Resenhas

Review do Sygic Mobile, GPS curva-a-curva com mapas do Brasil

Sygic Mobile Brazil

Uma das funções mais esperadas no iPhone sempre foi a navegação curva-a-curva, que era ausente na primeira versão do aparelho. No ano passado, quando a Apple anunciou o modelo 3G em 2008, a decepção foi geral porque o GPS integrado só permitia o uso do Google Maps. Tivemos então que esperar mais um ano para que o iPhone OS 3.0 possibilitasse a navegação curva-a-curva propriamente dita, mas como sempre, o nosso país não foi agraciado pelos aplicativos que surgiram.

A Sygic foi a primeira a apostar no Brasil, fazendo com que ele fosse o único país da América Latina inteira a ter um aplicativo de navegação GPS com mapas locais.

Por isso, vamos fazer uma resenha completa do aplicativo, para que você possa decidir se vale a pena ou não tem um GPS sempre à mão, onde você estiver.

Antes de tudo, é importante salientar uma coisa: ele não é para qualquer usuário, nem para aqueles que esperam que TUDO na App Store tenha o preço de 0,99$. O aplicativo é voltado para pessoas que realmente precisam investir em um GPS e querem usufruir da vantagem de ter sempre no bolso um navegador curva-a-curva, sem a necessidade de ficar carregando nenhum aparelho suplementar.

Navegação curva-a-curva no iPhone

Aliás, esta é a sua maior vantagem: a qualquer hora do dia, onde você estiver, você pode pegar seu iPhone e descobrir a melhor rota para qualquer lugar, mesmo que seja para saber se o taxi que você pegou está realmente seguindo o caminho mais curto, ou para não se perder em alguma viagem de negócios que fizer, onde geralmente ninguém leva um aparelho de GPS junto.

Rotas de viagens

Com relação a sua função principal, traçar rotas de viagem, ele cumpre muito bem o seu papel. Eu mesmo fiquei viciado em nossos testes, não consigo mais ir para lugar nenhum sem ele. 😛

A pedido da Sygic, testamos o aplicativo em várias partes do Brasil e em todos os testes ele mostrou o mesmo desempenho.

Início

Quando você roda pela primeira vez o aplicativo, ele questiona sobre as configurações iniciais, como idioma do programa e língua da narração. São mais de 30 opções de nacionalidades, mas no momento, para nós há apenas a voz com sotaque de Portugal. Porém a Sygic já nos garantiu pessoalmente que a próxima atualização gratuita trará uma narração bem brasileira. 🙂

Mais de 30 línguas incorporadas

Após os ajustes iniciais serem feitos, aparece o menu principal, com todas as opções do programa. A exemplo de outros aplicativos do gênero, o menu é parecido com os tradicionais aparelhos GPS e não segue muito a dinâmica do iPhone, o que faz com que seja necessário um pequeno treinamento antes para entender bem como funciona tudo, pois não é muito intuitivo. Mas o próprio programa possui uma parte explicativa.

Menu inicial

Configurações

Com o tempo se acostuma com o modo de operação do aplicativo.

Rota

Para iniciar uma rota é muito fácil. Basta escolher a opção “Navegar para…” e digitar o endereço (cidade, rua, número) de onde você quer ir. A partir daí ele traçará rapidamente uma rota de onde você está no momento até o destino final. Você então pode aceitar a sugestão dele ou então pedir uma rota alternativa, mais rápida ou mais econômica.

Rotas alternativas Ponto de partida

Um detalhe que impressiona é a rapidez que ele recalcula uma nova rota quando erramos o caminho. Em segundos ele já propõe uma alternativa para chegar ao destino a partir do ponto onde você está.

Os mapas são todos integrados e por isso não é necessária nenhuma conexão à internet.

Bateria

O grande temor para aplicativos do tipo sempre foi o consumo da bateria, mas esse ponto nos surpreendeu. Fizemos uma viagem de 4 horas, sem carregador veicular, mas com o 3G e wi-fi desativados em um iPhone 3G. Ela aguentou firme até o final, não nos deixando na mão.

Rota

Mas isso não aconteceu com todos nós. Nos testes com todas as funções do iPhone ativadas, ele se mostrou um verdadeiro “beberrão” de energia. Por isso, se durante a viagem você não precisar receber chamadas, o ideal é tirar o chip (cartão SIM) do aparelho, pois a constante mudança de antenas de celular consome mais bateria. Desligar a função “push” também é uma boa dica para consumir menos.

Pontos de Interesse (POI)

Os POI (Pontos de interesse) são clássicos em aparelhos GPS e no iPhone não poderiam faltar. O Sygic possui um gerenciador de pontos que informa com um sinal sonoro quando um se aproxima. Você escolhe o que quer ser alertado, como postos de gasolina, aeroportos, hotéis ou os próprios favoritos, que você mesmo pode criar.

Pontos de interesse

Pontos de Interesse

Mas o problema por enquanto é que o programa ainda não traz cadastrado nativamente muitos pontos nacionais, mas isso pode ser arrumado no futuro. Enquanto isso, você mesmo pode criar os seus.

Radares

Este ponto pode ser meio decepcionante para quem gosta de correr além da velocidade permitida. O Sygic ainda não possui a lista nacional dos controladores eletrônicos de velocidade, nem das velocidades máximas permitidas em cada rodovia. Mas isso é temporário, pois os desenvolvedores já nos informaram que será uma das novidades das próximas atualizações. Enquanto isso, fique de olho no velocímetro. 😉

Conclusão

O aplicativo impressiona e torna rapidamente o usuário um viciado de GPS, querendo usá-lo para tudo quanto é lugar. Realmente ter um navegador do tipo no bolso é muito prático, e esta é a grande vantagem em relação aos dispositivos dedicados. Para quem precisa de um navegador curva-a-curva com narração em português que funcione no nosso país, sem dúvida o Sygic Mobile Maps Brazil é uma ótima opção.

O preço de 99,99$ (cerca de R$180) pode parecer meio salgado para muitos, mas se formos comparar com o valor de um bom aparelho de GPS, vemos que ele nem é tão caro assim. Geralmente temos a noção errônea de querer que todos os aplicativos para iPhone custem 0,99$, não comparando utilitários do mesmo nível. Apesar disso, é quase certo que se o preço baixasse um pouquinho, as vendas certamente disparariam no Brasil. Fica a sugestão, Sygic. 😉

Aliás, a Sygic está se mostrando uma empresa muito séria e aberta a seus clientes, pois se preocupa em escutar a opinião deles em seus produtos. Um exemplo disso foi o problema da narração em português de Portugal, que será substituída na próxima atualização. Além disso, outra novidade é que o aplicativo terá integração com a agenda de endereços do iPhone.

Um formulário em sua página recebe sugestões de melhoramentos de seus aplicativos.

O Sygic Mobile Maps Brazil está disponível na App Store (link) e é compatível com iPhone 3G e 3GS com OS 3.0 ou posterior.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Serginho

    ué, sem promocode? risos…

  • Hehehe, quantos aqui correram para o final achando que teria promocodes? 😛

    Vocês acham que a gente tá com essa bola toda pra ficar sorteando aplicativo de 100$? 🙂

  • Daniel Zanella

    promocode seria legal !! eu to usando ele já !!!

    []’s

  • Carlos Adller

    Vou comprar o app da TomTom. Estou aguardando. Testei esse Sygic e não gostei.

  • Serginho

    hehe, não é achar que tá com a bola toda, é os desenvolvedores perceberem o erro que estão cometendo ao deixar o blogdoiphone de lado… garanto que com uns promocodes rapidinho aumentariam vendas…
    a proposito, não recebi cachê do iLex… risos…

  • BAUEM

    Bacana…

  • Felipe

    Alguém tem detalhes do app da tomtom. Ouvi dizer q seria necessária a aquisição de um periférico, não sei dizer o q exatamente.

    • Ricardo

      Não precisa de periférico, soh da entrada aux do carro

  • Paulo Roberto – DF

    Qndo comprar meu 3GS devo pensar seriamente em compra este app… Mas por enquanto vou ficar dó na vontade com o meu iPhone Classic… Rsrsrs

    Ótimo post iLex!!!

  • Carlos Adller

    O mal desse app é que os desenvolvedores não se interessaram em adaptá-lo para as particularidades do iPhone. A interface é confusa, não foi lançado com integração de contatos e ainda por cima esconde a taskbar. Além disso, das rotas que eu testei, sempre mostrou desvios errados. E, fala sério, os desenvolvedores deveriam saber desde a primeira versão que não falamos português de Portugal. Deviam ter colocado uma carioca bem gostosa e com bem sotaque narrando o trajeto 🙂

  • Rocha – ABC – SP

    Eu to usando e gostei bastante…

  • Alex iPilot

    iLex, ele vai mostrando a hora que vc vai chegar ao final da viagem? Essa é uma função legal e muito útil num GPS.

    • Daniel

      Na imagem da viagem ali, Anápolis, Goiania e etc aparece tempo restante, já a outra acho que nada… Mas realmente é um recurso interessante.

  • Alex iPilot

    Agora foi que vi a indicação ETA na imagem. Eu estava olhando só a primeira. Obrigado.

  • estevao

    Na briga com a Tom Tom, acho que o Sygic saiu na frente, não só por lançar primeiro o app, mas pelo suporte aos clientes demonstrando que está preocupado com o review de seu produto, eu mesmo questionei por email a falta de acentuação nos mapas, e a narrativa lusitana, e nem comprei o aplicativo, indiquei que tinha interesse mas o review tinha me desanimado, prontamente me avisaram da atualização 07.71.2 que estava a caminho, e quanto a narrativa em português-br seria a próxima atualização.
    Acho que estão no caminho certo, ouvir o cliente demonstra seriedade.

  • Não sei como funcinou o esquema de testes de vocês em várias partes do pais. Mas eu gostaria de saber se é possível eu testar ele aqui em Santa Catarina.

    Abraço e parabéns pela matéria.

  • Abel

    Dá pra baixar, então, POI de dentro dele? Via HTTP, claro? Se der, “I’m sold”. 😛

  • SergioPG

    Gostei do review. Talvez adquira o Sygic mesmo, mas não entendo a demora em lançar o app da TOMTOM com mapas do Brasil.

  • Fernando

    Eu tenho esse aplicativo também. Uso em salvador e tenho algumas resalvas quanto as rotas. A forma que são traçadas não são as mais eficientes, o Gps já me colocou em um monte de enrrascada.. Talvez o mapa daqui não esteja ainda legal.. Vamos aguardar as atualizações..

  • GRM177

    Continuo com a opinião de que se é para pagar R$ 200, que se compre um GPS dedicado veicular, salvo situações muito específicas que justifiquem/compensem o uso de um sistema no iPhone.

    Digo isso porque bons GPS, como dito no artigo, vem caindo de preço e irão cair mais, o meu Mio (na minha opinião marca melhor que TomTom e Garmin, também excelentes) custou U$ 120 na Amazon.Com, mesmo com impostos não passa de R$ 400.

    Mesmo assim, R$ 400 contra R$ 200, alguém irá dizer, são R$ 200 de economia… Não são, porque um iPhone adquirido em plano pós-pago intermediário sai R$ 1200-1500 ainda, sua bateria tem uso estimado de 400 recargas, após isso ela começa a decair (não sei quantas recargas no total)

    Apenas uma tarde de uso do app mata um ciclo de bateria, então, essa conta tem que ser cobrada/incluida também.

    Já no GPS dedicado, não é necessário ficar removendo do carro, tampouco se preocupar se pegará sol direto nele, ou recargas, ou roubo, ou quedas no painel, pode estragar ou ser roubado? Pode, mas são R$ 400 contra R$ 1500.

    E isso é só parte da história, ai o amigo Krikaoli ou iLex decide ir com a namorada/esposa até Buenos Aires e depois emendar Punta del Est, teriam que desembolsar mais uns U$ 100-150 comprando novos aplicativos para essa localidade.

    No Mio e Garmin há os mapas disponíveis na Internet, inclusive software livre (Projeto GPS Brasil ou algo assim).

    Para encurtar as 10 outras razões, eu acho que esse app deveria custar em torno de U$ 20-30 (máximo, isso máximo mesmo) para ganhar na quantidade, iria vender muito mais não tenho dúvidas, todo usuário, mesmo quem tem GPS iria comprar para eventual utilidade quando está no carro de outra pessoa etc.

  • Jc

    Eu tenho um GPS e gostaria de usar o Iphone para isso também , assim tenho tudo em um único aparelho, porém, fui ler a opinião da moçada no APP Store e não tive boas referências…vou esperar um cadim mais!

    =)

  • Daniel Taiguara

    ILex o suporte deles é so em Ingles ou pode mandar em português ? Alguns dos mapas deles estão em promoção ! Bem que podia rolar um desconto para o Brasil também !

    ILex ele não avisa de nenhum radar é isso que entendi ou ele avisa de apenas uns poucos mas sem falar da velocidade ?

  • Jorge

    “Enquanto isso, fique de olho no velocímetro.”
    Comentário infeliz, devemos andar com responsabilidade só até quando lançarem uma atualização informando a localização dos radares?

    Tudo bem que certas vias as velocidades máximas são baixas, mas nem por isso deve-se dizer que só por um tempo devemos controlar nossa velocidade…

    • Desculpe, mas comentário infeliz foi o seu. 🙂

      Não ponha na minha boca palavras que eu não disse. A unica coisa dita ali foi a sugestão para não correr e ficar de olho no velocímetro para não passar a velocidade permitida, o que eu acho, modestamente, ser uma boa sugestão.
      Se você viu algo além do que eu efetivamente disse, o problema não é meu. 🙂

    • Desculpa, mas o Jorge tá certo. Também tive essa impressão.
      Esse “enquanto isso” dá a impressão de que quando os radares tiverem disponíveis, você vai poder “meter o pé”…

      • É, impressão errada. 🙂
        Daqui a pouco vão dizer que eu apoio as drogas por causa da frase “O aplicativo impressiona e torna rapidamente o usuário um viciado de GPS”…

        Na boa, o assunto aqui é iPhone, o que fugir disso está fora de contexto. 😉

      • GRM177

        Não tive essa impressão, instigando a correr, mas sim de que eventualmente podemos ser multados e um aviso de radares é útil.

        Assim como uma arma, que pode ser usada para se defender, ela também pode ser usada para ferir, a função de aviso de radares em qualquer dispositivo gps é bem-vinda em um país onde, ao invés de educação e melhoria das estradas, se achaca o motorista.

        Existem pessoas que correm para caramba e que devem ser multadas, mas é injusto que um indivíduo que faça um trajeto 300 dias por ano, ida e volta (600) por uma distração de 10 km/h tome uma multa de quase R$ 200, enquanto outro que passa ali voando todo dia e já conhece a localização de cabeça não seja.

  • Eu tô usando ele e achei o máximo iLex!

    Claro que a voz brasileira e sincronia com os contatos fazem muita diferença, mas já entrei em contato com a Sygic e eles são extremamente entenciosas, até mesmo comigo, que não falo nada de inglês..rs.

    Com certeza, é um app que vale a pena ter, mesmo pra quem não irá trocar o 3G pelo 3GS.

    Abraço, parabéns pelo release!

  • Ops, eu quis dizer atenciosos…rs.

  • Lucas Macedo

    Desculpa, mas em relação a bateria, foi usado o iPhone 3G ou o 3GS?

    • Daniel Taiguara

      La no post ta escrito que foi com um 3G….

  • iLex, você citou:

    “Por isso, se durante a viagem você não precisar receber chamadas, o ideal é tirar o chip (cartão SIM) do aparelho,”

    Não seria necessário somente ativar o modo avião, sem precisar desligar nada?

    No mais, estou usando uma versão Australiana + mapas e voz do Brasil. Infelizmente o preço é proibitivo para mim, e sei também que não é desculpa, porém já consigo ouvir as instruções em português do Brasil.

    Assim que lançarem atualizações e baixarem o preço, sou sério candidado a compra. simplesmente fantástico e faz os usuários de N95 ficarem babando… hehe

    Até mais,

  • Cassio

    D I C A PARA QUEM COMPRAR O APP:

    Acessórios essenciais para utilizar o iphone como gps
    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.11689
    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.15411

    Com R$ 20,00 vc compra esse kit. paga via pay pal e recebe em casa com frete gratís.
    O Site é Chinês, é dificil acreditar que o preço é tão baixo e que o produto vai chegar. Mas acreditem é barato e chega sim.

    • Lucas Macedo

      É verdade já comprei nesse site e estou esperando chegar mais 2 produtos! Podem comprar é de confiança!

    • GRM177

      Cassio (e outros), muito cuidado com produtos do DX que envolvam eletricidade, há relatos de vários acessórios de iPhone superaquecendo, já vi também fotos de produtos fora das especificações (eg., 12V ao invés de 5V, o que, se realmente não fosse uma especificação errada, queimaria o aparelho na hora). Acho um site muito útil, mas cuidado com carregadores de lá.

    • Freitas

      valeu a dica, obrigado.
      Freitas

  • Esse eu querooooooooooooo, já concorrendo..
    Era MEGA fã desse app no N95 que vendi, era o melhor aplicativo de GPS para ele!
    No aguardo…

  • Marcio Sell

    Estou usando há algumas semanas. Acabei comprando pela App Store e não me arrependi.
    Com a atualização melhorou bastante principalmente a procura de localidades.
    Acredito que com as próximas atualizações deve melhorar bastante.

    Ainda quero ver o TomTom…

    Outra coisa: Tem como transferir um aplicativo comprado por mim para outra pessoa?

    • Só se der a senha da sua conta, mas com isso vão todos os outros aplicativos associados. Não tem como transferir um aplicativo de uma conta iTunes para outra.
      É caso, no futuro, você quisesse comprar outro e passar este, não é?

      • Marcio Sell

        Na verdade, o meu cunhado comprou o programa REV, que mostra os dados do carro, pagou 40 dolares e ainda comprou o terminal wireless de 140 dolares… Foi testar no carro dele e o protocolo não é compatível…
        Então ele me ofereceu… Se conseguisse transferir, eu pegava….

  • Alpheu

    Já instalei e particularmente não gostei muito, não é intuitivo, dificil achar as coisas, prefiro meu garmin, pra quem não tem nenhum gps, até quebra o galho !

  • Alex iPilot

    Concordo com o GRM177. Já tem GPS no ML por R$300… Não pagaria mais do que R$20 no app.

  • krikaoli

    Esse aplicativo já me salvou, aqui em Brasília, de perder uma fase seletiva de um emprego pelo qual eu estou concorrendo. O endereço era num lugar super confuso, que não estou acostumado a andar, entre blocos comerciais, da 716 norte, no Plano Piloto. Adoro a voz da Rita e a da Laura (não entendo nada a voz dessa última, mas é bem bonita).

  • Gleisson Ricardo

    Ótimo aplicativo. Só uma consideração e que ele avisa muito emcima para entrar em algum lugar.

  • Vitor Sá

    Eu prefiro comprar um Aplicativo GPS do que um de verdade. É muito mais pratico e barato! Sem contar que está sempre passando por atualizações e varias novas funções podem ser adicionadas, ao contrario de um aparelho que já vem pronto. Por exemplo, existem muitas funções aproveitaveis no iPhone (wifi e 3G para ver o trânsito, bluetooth, bússola para realidade
    aumentada etc. Já num GPS pronto o hardware é limitado….

    E sobre a bateria, um dos acessórios mais úteis para o iPhone é o carregador veicular!

  • Alex iPilot

    Márcio, muito obrigado pela dica do REV, já estou baixando a versão Lite dele e vou procurar o cabo para interface. O meu carro é OBD-II. App fantastico pelo que promete. Eles devem ter outros protocolos também, não?

  • Serginho

    aproveitando as dicas de locais confiáveis para compra, eu comprei meu carregador veicular na
    appstorepro.com
    da marca DLO, que vim posteriormente a saber que era na verdade, propriedade da Philips. Entregue sem problemas e dentro do prazo identificado.
    vlw

  • Alex iPilot

    Vitor, sem querer polemizar, é indiscutível que o iPhone agrega mais funções, mas não é verdade que o GPS dedicado é “limitado”. Um GPS é um handheld touch screen que roda Windows Mobile e pode, teoricamente, rodar qualquer app dessa plataforma no cartão de memória. Serve como MP3, exibe vídeos, documentos, etc. Também pode instalar outros softs, mapas e escolher o melhor, fazendo download de atualizações. Fora a possibilidade de antena externa que ajuda MUITO.

    A questão da bateria não é a duração da carga mas a VIDA útil que é o número de recargas e também depende do regime de uso e recarga. A bateria do iPhone teoricamente vai ter uma vida menor, e depois, como trocá-la?

    • GRM177

      Fato. Pessoas se esquecem que 4-5 hrs acabam com a carga utilizando o GPS (sem falar que qualquer ligação interrompe o uso do GPS e fica-se momentaneamente sem a navegação), e que esse uso constante diminui a vida útil de um aparelho caro.

  • João Luiz

    iLex, o vídeo tá privado. 🙁

    • Puxa vida, não canso de cometer esse erro… :/

      Valeu pelo toque. 😉

  • Pedro

    Utilizo essa aplicativo desde seu lançamento e espero realmente que a Sygic tome vergonha na cara e faça as modificações que promete. Mesmo tendo pago pelo original, eu ando sempre com a versão alternativa instalada em meu iPhone. Ela, por incrivel que pareça, é muito superior no quesito tradução, POI e com uma voz em português do Brasil.

    Além disso, sinto muita falta de um gerenciamento mais intuitivo dos favoritos. Demorei um bocado para entender que o programa lida com os favoritos como se fossem POIs.

    A integração com a agenda do celular seria ainda melhor. É muito desagradavel ter que adicionar duas vezes um mesmo endereço.

    A interface do aplicativo é boa. Ainda possui uma série de pontos pouco intuitivos e que poderiam ser muito mais simples do que são hoje, mas que não invalidam o Sygic Mobile.

    Quanto ao preço, eles precisam abaixa-lo. U$99,90 é muito alto para um aplicativo sem fama e ainda em estagio de maturação. Definitivamente esse preço assusta e afasta muitos usuários que gostariam de tirar proveito de sua funcionalidade.

  • Rudney

    Beleza de dica.
    Assim que chegar o 3GS vou dar uma boa olhada neste GPS para comprar … claro, isso se eu não ganhar a promoção do blogdoiphone hehehehhe
    abraços

  • Eduardo

    A interface dele no Iphone se torna muito mais sociavel do que nos Symbian !!!!!

    Será que não existe a opção de colocar radares, como no Symbian, com o Poiloader ?

    [ ]´s

  • Vinicius

    Repare que no vídeo o sinal do GPS está no mínimo.
    Acho que este é o grande problema, estou usando desde o lançamento mas o GPS do iphone já me deixou na mão várias vezes sem sinal. Semana passada no Rio de Janeiro não funcionava nem por nada, não sei se era o tempo que tava muito fechado, se isso tem algo a ver.

    Mas fica aí a pergunta, pq a Tom Tom está apostando em um kit? Onde existe um segundo GPS dentro do suporte que fixa o iphone? Acho q o GPS do iphone é uma bosta.

    • O vídeo foi feito dentro de casa, com a função de simulação. Não foi usado sinal de GPS aí.

    • pimenta

      Eu tambem utilizo o sygic, e tambem com meu gps ndrive g50, tem funcionamento melhor que o ndrive, porem o grande problema e o sinal que perde toda hora e deixa a gente na mao.precisa de algum tipo de antena !!!

  • Diego

    Dá pra usar com o iphone na vertical? É a posicao ideal para usar com aqueles “mounts” que plugam direto no acendedor de cigarros, apoiando o iphone, e de quebra fazem a recarga.

  • Frederico

    Como já vimos, cada um tem sua opinião a respeito da utilidade e do valor do App…

    É evidente que está caro demais, mas de toda forma tem sua utilidade.

    Pra quem anda sempre com o próprio carro, levo em consideração a opinião GRM177, acaba compensando comprar mesmo um aparelho GPS independente.

    Mas pra algumas pessoas, ter um aparelho GPS incorporado ao iPhone é de suma importância.

    O que o pessoal tem que entender é que por trás de determinados recursos versus determinadas necessidades, $99 dólares acaba até sendo justo.

    Já olhando pelo porte de vendas, se custasse $20 poderia vender muito mais, tornaria a marca mais conhecida, faturaria mais. Já por $99 compra mesmo só quem tem necessidade.

    Enfim, cada um a seu jeito tem suas razões para apoiar ou reprovar. O App é bom, mas não é perfeito. Mas só o fato da Sygic estar dando ouvidos ao público já é um bom sinal de prosperidade.

  • Rodrigo

    iLex, me responda uma coisa: tu testou em um iPhone 3G ou 3GS???
    A bússola faz muita diferença?

    Pergunto isso pq eu baixei o app (comprei) e noto que ele é MUITO lento quando eu faço alguma curva.
    As vezes ele indica para fazer uma curva e eu sigo reto, e no aplicativo ele demora até se “dar conta” de que eu não dobrei. Não sei bem como explicar, mas imagine que a rota diz para dobrar a direita e eu sigo reto. No aplicativo, aparece como se eu tivesse dobrando a direita, e fica meio que “travando” por alguns segundos, até ele atualizar a posição e recalcular a rota. Acho que isso é pq eu tenho um 3G, que não tem bússola.
    Acho que faz muita falta.

    Outra coisa; tu sabes se aquele suporte que a TomTom vai lançar tem uma bússola integrada para resolver este problema? Eu mandei um e-mail para eles mas não responderam. Vou mandar outro e-mail para a centra nos EUA e ver se respondem.

    Abraços e parabéns pelo blog.

  • Daniel Modrach

    O programa com mapas do Brasil funciona perfeito! é só sair de casa que em 30 segundos ele acha os satélites.

    Fui aos EUA semana passada com e levei o Iphone com o Mapa dos EUA (todo o país, com 1,8gb) e para minha surpresa demarava para conectar, isso quando conectava, ainda bem que não dependi dele! No Brasil perfeito, já nos EUA, horrível

  • Alex iPilot

    Vinicius, o tempo nublado influencia bastante, assim como ruas estreitas e prédios altos, alguns tipos de parabrisas no carro, etc. Isso tudo é resolvido usando uma antena externa.

    Rodrigo, nenhum GPS usa bússola no funcionamento. Eles usam algoritmos de cálculo que já são padronizados. Resumidamente, o aparelho capta sinais de satélites. Cada satélite é um relógio transmitindo sua “hora atual” . Quando esse sinal com a hora em que foi transmitido chega no aparelho este calcula a distancia do satélite com base no tempo que o sinal levou para chegar. Essa distancia é o raio de uma esfera. Como são vários satélites então são varias esferas. A localização é determinada pela interseção das esferas. Dois satélites geram duas esferas e a interseção delas é um círculo, então entre outro satélite (outra esfera) e a interseção das 3 são 2 pontos nesse círculo. Um desses pontos é a localização do GPS e ele escolhe o correto por eliminação (talvez um ponto esteja no céu) ou usando a Terra como outra esfera, outro satélite, etc…

    Qual o erro em metros que o programa indica? Eu tenho o MotionX e o erro nunca é menor do que 40 metros. Isso é MUITO para usar curva a curva, senão acontece o descrito: o app demora a perceber que vc virou ou passou reto ou esta na pista/rua errada… Pode funcionar às vezes dependendo do mapa, das ruas, da velocidade, dos satélites recebidos, etc, mas não é garantido.

    Daniel, quando vc desliga o aparelho (ao invés de apenas hibernar) ou quando há uma mudança grande de local (posicionamento de satélites) é normal demorar mais porque todos os novos satélites tem que identificados, calculados, escolhidos,… Não sei como o app mantém esse controle no iPhone.

  • Rodrigo

    Obrigado pela explicação Alex. Eu realmente achava que o GPS contava com bussola também.
    Olha, não sei te dizer o erro agora, mas pelo que lembro do MotionX o erro era coisa de 15 – 25 metros. Tipo, ele sempre mostra o local exato onde estou, o problema mesmo é essa demora em perceber que se fez a curva.
    Vou tentar filmar hoje para demonstrar o que estou falando.

  • Eu chamaria de “arriscado” tirar o chip… O GPS iPhone precisa, e muito, das “dicas” externas. Especialmente na hora de pegar o primeiro “fix”. Imagine sair do túnel e o seu navegador não pegar mais?! Já aconteceu algo parecido comigo 😛

  • Cássio

    Onde encontro a lista das cidades navegáveis? obrigado

  • Edguitarra

    Ilex
    O problema não é custar caro e sim porque o mesmo aplicativo para os EUA custa $39,99. Este tem quase o mesmo tamanho de território do Brasil, explicação para enorme diferença de preço: exploração.

    • Sem querer defender o preço, porque não é minha função aqui, mas acho que o fato dos EUA ter o menor preço de todos os mapas vendidos pela empresa é porque o número de consumidores que compram lá é maior que em qualquer parte do mundo.
      Quanto mais gente compra, mais o preço baixa. Pelo menos é essa a lógica que eu vejo.

      Claro que aí tem também o “efeito Tostines”: quanto mais barato, mais gente compra…

  • Tigones Buell

    Existe alguma lista com as cidades onde o Sygic funcione 100% ??

    Abraços

  • Alex iPilot

    Edguitarra, a diferença é maior ainda. A malha rodoviária americana é 22 VEZES MAIOR do que a brasileira!

    iLex, entendo a lógica que vc citou mas não acredito que tenha havido algum “critério técnico” na fixação do preço da versão brasileira…

  • Edguitarra

    iLex
    A lei da oferta e demanda é ao contrário. Quanto mais há procura por um produto o preço tende a subir e quanto menos há demanda o custo tende a descer.
    Acho que o problema é concorrência, nos EUA temos vários aplicativos para esse fim e aqui só um.

  • Edguitarra

    Mas isso não justifica o aplicativo ser mais do dobro do valor do Sygic US.

  • Aleft

    Eu baixei o GPS sygic Brasil, mas não veio com os mapas do estado do Rio de Janeiro, ou talvez eu não tenha feito algo errado, mas outros estados ele aparece.
    Alguem sabe o que fazer ou onde conseguir os mapas do Rio e instalar nele ?

    Tb fica uma sugestão; seria legal se pudesse ter aqui no forum do blog( isso se ja nao tiver e eu estiver falando besteira, rs) uma sessão para duvidas sobre GPS como o da sygic ou da igo por ex.

  • RIB

    Gostaria de saber, eu tenho um iphone 3g pré-pago, não tenho plano de dados, posso usar o GPS da Sygic no Brasil?

    E nos Estados Unidos?

    • O GPS não necessita de conexão internet, então pode usar até no modo avião.
      Mas para os EUA terá que comprar o aplicativo com os mapas de lá, pq o brasileiro só tem mapas do Brasil.

  • RIB

    Desculpa minha ignorancia, mas se não usa sinal Wi-fi e nem 3g (dados) como ele localiza e modifica as rotas?

    • Ele tem os mapas incluídos no programa, além de se conectar diretamente com os satélites pelo chip GPS.

  • Ricardo

    Eu tenho o sygic instalado em meu iphone e nao funciona ja estou a varios dias tentando fazer funcionar ou entender o seu nao funcionamento, tudo do basico ja fiz, permitir sua localização, estou com cydia instalado, ele funciona mas fica aparecendo AGUARDANDO SINAL GPS, entao por via das duvidas sai pela cidade, testei em outras areas e nada, certa dia estava em sao paulo, e3 tentei usar tbm e nao obtive sucesso, é verdaque que ele funciona somente em APARELHOS DESBLOQUEADOS… pq meu iphone nao é desbloqueado, 16g,vivo, bloqueado, ate tentei desbloquear o mesmo e aqui na minha cidade nao conseguiram estou a procura de um desbloqueio dele, ma diserram que FIRMAWARE DO MODEM 05.11.07 nao existe desbloquei, penso eu q o nao desbloqueio relacionado ao sygic que dizem q nao pega em cel bloqueado, esta ai o seu nao funcionamento
    Obrigado

  • eduardo

    Quria saber se o Sycic versão 7.71 funciona em Goiania. Obridado

  • Egídio J. Giuriatti

    Já estou no meu terceiro iPhone. Ajuda muito, mas o que me deixa chateado é a baixa capacidade de captação de sinal que ele tem. Onde a maioria dos telefones está com 3/5 de sinal o iphone já não tem mais nada de sinal. Tentei buscar uma antena veicular para me auxiliar nisso, mas não encontro nada que efetivamente preste e me ajude.

    Aceito sugestões.