Notícias

Nokia entra com processo contra Apple por uso indevido de patentes

A Nokia entrou hoje com um processo contra a Apple na corte de Delaware, EUA, por violação de patentes. Segundo a fabricante finlandesa, o iPhone infringiu desde o seu lançamento (em 2007) dez criações dela, entre elas: ligações por GSM, UTMS, transmissão de dados pela rede 3G e tecnologia Wi-Fi. Ou seja, a base de 99% dos atuais smartphones.

Pelo que parece, as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo a respeito de licenças. As fabricantes que usarem a tecnologia proprietária da Nokia e que não ajudam a desenvolvê-la, devem pagar royalties, coisa que a Apple não faz.

Não entrando no mérito se ela tem ou não razão (provavelmente até tenha, afinal, patentes são patentes e quem julgará isso será a justiça), mas muitos se perguntam porque só agora (quase 3 anos depois do lançamento do iPhone) é que a líder mundial dos celulares se manifestou.

Acredita-se que os resultados financeiros da Nokia nesse último trimestre fiscal contribuíram muito para isso. Ela teve prejuízos de 1,36 bilhão de dólares e seu smartphone N97 atingiu apenas a marca de 2 milhões de unidades vendidas, contra 7,4 milhões do iPhone. Ela ainda é líder absoluta no mercado, mas viu sua participação total cair para 50% em três anos, perdendo espaço para Apple e RIM (BlackBerry).

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • schenardie

    Mas que beleza

  • Carl

    Ridiculo da parte da Nokia fazer isso

  • Bruno

    complicada a situacao da Nokia….

  • Pra Nokia ganhar ela vai ter que processar a Apple, a Ericsson, a Motorola e todas as outras que lançaram modelos com suporte a Wi-Fi e essas regalias todas.

    Atitude burra.

    • Na verdade as outras empresas ajudam no desenvolvimento dessas tecnologias ou então pagam royalties… coisa que a Apple não faz.

    • Lucas

      Vamos ver se a gente vai falar isso da Apple também quando ela começar a processar os outros por usar suas patentes de celular (como o movimento de pinça)…

    • Fábio

      “As fabricantes que usarem a tecnologia proprietária da Nokia e que não ajudam a desenvolvê-la, devem pagar royalties, coisa que a Apple não faz.”

    • São Paulino

      Pessoal,

      A matéria ficou legal, claro depois da mudança. Mas sou obrigado a deixar aqui, meus humildes comentários, que serve para tudo que temos hoje em dia. Patentes são para servir de pagamento por quem inventou ou descobriu algo. Mesmo que não tenha sido investido dinheiro ou tempo. Apenas nos remédios, até por questão de ética, elas tem prazo máximo para valer (acho que 5 anos) depois é “quebrada” e liberada para produção mundial. As partentes tecnológicas ou por descoberta e que NÃO SÃO ESSENCIAIS À SAÚDE HUMANA, nunca “quebram”. A diferença com “cair no domínio público”, é quando todos os usuários sabem fazê-lo, mas mesmo assim não pode comercializá-lo. Um exemplo é o escorredor de arroz: foi uma invenção brasileira interessante, patentiada e vendida para uma fabricante de brinquedos. Simples para qualquer um construir, mas comercializar é outra coisa. Tem que pagar sim os Royalties para a fabricante de brinquedos. E para quem não sabe, os Royalties sobre a invenção do telefone e toda telefonia são pagos por todas as operadoras do mundo à empresa de Graham Bell que faz pesquisas na área: Bell Labs. Espero ter ajudado e acalmado os ânimos de uns e outros.

  • Pode chorar, pode espernear e até processar, o iPhone é melhor mesmo!

    Se for para processar por marcas e patentes, então todas as outras marcas também tem que ser processadas, pois na modernidade atual, a maioria dos celulares possui conexão 3G, Wifi e as outras coisas alegadas por eles…

    Então… pode chorar… pode espernear mesmo!!! o Iphone humilha qualquer aparelho da Nokia!!!

    E tem mais, porque não processa a Samsung que lançou o Omnia que é modelo imitando iPhone? porque não processa a LG pelo lançamento do Renoir?

    A inveja causa coisas absurdas mesmo!!!

  • Pablo Furtado

    Bem feito, foi usar Symbian….

  • Richard

    Na verdade a Nokia estava negociando com a Apple o licenciamento das suas patentes desde o inicio do ano, possivelmente não houve acordo entre as empresas, então a Nokia está recorrendo a Justiça para resolver o problema.

  • Alex iPilot

    Mas tem uma “explicação” no texto original. As empresas que não contribuem para o desenvolvimento das tecnologias patenteadas tem que pagar pelos benefícios e a NOKIA veio tentando entrar em acordo com a Apple, sem resultados, daí a demora…

    Tem que colocar isso para esclarecer… Não sei se é verdade mas esta no texto.

    • Consertado. 🙂

  • Guilherme

    Olha para seu umbigo nokia e ve se aprende a faze celular pqp

  • Ander

    Que notícia mais FAJUTA e parcial. Sou amante de tecnologia e não fico me prendendo a picuinhas. Acho uma falta de respeito escrever uma notícia dessas, querendo jogar os usuários de iPhone contra a Nokia. Como se precisasse…

    Se a Apple não paga os royalities das patentes, tem que ser processada SIM. A Nokia seria BURRA se não tacasse o caso no pau: daí não tem nada a ver com desespero, e sim o que é certo e o que é errado.

    Vc disse que a Apple vendeu 7 milhões de iPhones, enquanto a Nokia “apenas” 2 milhões de N97. PEra lá, o N97 foi lançado há muito menos tempo. E mais: lembre-se que o N97 não é o único smartphone da empresa. Outros modelos mais “furreca” da Nokia concorrem DIRETAMENTE com o iPhone, por exemplo o 5800 XpressMusic que tem uma base de quase 9 milhões de usuários ao redor do mundo.

    Acho que o tão criticado fanatismo de usuários Apple está finalmente tomando conta deste blog que eu julgava diferente justamente pela postura neutra.

    • Richard

      Concordo plenamente com você. Não é porque a Apple criou um celular revolucionário que ela tem o direito de infligir a propriedade intelectual dos outros… Independentemente da situação financeira ou do tempo de se passou, a Nokia tem todo o direito de requer “lucro” com aquilo que ela criou.
      Qualquer comentário que vem a dizer que é uma atitude burra ou “inveja” da Nokia é puro fanatismo por parte dos amantes da Apple. Da mesma forma que a Apple defende com “unhas e dentes” as patentes de seus produtos, as demais empresas tem o mesmo direito.

    • Ander, tenho que concordar que o artigo estava exageradamente parcial. Eu mexi no texto, espero que agora ele esteja mais de acordo com a seriedade a qual esse Blog se propõe. 🙂

      • Ander

        Agora sim, palmas para você. ^^ Continuem fazendo o excelente trabalho de fazer publicações sérias, para fãs de tecnologia (meu caso) e usuários do iPhone, mas sem “*ismos”. O sucesso será garantido!

    • Rodolfo

      O bom é que ninguém fala da patente do multitouch que todas cia estão usando agora, e outra, patente é algo complicado, podem existir dois fabricantes que fazem a mesma coisa (fazem comunicação 3G por exemplo), se cada um fizer de um jeito (outros parametros, hardware, etc) não é considerado cópia. Isso pelo menos no brasil, trabalho com automação e instrumentação, existem vários instrumentos iguais de fabricantes diferentes, porém um tem um parafuso diferente do outro, etc, o que não é cópia de patente, cada um tem sua patente apesar de serem quase 100% iguais.

  • Alex iPilot

    Pelo que eu entendi, a Apple usa sem pagar o que a NOKIA patenteou após bilhões de euros de investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

    A Apple não tem “know-how” algum em telefonia celular, chegou agora e foi sentar na janela. Hehehe…

  • Leandro

    É interessante, mas alguns dias atras veio tambem uma noticia que o iphone teria patenteado a tecnologia touch screen e pior o movimento de pinça, ja bastante conhecido (vide os videos o surface que desde 2000 e bolinha tem sua programçao de criacao e lancamento), mesmo antes do iphone…
    Ninguem nesse mundo eh bonzinho ou malzinho, todo mundo temos um pouco de cada… A nokia quando patenteou o 3G e GSM tambem pensava em hj, como a Apple pensa no futuro.
    E pode ter certeza q se daqui alguns anos a nokia ou qualquer empresa inventar um smartphone que ganhe mais que o iphone, e usar tudo isso que a Apple julga ter criado e sido patenteado, tera o mesmo problema que eles estao tendo hj com a Nokia e o GSM…
    A Nokia hj esta fazendo isso pq quer suas partes q julga de direito, como a Apple julga de direito o touch screen. (o que na minha opiniao é um conhecimento publico e pela utilidade deveria ser de dominio publico)

    • Rodolfo

      GSM e 3G que são mais úteis que touch não deveria ser de domínio público? Pq só touch deveria?

      • Leandro

        Acho q ficou mal expressado…
        Tanto GSM, 3G e touch screen, tal como a tecnologia Wi-Fi. Deveriam ser de dominio publico.

  • Daniel Teixeira

    Parabéns Ander.

    Finalmente um leitor lúcido e inteligente. Realmente este blog está perdendo a seriedade e a credibilidade, partindo para distorções passionais da verdade.

    Parece blog de torcida uniformizada.

    Aliás, qual a idade dos criadores? 12… talvez 13 anos? Paiêeeeeeeee, tão falando mal do presente que vc me deu!

    • Daniel Teixeira

      Li agora seu comentário após a inserção do Ander. Parabéns pelas alterações. Parabéns também pela humildade.

      Retiro o parcial e o infantil do meu comentário.

    • Stefano Angelo

      Daniel, não é por nada não, mas você já leu o nome do blog?
      Acredito que se fosse “BLOG DOS CELULARES”, aí seria parcialidade falar bem apenas do iPhone e/ou Apple. Como o nome do blog é outro, acho que uma parcialidade aqui outra ali é até aceitável. Além do mais, você tem o direito de não participar do mesmo.

  • doctor

    Se a Nokia patenteou tem que processar mesmo. A Apple não faz a mesma coisa?

  • Priscila

    Concordo totalmente com o usuário Ander, ai de cima!

    Achei vergonhosa essa matéria postada no site, totalmente parcial!

    Vê-se claramente que, se comparada com outras matérias que foram divulgadas, essa está omitindo os problemas da Apple e o verdadeiro porquê de ela estar sendo processada!!!

    Vergonhoso!!!!!!!!

  • Moacyr Filho

    Bem, acho que essa notícia se mostra bem tendenciosa. O fato é que se existe uma patente e uma tecnologia contida nela vai ser utilizada em um produto, deve se fazer uma pesquisa e buscar acordo para utilização antes mesmo da comercialização do tal produto. A Apple errou em usar a tecnologia patenteada pela Nokia, isso é fato. A Nokia errou em demorar 3 anos para acionar a Apple? Não, uma vez que existem prazos para que as empresas acionem as outras na justiça, dependendo do tipo de infração. Se a ação existe, é por que foi impetrada dentro do prazo permitido por lei. Eu acho o iPhone inovador, mas atribuir a atitude da Nokia à perda de mercado é no mínimo tendencioso. Alguém aqui obteve declaração de alguma das empresas afirmando isso? As pessoas sempre gostam de se posicionar, mas quase sempre não analisam a situação por completo. Dizer que o N97 vendeu mais de 2 milhões de unidades e o iPhone 7 milhões é meio burro. A Nokia tem vários outros modelos de telefone e certamente vendeu mais que a Apple, considerando toda a linha de smartphones. Prejuízo de 1,36 bilhão de dólares? Ano de crise, lembram? Até a gigante japonesa Toyota fechou o ano no negativo (pela primeira vez em 74 anos). Vamos tomar mais cuidado antes de sugerir que disputa judicial entre gigantes do mercado de telefonia acontece por perda de mercado.

    Só para constar: eu uso um celular SonyEricsson.

    • krikaoli

      Só para constar, eu também era usuário de Sony Ericsson, mas vai por mim, compra um iPhone que você não vai se arrepender.

      Abraços

  • Leo

    Só uma palavra pra Nokia!
    Inveja.

    Acho que ngm aqui trocaria seu lindo iPhone por um N95, 97, whatever… 😉

    • JanjaBoy

      Então se você usar um software “pirata”e o DESENVOLVEDOR proprietário intelectual reclamar, é inveja?

      Como tem gente doida no mundo!

  • MacFags vão virar “Iphonefags”. Talvez a Nokia só esteja processando agora porque não conseguiram finalizar um acordo com a Apple, como você mesmo disse. Acordos não são feitos da noite pro dia. Se foi a Nokia que colocou a parada pra rodar, a Apple tem que pagar mesmo. Tá fazendo exatamente o que o Bill Gates costumava fazer, pegava ideia boa e coloca pras massas, vide ICQ, etc.
    Outra coisa, não tô falando do Iphone ser bom ou ruim. Isso não importa na discussão. E é pq o Iphone é bom, a Nokia tem que dar a tecnologia de graça? É porque o Windows é uma merda, eu vou usar o kernel deles, modificar, e dizer que é meu, já que o deles é uma “merda”?

    Bora estudar e ter bom-senso, galera.

  • Gustavo

    A falta de capacidade para CRIAR algo novo leva uma empresa a ter atitudes assim. Ao invés de combater o iPhone criando aparelhos superiores tentam chamar atenção processando a Apple. Lamentável.

  • Felipe Drumond

    “mas muitos se perguntam porque só agora (quase 3 anos depois do lançamento do iPhone) é que a líder mundial dos celulares se manifestou”
    A resposta é simples: direito.

    Se as patentes fossem minhas, eu ia querer no mínimo, os royalties, e, no máximo, os (mesmos) royalties. Questão de direito. Paciência, a Apple vai ter que botar gente na defesa. Coisa que acontece todo dia em grandes empresas. Não vamos nos preocupar com isso…

  • Alex iPilot

    Obrigado iLex, sempre mantendo EXCELENTE o nível do Blog, com textos de qualidade escritos com inteligência e conhecimento de causa.

    Pessoal, a Apple não precisa de fanáticos e nem a NOKIA de picuinhas judiciais. Os celulares existem hoje graças à NOKIA e à Motorola. Aliás, a NOKIA é detentora de 90% das patentes de produção de cabos de fibra ótica, incluindo os enormes maquinários industriais utilizados desde os tempos dos cabos telefônicos isolados com papel!

  • Eu era uma nokia user há 5 anos e estava aguardando (ansiosamente) pelo n97. As primeiras reviews não me agradaram.. Me rendi ao iPhone mesmo tendo grande resistência a mudar…

    Essa semana decidi… Pra mim, em termos de touch, Nokia morreu!

  • Nokia goes down

  • Realmente, agora o artigo, com as devidas alterações, está menos parcial.
    É o que esperamos de blogs sérios, como esse tem se mostrado ser.

  • Vicente

    Ponto pra Apple.

    Nokia é muito desatual. =x

  • JanjaBoy

    Gente, quem leu ” A cabeça de Steve Jobs ” sabe que ele ROUBA mesmo as idéias dos outros. O uso de tecnologia dos OUTROS da maneira que a Apple está usando é ROUBO, do tipo que o titio Jobs faz.
    Quer usar? Vai ter que pagar mano.
    Gostaria que o julgamento fosse num lugar NEUTRO, em território americano……

    • JanjaBoy

      Só mais um pedaço.

      A Apple perdeu para a gravadora Apple depois de uma briga de longo tempo. O bom é que o julgamento não foi em solo americano. Acredito que com a Nokia será diferente (EU ACHO, digo e repito: EU ACHO). A Apple tem uma força grande em casa.

      Mas se está errada, tem que pagar.

  • Edbertin

    Tenhos 2 modelos Nokia (5800 e N95 8GB) e 1 iPhone 3gs…

    Sinceramente.. Não abro mais mão do iPhone nem com a Nokia querendo reverter resultado pra cima da Apple hehehe

  • Júlio

    Certamente a Nokia nunca se manifestou publicamente, pois deve ter tentado de diversas maneiras fazer um acordo com a Apple. Olha….se tem royalities pra pagar, TEM que pagar!!! Não interessa se é Apple ou não. Não interessa se tem 1 ano ou 3. Lei é lei e tem que ser cumprida. E fim. Chega de puxar o saco da Apple, sempre.

  • Lucio

    Peraí gente. Se por um lado a matéria foi tendenciosa como o próprio autor definiu, por outro lado ele teve a humildade de admitir o erro e voltou atrás. É difícil para o ser humano ignorar o orgulho pessoal e ser sincero! Dou um voto de confiança ao iLex! O que parece é que alguém teve coragem de dizer o que outros achavam (@Ander) e vários foram repetindo o mesmo discurso sem levar em consideração que o texto foi alterado e que inclusive o Ander parabenizou o autor pela atitude. A multidão sempre grita: ” Crucifica-o! Crucifica-o sem parar para pensar o que estão dizendo…” Não estou comparando o iLex com Jesus(antes que venha alguém dizer isso), estou comparando a atitude das multidões nos dois casos!

  • Wanderley

    Os celulares da Nokia são pessimos!
    Este n97 é uma carroça!!

  • GRM177

    Não há relação alguma se o celular atual dessa empresa é bom ou ruim.

    O fato é que todas os fabricantes atualmente usam, ou acordos de compartilhamento de tecnologia, ou pagam royalties por seu uso.

    Menos a Apple.

    Se a Nokia hoje não presta, não vem ao caso, uma coisa que eu afirmo desde que leio o blog é que a Apple é ótima reaproveitadora de tecnologias, otimizando, mas criando muito pouco na verdade.

    Se usa propriedade intelectual alheia ,e não paga por isso, corre o risco dessas medidas, e segundo analistas do setor a indenização pode chegar a 1,5 bi e há boas chances para a Nokia, ou seja, não é birra porque está vendendo menos.

  • MWA

    O Último Segundo (Economia) relatou a seguinte matéria:

    A Nokia anunciou nesta quinta-feira em um comunicado que apresentou ação contra a Apple por violação de patentes na tecnologia do iPhone.
    A Nókia indicou no texto ter denunciado a Apple no tribunal americano de Delaware porque o “iPhone da Apple viola as patentes da Nokia sobre as normas GSM, UMTS e LAN sem fio”, tecnologias chave da telefonia móvel.
    A denúncia envolve um total de dez patentes, destacou a Nokia.
    O sucesso do iPhone prejudicou de forma considerável a Nokia, cuja participação no mercado recuou. A empresa enfrenta dificuldades para encontrar seu lugar no ramo de smartphones.

    Minha opinião é a seguinte, a Nokia (como todas as outras) com todos os seus esforços não consegue frear o crescimento das vendas do iphone e vê-se ameaçadíssima em seu próprio território, não gostaria de chegar a esse extremo mas como a apple detém pouca propriedade intelectual e está lucrando com o “plágio” entende-se que é a única forma de atacar a maçã. Creio eu que a apple não é doida a ponto de ir a júri de mãos vazias e vai defender seu principal produto de qualquer forma.
    Só pra constar, a apple beneficiou os usuários de smartphones criando um produto único, foi criativa na simplicidade operacional, no design então nem se fala, copiado por todos desde os ipods (caso este que a apple deveria levar a juri também), a não ser que a Nokia quebre as duas pernas da apple na justiça, uma só não vai parar o iphone.

  • Alex iPilot

    Pessoal, eu vi alguns vídeos do Samsung Jet no YouTube e meu queixo caiu: copiaram TUDO do iPhone e fizeram a interface ainda melhor…

  • Érico

    Bom, se o os direitos de uso de tais tecnologias pertencem à nokia, nada mais certo a fazer se não pagar para usá-los. Por que seria diferente para a apple? E outra coisa, não importam os motivos e pq só agora depois de 3 anos. No fim das contas, a apple saiu lucrando um belo dinheirinho nesse intervalo com o tal esquecimento da nokia, mas isso, claro, só se a decisão judicial não retroagir!

  • rene

    q absurdo!!! só falta a nokia processar empresas por lançarem aparelhos q façam ligações, afff

  • Kelvin

    Amigos fãs do ipod/iphone
    Não podemos deixar que o nosso “amor” pelos produtos da apple atrapalhe o nosso pensamento, a atitude da nokia é correta, se ela patenteou os produtos, tem o direito de ganhar a sua parte. Ninguem aqui gostaria de um americano vim dizendo que inventou o relogio de pulso, ou qualquer outra coisa genuinamente brasileira. Então pra mim a apple sempre foi uma empresa que gosta de fazer as coisas na marra e depois não quer pagar por isso. Resumindo, se patenteou… É O DONO