Notícias

Saiba como foi o primeiro iPhone DevCamp Brasil (atualizado)

iPhone DevCamp Brasil

iPhone DevCamp BrasilAconteceu ontem, pela primeira vez no Brasil, uma edição do iPhone DevCamp, um evento que reune desenvolvedores e profissionais interessados na plataforma iPhone OS. Ele ocorre simultaneamente nos Estados Unidos e em outros países.

Apesar da divulgação ter sido feita na última hora (mesmo que as tratativas com a matriz americana já rolassem há várias semanas), quem esteve presente achou muito bom o encontro, que deve ser o primeiro de muitos, inclusive com edições regionais pelo país.

O desenvolvedor Joaquim Venâncio esteve lá e nos contou com detalhes como foi o evento:

____________________

O clima informal e a integração entre os participantes foram os grandes destaques da primeira edição do iPhone DevCamp no Brasil, realizado neste sábado em São Paulo. O público não ficou restrito aos desenvolvedores; pintaram por lá também profissionais de outras áreas, como marketing, design e gestão.

Parte dos presentes

Abrindo o dia, o palestrante Lucas Longo, do iAi – Instituto de Artes Interativas (local do evento), falou um pouco sobre o SDK do iPhone, Objective-C, mostrando alguns códigos, uma espécie de introdução técnica muito interessante para os que ainda não conheciam o SDK do iPhone.

Logo depois ocorreu a palestra de Ricardo Longo, da FingerTips, que falou sobre o sucesso do iPhone frente aos seus concorrentes. Ricardo atribuiu a “paixão” dos usuários pelo gadget da Apple ao ecossistema criado em torno da plataforma do iPhone, algo que apenas o iPhone conseguiu criar. Esse ecossistema, na visão do empresário são todos os outros fatores que vão além da plataforma, como por exemplo os blogs especializados no aparelho. E realmente, o iPhone possui um ecossistema composto por sites, blogs, ferramentas externas, etc.

Na sequência, Breno Masi, também da FingerTips, falou um pouco sobre sua história, sua posição com relação ao desbloqueio e jailbreak. Ele inclusive citou o lema do Blog do iPhone: “Jailbreak sim, pirataria não!“. O empresário falou um pouco da evolução do aparelho e os desafios encontrados no desenvolvimento de aplicativos dentro da empresa paulistana.

Palestra sobre a história do iPhone no Brasil

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos de discussão compostos de 4 temas escolhidos na hora pelos próprios participantes. Foram discutidos temas como Publicidade, Games, Desenvolvimento de Apps e Desenvolvimento Web para iPhone. Neste momento acredito que foi quando as perguntas que muitos levaram para o evento começaram a ser respondidas. Houve muita troca de informação e penso que os desenvolvedores aproveitaram ao máximo este momento.

Por fim, o organizador do evento, Guilherme Tsubota da 8D, anunciou a criação de edições regionais do evento, inicialmente em cidades sugeridas pelos participantes (Rio de Janeiro, Brasília e Recife). Eles ainda serão estruturados e anúnciados futuramente. Também foi confirmada a realização do iPhone DevCamp Brasil 2010, provavelmente no mesmo período, entre julho e agosto.

Particularmente, tive a oportunidade de conhecer muitos desenvolvedores, tirar algumas dúvidas, passar dicas para outros e até mesmo ver oportunidades de negócio serem desenhadas para os meus aplicativos. Também vi e mostrei alguns aplicativos que ainda vão ser lançados nas próximas semanas, além de títulos barrados que nunca viram a luz do dia.

____________________

No final, todos os presentes receberam um certificado de participação.

Certificado de participação no evento

A importância desse tipo de evento no Brasil é muito grande, pois é um lugar único onde desenvolvedores podem trocar experiências entre si e contribuirem para o crescimento da plataforma. Também é onde profissionais de outros setores interessados no iPhone podem encontrar desenvolvedores para por em prática seus projetos.

O Blog do iPhone apoia esse tipo de iniciativa, que contribui enormemente para o desenvolvimento do iPhone no Brasil.

Hoje ainda acontece o evento nos Estados Unidos (lá dura três dias). Quem quiser acompanhar o streaming ao vivo em vídeo, basta conectar-se com seu iPhone ou iPod touch no endereço iphonedevcamp.lextech.com.

FotosRenato MonteiroKamilla Piacenti e divulgação oficial
Agradecimento: Joaquim Venâncio

ATUALIZAÇÃO (12h44): O Thiago Giolo também esteve lá e nos contou mais alguns detalhes:

O evento foi muito bem resumido pelo Joaquim Venâncio. O que posso acrescentar é que a maioria dos meus contatos foram realizados em um restaurante durante o intervalo para almoço, visto que todos ficaram atentos às apresentações e palestras. Aliás tive meu primeiro contato com um iPhone 3GS na fila do buffet, cujo proprietário é o Breno. Fantástico!

Algumas destas pessoas do restaurante se juntaram ao mesmo grupo de discussão do qual participei: desenvolvimento para web.

Por incrível que pareça, a maioria deles nunca teve contato com o iPhone, exceto quando um amigo ou outro mostrava algum aplicativo para eles. Pelo menos 4 integrantes deste grupo trabalham com programação e foram enviados pelos sócios ou empresas ao iPhone DevCamp Brasil para tentar definir uma plataforma móvel para desenvolvimento de sites e portais, pois há dúvidas entre Blackberry e iPhone.  Um dos componentes era do Rio de Janeiro, outro de Limeira, eu de Jundiaí e os demais de São Paulo.

O grupo foi composto por designers,  webdesigners, usuários do iPhone e programadores,  os quais pretendem  entender a forma minimalista e funcionais dos sites desenvolvidos para iPhone.

O evento disponibilizou rede sem fio aberta, sendo possível conectar notebooks (a maioria plataforma Windows) e celulares à internet.

Entre nós havia um proprietário de iPod touch e um do iPhone 3G (eu), os quais foram cedidos para os interessados navegarem na internet dos aparelhos para visualizarem o blogdoiphone, por exemplo. Sem dúvidas irão recomendar o desenvolvimento de sites para iPhone para suas empresas.

Por fim, decidimos trocar e-mails e criar um grupo de discussão sobre o tema, além de nos encontrarmos nas edições regionais do DevCamp, sempre que possível.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Bra-tac

    Primeiro no comments. Cade meu código promocional??????

    • Parabéns Bra-tac!
      Você acaba de ganhar um convite grátis para o iPhone DevCamp 2009!!!

      Pode ir lá e exigir seu prêmio.

  • Sabata

    Aff

  • Lucas Vinícius

    Não tem nenhum vídeo das apresentações não?
    PS: Só fui saber desse evento AGORA! (que droga!).

  • Thiago

    Estive por lá e curti muito!

  • michelmpbr

    Muito bom saber que o Brasil esta organizando coisas assim, pois incentiva novos desenvolvedores e melhora nossa participação neste mercado.. parabénsssss…
    Mas tem que ser mais divulgado..

  • Michel Wilker

    Eu quero o meu Mac (!!!!). Apesar de ser desenvolvedor há 5 anos, desenvolver para iPhone deve ser MUITO show. Se eu tivesse feito pelo menos um “Hello World”, creio que eu teria ido no DevCamp. 🙁

  • Fabi

    Grande Joaquim Venâncio….
    Obrigada pelas informações enviadas ao blog, e ao blog por nos transmitir tais informações.
    Que venham novos aplicativos 😉

  • Jean Alvarez

    Com essa troca de informações os apps nacionais vão melhorar bastante!

  • Seria interessante um lugar (blog,site,etc) que tratasse só de desenvolvimento.

    Desenvolvo em outras linguagens e sinto falta disso.

    vlw

  • Andre

    Evento deve ter sido interessante para quem trabalha na área, porém a estrutura parece péssima hein. Olha o amontoado de gente, a falta de conforto, cadeiras de plástico!!??

    • André

      O evento foi sem fins lucrativos e custou apenas R$ 10 para cobrir despesas de certificado, coffee break, aluguel de equipamentos e pagamento de pessoal de apoio. Infelizmente não há como fazer milagre neste sentido. No mais, o formato de desconferência prega justamente a “bagunça organizada”. Ficamos felizes de ver que os participantes entenderam isso e fazemos o convite para que você participe da próxima edição e, ai sim, tire suas conclusões a respeito do iPhoneDevCamp Brasil.

      Abraços

      • Edilaine Sumimoto

        Concordo com o André, Erika… simplesmente desorganizado, e o que levou o evento a efeito foi justamente a presença do Ricardo Longo, pois conheço o trabalho dele, agora quem é o Guilherme, claro uma icógnita!!!! Parabéns Ricardo Longo pelo excelente trabalho e patrocinio. Dai a César o que é de César.

  • Que pena que fiquei sabendo muito em cima da hora, e não pude comparecer ao evento.
    Pretendo aparecer nos próximos com certeza.

  • Lucas Algarra

    Eu fuii… eu sou aquele que ta de pé na segunda foto, twittando pelo meu iTouch.
    Respondendo ao Michel Wilker. Podia ir qualquer pessoa, nao precisava ser desenvolvedor de iPhone… garanto que vc ia aprender bastante mesmo sem saber programar pra plataforma iPHone OS.

  • Eu realmente gostei de láv=D… pessoal usou desconferência para realizar o evento..
    Então não tinha uma grade do que ia acontecer, nem nada planejado.. é tudo feito na hora mesmo. Assim, qualquer pessoa era ouvida por todos =P

  • Marcelo Queiroz

    Gostaria muito de ter participado.
    Aguardo a edição regional do evento aqui em Recife.

  • Ainda nem tenho meu 3GS mas sempre acompanho o blog q é fantástico, sempre com notícias saindo do forno. Moro em Brasília e não sei nada sobre desenvolvimento; se realmente houver um evento desse em Brasília e eu for, aprenderei algo?

  • Oi pessoal, tudo bom?

    Sou o Tsubota, organizador do evento iPhoneDevCamp Brasil!

    Realmente foi uma experiência fantástica, muito divertido e a troca de conhecimento de alto nível.

    Muitas pessoas ainda não conhecem, ou entendem, o que é uma desconferência. Só participando pra saber!!! É viciante e extremamente produtivo.

    Obrigado a todos que ajudaram o evento a acontecer, e até a próxima edição!

    Abraços, Tsubota
    http://www.iphonedevcamp.com.br

  • Haroldo Brito

    iLex!! Boa noite,

    Desculpe o “off-topic”, mas vc ouviu falar sobre alguma atualização para ajustes da operadora ( Vivo ) através do iTunes, nesta data?

    Abs

  • Puxa vida, que pena que eu nao fiquei sabendo a tempo.

    Queria muito ter ido 🙂

  • Rafael

    Parece que o evento foi bem pequeno, mal divulgado e não tinha espaço para todos poucos participantes, espero que venham eventos melhores.. Mas valeu a iniciativa. Parabéns