    • JanjaBoy

      Você consegue explicar o que tentou escrever?
      A Apple vai se “juntar” com quem?

  • Carlos Adller

    Dá-lhe Apple.

  • Leo

    Um tal de iPhone foi ótimo!

  • Arthur CJ

    Briga grande, não tiro a razão da nokia, mas é preciso mais detalhes. Sempre há 3 versões. Neste caso, da Nokia, da Apple e a verdadeira, veremos no que vai dar, mas a briga promete.

  • Dan Cautella

    “Chupa” Nokia….

    É….. Começar a perder mercado a novos concorrentes, com novas tecnologias, a Nokia, tem que se enquadrar ao “pulo do gato” de novas tecnologia… De vez em quando é bom “inventar” e não “copiar”…..

    • Me diga então, o que foi que a Apple inventou, além da facilidade de uso da sua interface?

      • Dan Cautella

        Diversas funcionalidades crianças…. Pelo ponto “precionado por você, você tá sendo ofendido!!!

        Na boa, já usei por anos Nokias, mas desculpe pelas facilidades e funcionalidades do iPhone, desculpe, quero é mais que a Nokia aprenda e se exploda…. Isso está ocorrendo com a Microsoft, que dia a dia está perdendo espaço para outros OS, ou melhor ela tenta voltar novamente, copiando, mas sabe como é….

      • Desculpa cara… me faz um favor, reescreva de um modo mais “entendível” o seu comentário de resposta, porque não dá pra sacar o que você quis dizer!

    • MVM

      Peraí, vamos com calma. A princípio, todo mundo que entra aqui gosta MUITO de iPhone (não sei se eu perderia tempo na internet procurando coisas que não me interessam), então CLARO que vamos olhar a Nokia com maus olhos. A gente sempre defende os nossos. Normal, tranquilo, nada de mais. Aliás, que bom que procuramos defender nossos interesses (estou falando dentro de limites saudáveis, sem más intenções e com racionalidade).

      Mas, de verdade e com sinceridade, responda: você acha justo usar as coisas dos outros sem pedir? Agora leve isso para o mundo das empresas: é certo usar as coisas dos outros sem pagar? (caso seja isso que realmente esteja acontecendo)

      Quem vai vencer judicialmente isso eu não sei, até porque não sabemos da história completa e quais os detalhes do processo. O que exatamente a Nokia afirma ser dela e o que a Apple diz pra dizer que não é da Nokia? Veja que em algumas situações a Nokia pode passar de santa a vilã, valendo exatamente o mesmo para a Apple.

      Como falei acima, vamos defender os nossos com racionalidade e com cuidado pra perceber se não estamos nos deixando cegar por alguns fatos e situações.

      Até porque isso é problema da Apple e da Nokia, não estamos ganhando nem perdendo nada com isso (pelo menos por enquanto :P), deixem que elas se entendam. Pra que ficar brigando pra defender uma ou outra companhia? Pra que criar inimizade de graça? 🙂

      Mas só espero que o final seja justo: não vai ser legal no final do processo ver o juizão cheios de produtos Apple ou cheio de celulares Nokia 😛

      E, Dan, mais cautela em alguns comentários: eu mesmo estou arrependido de ter me desfeito de meu Nokia quando comprei o iPhone, devia ter ficado com os dois. O iPhone é excelente, mas ainda também tem muito a aprender e evoluir como qualquer outro celular. E acredite: meu Nokia tinha coisas que talvez o iPhone leve algum bom tempo pra ter.

      Anyway, abraço a todos.

    • JanjaBoy

      Eu diria: Dan, cautela…..

      Cara, para com essa de “chupa” Nokia!
      Se a tecnologia NÃO pertence a Apple, tem que pagar e pronto.
      Entendeu? Ou você usa software pirata e acha “normal” ? A petente, sabe PATENTE se pertence a Nokia tem que pagar, sacou ou não?

  • Elton

    estória?

  • “Não é uma estória de Davi e Golias. São dois Golias.”

    Então as duas perderão? o.o’

    Independente da Nokia escolher ‘esse’ momento para entrar na justiça ela tem seus motivos.

    • Os grandes vencedores de tudo isso com certeza serão os advogados. 😉

      • Até hoje me pergunto porque não segui essa profissão. =/

  • Ceceu Veron

    @Eduardo

    O q inventou eu não sei, só sei q no Brasil foi ela, junto com a Motorola, que “promoveram” o boom no numero de celulares no pais, Nokia com o 5120 e 6120 e Motorola com o “quadradão”, lá no longínquo 1998-99 🙂

    • Ceceu, você tá louco?! eu perguntei da Apple, não da Nokia!!!!!!!!!!!!!

      • Ceceu Veron

        Ih, me enganei hehe … Mas foi engano Edu, não precisava de estressar 🙁

  • DarkSide

    Não so isso , mas um dia depois do anuncio que a Nokia iria processar a Apple , a Nokia anunciou que ia atrasar o lançamento do celular multi-touch deles… ou seja das duas uma, ou eles querem fazer um troca de patentes com a Apple, ou fizeram isso so para amenizar os animos de acionistas.

  • Felipe Drumond

    “Por outro lado, ela vem perdendo mês a mês sua participação no mercado para o BlackBerry, Android e um tal de iPhone…”
    O que tem a ver uma coisa com a outra? Não estamos falando do Nelsinho Piquet que foi demitido e resolveu gritar… Estamos falando de mérito. Se a Apple usou algo que era da Nokia, DEVE, e ponto final; independente da Nokia ter aberto processo “só porque” a Apple está vendendo iPhone com água.

    • “DEVE e ponto final”.

      Porque você acha que tem direito de julgar antecipadamente o caso e não me dá esse mesmo direito?
      Antes de tirar o cisco nos olhos dos outros, tire primeiro o seu… 😉

      • JanjaBoy

        iLex com TODO o respeito, acho que a Apple já que vai “se defender ‘vigorosamente’ contra processo judicial da Nokia” é porque TEM SIM culpa no cartório.

        Nesse caso “DEVE e ponto final”.

        Pelo menos é o que eu acho.

        Tenho computador Macintosh e telefone iPhone, acho os produtos Apple fantásticos e também acho que se “meteu a mão” tem que pagar e ponto final !

      • Como eu disse lá no outro artigo, a Nokia provavelmente tem razão, porque patente é patente.
        Não sei porque todo mundo quer me associar palavra que eu não disse. 😉

        Mas não dá para tirar conclusões só por causa de manchetes. Nenhum de nós viu nenhuma patente até agora, por que não deixar a justiça se manifestar? E porque não dar a Apple o direito de se defender? Por que já culpá-la antes do julgamento?

        É a Apple, mas poderia ser outra. Não quero defender a Apple, apenas defendo o direito dela de se explicar. 😉

  • Gabriel Quadros

    Deixem eles brigarem, quem ganha é o consumidor!
    Aumentando a rivalidade, surge ainda mais a necessidade e vontade de “matar” o seu concorrente (ou inimigo,hehehehe)… E qual a melhor forma de “matar” o concorrente? Faz um produto melhor que o dele!
    Viveremos eternamente cheio de novidades em tecnologia e felizes para sempre!!!!
    Viva a rivalidade!!!!

    • JanjaBoy

      Que tal um juiz penalizar a Apple a NÃO mais usar a tecnologia da Nokia?

      Qual é o concorrente que vai “morrer” ?

  • Julio

    A justiça lá fora é muito mais célere que a nossa aqui.

    Um ano pra eles é muita coisa.. já pra nossa justiça da daqui…..

    e o problema todo é o sistema, que por si só é lento e dá muitas brechas para apelaçoes, etc

  • João Paulo

    Então a Apple pode usar a tecnologia que a Nokia desenvolveu gastando milhões sem ajudar a desenvolvê-la ou, então, pagar pelo uso, apenas tendo lucro em cima? Adoro
    meu iPhone, mas acredito que a Apple esteja redondamente errada nesse aspecto.

    • Não, não acho que se deva usar tecnologias dos outros sem pagar.
      Mas em nenhum momento se afirmou isso aqui. Ou estou enganado?

  • schenardie

    Só uma pergunta..

    Nenhuma fabricante de celulareu usa ou ja usou essas tecnologias antes???

    Ou todas pagam pra Nokia?

    É a mesma coisa que a globosat processar outros canais por transmitir imagem HDTV (supondo que eles foram os primeiros a transmitir e possuem patente)

    não sei como funciona a lei de quebra de patentes mas se algo é de bem comum (ta eu sei que não estou falando nos termos certos provavelmente) então não seria de uso de todos? como a propria tecnologia celular, quem a patenteou ganha dinheiro até hoje quando se faz um celular??

    • É comparável à Ford processar a Mercedes por fazer carros de 4 rodas…

      • Lucas ff

        iLex..
        o registro de marcas e patentes tem um prazo antes de cair em dominio publico..do qual patente de invençao podera cair em dominio publico depois de 20 anos do pagamento do registro da mesma.
        Por isso antes desses 20 anos os royalties sao realmente devidos, a nao ser que o terceiro consiga uma licença compulsoria para o uso da invençao, alegando exploraçao ilicita por parte do inventor.

    • De acordo com o processo, a Apple teria dois caminhos:
      pagar royalties por suas patentes, ou
      Ajudar a desenvolver estas tecnologias, sem precisar então, pagar os royalties…

      e, de acordo com a Nokia, ela não auxilia no desenvolvimento, então deveria pagar. Tentou acordos mas não conseguiu, portanto entrou na justiça para pegar o dinheiro que, de acordo com ela, considera de direito.

      • schenardie

        no que consiste ajudar no desenvolvimento??

        isso quer dizer que qualquer modificação para melhor ou pior q seja deve ser passados os projetos a nokia para ela ver como foi desenvolvido e coisa e tal?

  • Lucas ff

    Sou frequentador assiduo do blog e um dos Fãs nao so do trabalho feito pelo blog, como tb dos produtos apple.
    Ao pesquisar sobre o assunto do processo judicial movido pela Nokia, relacionado ao uso de patentes de invençao, vejo que nao tem outra forma a nao ser a derrota da Apple visto que o uso de patentes é registrado em livros e seu direito de uso é restrito ao pagamento dos famosos royalties, de quem quer seja a marca/fabricante. Isto se dá ao tempo dispendido pelo invetor, no qual gera custos e horas de trabalho, assim sendo so pode ser usado sem custo algum por terceiros ao termino do prazo, no qual a invençao cai em dominio publico.
    O blog é muito respeitado e assim é considerado um meio formador de opinioes.
    Só acho que o uso de um modelo Nokia extremamente ultrapassado para a charge acima é desnecessario, visto que a nokia ja possui tecnologia para a fabricaçao de aparelhos mais atuais, nao melhores que o iphone, porem tao bom quanto.

    • LFCR

      Putz, não sei se é devido ao nosso nome ser igual (HASUhAUShuAHSU0) mas pensei exatamente igual à você quando vih a imagem que ilustra o esse anuncio!! sacanagem!

    • JanjaBoy

      Concordo em gênero, número e caso!

  • João Paulo

    também é comparável à Apple acertando a Palm com tijoladas, com ódio do Pre. E todos deram razão à Apple, só porque era a Apple!. A tecnologia GSM e o 3G são bem mais revolucionárias do que o multi-touch, para a época. Esse processo vI, com certeza, terminar em acordo; tomara que seja com a Apple pagando o que deve a Nokia e ajudando a desenvolver novas tecnologias – ela tem muito mais know-how nisso do que a Apple. Ou o iPhone seria o sucesso que é hoje sem GSM e, em 2008 e 2009, 3G?

  • LFCR

    Perai, tem 1 coisa que tem gente que está esquecendo…. a Nokia possui quantos (mil?Milhões?) de celulares? Bom, ai você fala… O Que isso tem a ver? Simples meu caro! Se a apple com o seu Iphone já tem patentes até por d+, imagina a nokia que possui muiittoooo mais celulares e está no mercado de celular a muito tempo! Concordo com a pessoa que disse ”é quase impossivel fabricar um celular/smartphone sem ter que pagar nada as outras empresas devido as patentes”! É dificil mesmo! (iLex, meu comentário expressou minha opinião, respeito a sua, só não quero um ”reply” ignorante =zim vc fez nos outros que comentaram à favor da Nokia!) 😀 Democracia!

    • Não confunda.
      O único comentário ignorante que fiz foi de alguém que fugiu do assunto para agredir gratuitamente a minha pessoa. Não é questão de ser contra opiniões contrárias a minha, até porque há bastante gente aqui defendendo a Nokia, como você pode ver. 🙂

      Não seja injusto. 🙂

      • LFCR

        Engraçado, são eles (Apple e Nokia) que ganha (ou perde) com isso, e nós que ficamos discutindo que é o certo ou errado! Mais engraçado ainda, é o fato de as pessoas defenderem um marca como se a marca fosse a própria pessoa! Devíamos pensar assim ”Só quem sai ganhando somos Nós” pois agora que a rivalidade aumentou é que melhores celulares virão! Não posso negar que se a Apple não incomodasse, a Nokia não iria fazer esse escândalo todo! É uma disputa por interesses! Quanto ao comentário, confesso que foi um pouco injusto, mas na verdade foi só pra dizer que eu respeito as opiniões e queria apenas que respeitassem a minha!

      • LFCR

        Ei, para de falar de carro! Nem a Apple nem a Nokia em questão vende carros! AINDA NÃO! mas se a apple resolvesse criar um, ele seria multi touch e iluminado por leds! E Seria o carro mais bem organizado de todos os tempos! kkkkkkkkk Viajei! Mas quem viajou foi o pessoal que levaram tão a sério a comparação usada pelo iLex! Que vontade de discutir hein?!

  • Daniel Teixeira

    Prezados leitores, não vamos cair na discussão do meu é melhor que o seu … a Apple é santa a Nokia é vilã… Senão a coisa fica chata e parcial. Eu tenho um N97, e com a recente atualização de firmware ele ficou um avião, minha esposa tem um Iphone e também é ótimo. Reconheço algumas vantagens do Iphone como admiro vantagens do N97. Nenhum dos dois são ruins, muito pelo contrário, são celulares de ponta. a escolha por um ou por outro é questão de gosto pessoal. Quem ganha com a briga é o consumidor.

    Quanto ao processo, o problema, pelo que entendi, é que a Apple se recusa a pagar royalties pelas invenções da Nokia.

    Segundo texto retirado do blog npossibilidades: Ben Wood, diretor de pesquisa da CCS Insight, disse que “É quase inconcebível que alguém poderia produzir um telefone sem o uso de tecnologias patenteadas da Nokia”.
    A Apple foi uma das últimas empresas a entrar no mercado de tecnologia móvel e conseguiu conquistar milhões de fãs no mundo todo e roubar grande parte das vendas do mercado com um único celular: o iPhone. Muitas das patentes relacionadas à tecnologia móvel são de propriedade da Qualcomm, Nokia e Ericsson, e por isso a maioria das fabricantes de celulares entra em acordos de licenciamento que lhes permitam utilizar essas tecnologias.

    Prezado ilex, não se trata portanto da Mercedes pagar para a Ford para utilizar 4 rodas, mas na mesma analogia, pagar royalties para o inventor dos freios ABS ou da injeção eletrônica. Foram gastos milhões de dólares na pesquisa de tecnologias, nada mais justo do que se pagar por elas.

    Um abraço

    Daniel

  • Alex iPilot

    Pessoal, vamos com calma. Eu não gosto de empirismos e fui atrás de números e fatos para confirmar o que eu desconfiava. Não são 2 Golias, a Apple é o David da questão.

    Pelo ranking Global 500 da Fortune http://money.cnn.com/magazines/fortune/global500/2009/full_list/ :

    Nokia em 85ª posição – valor 74 bi US$ – lucro 6 bi US$
    Microsoft em 117ª – 60 bi – 17 bi
    Bradesco em 148ª – 50 bi – 4 bi
    Itau. em 149ª – 50 bi – 1,5 bi
    Banco do Brasil em 174ª – 43 bi – 5 bi
    APPLE. em 253ª – 32 bi – 5 bi

    Vamos ser lúcidos, pessoal, a Nokia não vive apenas de celulares e não precisa de pendengas na Justiça para se salvar. Ela não corre risco algum. A Apple é que pode tomar uma “porrada federal” para usar um termo técnico…

    iLex, comparar com Ford e Mercedes não sentido algum até porque o Benz criou um “carro” de 4 rodas beeeem antes do Ford…

    Essa questão é complexa, tem por exemplo a questão da patente cair em domínio publico depois de um prazo, tem acordos internacionais, e sei lá mais o quê. Vamos deixar a cargo da Justiça e comentar com emoção, claro, mas sem perder o senso e a razão. Isso é o que mais gosto no Blog.

  • Mário

    Simples, se a Apple perder ela começa a processar as empresas e cobrar das mais de 200 patentes do iPhone como alguma que eu não sei se vocês ouviram falar, mas eu acho que ela se chama multitouch (ironia). Que by the way http://www.engadgetmobile.com/2009/09/02/nokia-x6-confirmed-to-sport-a-capacitive-display-we-can-finally/ . Se eu fosse o Nelson eu diria HAHA.

  • jaime13

    Boas, uma coisa é certa a apple tem muitos muitos mas mesmo muitoa advogados e bons mas por outro lado a nokia pode ter razão. (não sei ao certo qual a tecnologia em causa)

    Outra coisa certa é que a apple não é burro e se continuo na mesma ha 3 anos é porque tem razão.

    ilex não sei se esta mal escrito mas davi não tem um D no fim (ex. David), pelo ca em portugal escreve-se assim.

    Continua o bom trabalho e as boas noticias

  • jaime13

    Boas, uma coisa é certa a apple tem muitos muitos mas mesmo muitoa advogados e bons mas por outro lado a nokia pode ter razão. (não sei ao certo qual a tecnologia em causa)

    Outra coisa certa é que a apple não é burra e se continuou a utilizar ha 3 anos é porque tem razão e sabem o que fazem

    ilex não sei se esta mal escrito mas davi não tem um D no fim (ex. David), pelo ca em portugal escreve-se assim.

    Continua o bom trabalho e as boas noticias

  • Alex iPilot

    LFCR, eu não viajei quando comentei a comparação que o iLex fez, eu só entendi como uma banalização que não caberia, como uma “obviedade”, mas foi meu entendimento. Estamos aqui, justamente, porque temos vontade de discutir e o iLex / Blog toleram muito bem esse espaço democrático, mantidos, claro, o respeito mútuo.

    Concordo que a Apple faria um carro com um design fantástico, porém ele não teria rádio FM, se vc fizesse a revisão dele numa autorizada uma porção de recursos não funcionariam mais, ele somente seria Flex se vc comprasse na rede de concessionárias da VIVO, e para ficar bom mesmo (inclusive mostrando o % de combustível no modelo 2008) vc teria que fazer um tunning não oficial, na oficina da esquina… 😉

    • LFCR

      kkkkkk, realmente! Sem radio FM é [email protected] para um carro! Seria do Tipo flex, mas somente se o POSTO DE ABASTECIMENTO for da Apple ou uma autorizada! Se fosse em outro posto, teria que 1° fazer jailbreak! kkkkk Viajamos legal!

  • Allison

    Acho ridiculo da Nokia já que se todas essas patentes estão sendo cobradas, todo celular que existir, que se entenda por celular e possa usar com essas tecnologias , porque so agora depois de tanto tempo e somente com uma marca especifica a nokia vem cobrar? Nao sei bem se todas as outras marcas pagam a patente mas acho que nao, alem de achar que sim se a patente eh da nokia tem mesmo que pagar, mas pq agora? pq depois de tanto tempo? pq so com uma marca?

  • Alex iPilot

    Allison, pelo que li a demora de 2 anos foi o tempo em que a Nokia tentou fazer acordo com a Apple e nem parece tanto tempo assim em se tratando de questão complexa e cercada de interesses e detalhes técnicos e jurídicos. Não houve consenso.

    Pelo que é divulgado há acordos entre a Nokia e as outras empresas. Veja que não são novatas, esses “acordos” podem já existir há décadas. A Apple é que entrou agora no mercado usando tecnologia patenteada da Nokia e, aparentemente, não concordou com as “regras” do jogo.

    Claro que o sucesso do iPhone motiva MUITO a cobrança judicial contra a Apple porque os (hipotéticos) direitos da Nokia são proporcionais ao lucro advindo do iPhone. A Nokia não esta sozinha nisso, ela toma a frente por causa das patentes mas tenha certeza que TODO O RESTO DO MUNDO que vê o iPhone (e a Apple) como adversário (leia-se Google, RIM, Motorola, MS, Palm, etc…) faz parte desse movimento. Esse processo será uma batalha de uma guerra muito maior e que talvez nem tenhamos acesso completo. Poderá ser uma batalha decisiva? O tempo dirá. A artilharia foi certeira, é base do iPhone.

  • Alex iPilot

    Ainda pode have um detalhe pior nos “tecnicismos jurídicos” por trás dos conluios empresariais, hehehe: sendo a patente da Nokia, ela cobra de quem ela quiser cobrar. A Nokia pode se declarar satisfeita/recompensada com uma “cooperação” das outras empresas e só “apertar” a Apple. Cabe a Nokia dizer se esta satisfeita ou não, a mais ninguém… No jogo ela alivia e encurrala quem quiser. O direito é dela.

  • Alex iPilot

    Ôpa! Digo …haver… 😉

  • Welton

    Ficaria assustado se fosse uma HISTÓRIA de Davi e Davi.

  • Rodrigo

    Se começar a onda de quebrar patentes, nenhuma empresa irá investir em P&D e iremos parar no tempo. Graças a Nokia e outros (incluso Apple) estamos aí.

    🙂

  • Jude
  • GRM177

    Uso o iPhone, gosto dele, mas dentro da minha visão crítico-jurídica, a Apple a cada dia se mostra uma empresa pouco séria (eg., caso Google; não respeita a lei local no que diz respeito a devolução das compras da app store em sete dias; supostas atualizações que são mais é armadilhas para o usuário; hipocrisia ao perseguir os que apoiam o jailbreak, no entanto, usando várias inovações que só surgiram através deste último). É, sim, mestre na otimização (segundo a Nokia, apropriação) de tecnologias já existentes. É fato também que no mercado corporativo (e competitivo) atual poucas empresas tem conduta ilibada, mas uma coisa que prejudica é que muitos (não todos) são mais fans do que usuários, possibilitando uma postura arrogante da empresa. Resta que o consumidor é tido quase como um imbecil e aquela decide tudo por ele, esquecendo, no entanto, que só existe para servi-lo, e no momento em que não fizer isto bem, quebra,… e, diga-se, embora a Apple esteja num momento excelente, já chegou bem perto do fim. Para fechar com uma frase feita: quem esquece da própria história, acaba por repetí-la. Se liga, Apple!