2009ARQUIVO

Saiba como foi o primeiro iPhone DevCamp Brasil (atualizado)

iPhone DevCamp Brasil

iPhone DevCamp BrasilAconteceu ontem, pela primeira vez no Brasil, uma edição do iPhone DevCamp, um evento que reune desenvolvedores e profissionais interessados na plataforma iPhone OS. Ele ocorre simultaneamente nos Estados Unidos e em outros países.

Apesar da divulgação ter sido feita na última hora (mesmo que as tratativas com a matriz americana já rolassem há várias semanas), quem esteve presente achou muito bom o encontro, que deve ser o primeiro de muitos, inclusive com edições regionais pelo país.

O desenvolvedor Joaquim Venâncio esteve lá e nos contou com detalhes como foi o evento:

____________________

O clima informal e a integração entre os participantes foram os grandes destaques da primeira edição do iPhone DevCamp no Brasil, realizado neste sábado em São Paulo. O público não ficou restrito aos desenvolvedores; pintaram por lá também profissionais de outras áreas, como marketing, design e gestão.

Parte dos presentes

Abrindo o dia, o palestrante Lucas Longo, do iAi – Instituto de Artes Interativas (local do evento), falou um pouco sobre o SDK do iPhone, Objective-C, mostrando alguns códigos, uma espécie de introdução técnica muito interessante para os que ainda não conheciam o SDK do iPhone.

Logo depois ocorreu a palestra de Ricardo Longo, da FingerTips, que falou sobre o sucesso do iPhone frente aos seus concorrentes. Ricardo atribuiu a “paixão” dos usuários pelo gadget da Apple ao ecossistema criado em torno da plataforma do iPhone, algo que apenas o iPhone conseguiu criar. Esse ecossistema, na visão do empresário são todos os outros fatores que vão além da plataforma, como por exemplo os blogs especializados no aparelho. E realmente, o iPhone possui um ecossistema composto por sites, blogs, ferramentas externas, etc.

Na sequência, Breno Masi, também da FingerTips, falou um pouco sobre sua história, sua posição com relação ao desbloqueio e jailbreak. Ele inclusive citou o lema do Blog do iPhone: “Jailbreak sim, pirataria não!“. O empresário falou um pouco da evolução do aparelho e os desafios encontrados no desenvolvimento de aplicativos dentro da empresa paulistana.

Palestra sobre a história do iPhone no Brasil

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos de discussão compostos de 4 temas escolhidos na hora pelos próprios participantes. Foram discutidos temas como Publicidade, Games, Desenvolvimento de Apps e Desenvolvimento Web para iPhone. Neste momento acredito que foi quando as perguntas que muitos levaram para o evento começaram a ser respondidas. Houve muita troca de informação e penso que os desenvolvedores aproveitaram ao máximo este momento.

Por fim, o organizador do evento, Guilherme Tsubota da 8D, anunciou a criação de edições regionais do evento, inicialmente em cidades sugeridas pelos participantes (Rio de Janeiro, Brasília e Recife). Eles ainda serão estruturados e anúnciados futuramente. Também foi confirmada a realização do iPhone DevCamp Brasil 2010, provavelmente no mesmo período, entre julho e agosto.

Particularmente, tive a oportunidade de conhecer muitos desenvolvedores, tirar algumas dúvidas, passar dicas para outros e até mesmo ver oportunidades de negócio serem desenhadas para os meus aplicativos. Também vi e mostrei alguns aplicativos que ainda vão ser lançados nas próximas semanas, além de títulos barrados que nunca viram a luz do dia.

____________________

No final, todos os presentes receberam um certificado de participação.

Certificado de participação no evento

A importância desse tipo de evento no Brasil é muito grande, pois é um lugar único onde desenvolvedores podem trocar experiências entre si e contribuirem para o crescimento da plataforma. Também é onde profissionais de outros setores interessados no iPhone podem encontrar desenvolvedores para por em prática seus projetos.

O Blog do iPhone apoia esse tipo de iniciativa, que contribui enormemente para o desenvolvimento do iPhone no Brasil.

Hoje ainda acontece o evento nos Estados Unidos (lá dura três dias). Quem quiser acompanhar o streaming ao vivo em vídeo, basta conectar-se com seu iPhone ou iPod touch no endereço iphonedevcamp.lextech.com.

FotosRenato MonteiroKamilla Piacenti e divulgação oficial
Agradecimento: Joaquim Venâncio

ATUALIZAÇÃO (12h44): O Thiago Giolo também esteve lá e nos contou mais alguns detalhes:

O evento foi muito bem resumido pelo Joaquim Venâncio. O que posso acrescentar é que a maioria dos meus contatos foram realizados em um restaurante durante o intervalo para almoço, visto que todos ficaram atentos às apresentações e palestras. Aliás tive meu primeiro contato com um iPhone 3GS na fila do buffet, cujo proprietário é o Breno. Fantástico!

Algumas destas pessoas do restaurante se juntaram ao mesmo grupo de discussão do qual participei: desenvolvimento para web.

Por incrível que pareça, a maioria deles nunca teve contato com o iPhone, exceto quando um amigo ou outro mostrava algum aplicativo para eles. Pelo menos 4 integrantes deste grupo trabalham com programação e foram enviados pelos sócios ou empresas ao iPhone DevCamp Brasil para tentar definir uma plataforma móvel para desenvolvimento de sites e portais, pois há dúvidas entre Blackberry e iPhone.  Um dos componentes era do Rio de Janeiro, outro de Limeira, eu de Jundiaí e os demais de São Paulo.

O grupo foi composto por designers,  webdesigners, usuários do iPhone e programadores,  os quais pretendem  entender a forma minimalista e funcionais dos sites desenvolvidos para iPhone.

O evento disponibilizou rede sem fio aberta, sendo possível conectar notebooks (a maioria plataforma Windows) e celulares à internet.

Entre nós havia um proprietário de iPod touch e um do iPhone 3G (eu), os quais foram cedidos para os interessados navegarem na internet dos aparelhos para visualizarem o blogdoiphone, por exemplo. Sem dúvidas irão recomendar o desenvolvimento de sites para iPhone para suas empresas.

Por fim, decidimos trocar e-mails e criar um grupo de discussão sobre o tema, além de nos encontrarmos nas edições regionais do DevCamp, sempre que possível.

Botão Voltar ao topo