Notícias

Resolvido o mistério da mudança de cor dos iPhones 3GS brancos

Este Blog sempre prezou pela qualidade da notícia publicada, não se contentando em apenas repetir o que outros sites internacionais (ou não) dizem.

Na semana passada, fomos duramente criticados por algumas pessoas que preferem acreditar sem questionar no que publica a grande imprensa, não sendo muito abertas a opiniões divergentes. Nos posicionamos contra a notícia que muitos sites estavam irresponsavelmente divulgando, dizendo que o iPhone 3GS branco mudava de cor por causa de um suposto superaquecimento (leia “Dizem que o iPhone 3GS branco muda de cor. Será mesmo?“).

Mudança de cor no 3GS

Pois hoje saiu a conclusão das análises dos aparelhos que mudaram de cor. E o resultado, como imaginamos, indica que a anomalia pode não ser culpa de nenhum superaquecimento.

Os poucos casos franceses que apareceram foram analisados por engenheiros da Apple. É absolutamente normal, pois se fosse um real problema com o novo iPhone 3GS, a empresa teria que fazer um recall dos aparelhos.

A conclusão saiu hoje pela manhã. O problema parece ter sido originado não de um superaquecimento dos iPhones 3GS, mas sim do contato do aparelho a certas capas de proteção. A prova está que, na Europa, os aparelhos vêm de fábrica com um adesivo alertando que escutar música em um som alto pode danificar a audição. Pois em alguns casos esta etiqueta ainda estava presente, e quando ela foi retirada, a parte de baixo continuava branca. Prova de que a coloração não vem de dentro e sim de fora.

Esse tipo de coisa acontece principalmente com capas mais baratas, feitas na China. Se os usuários afetados tivessem tentado limpar as manchas com uma flanela com álcool, teriam visto que o problema não era no plástico.

É muito fácil repetir sem questionar notícias que outros sites. Afinal, encontrar um defeito no iPhone atrai mais público do que dizer que ele funciona bem. Mas é preferível questionar uma verdade do que divulgar uma mentira.

Mais uma vez: tome cuidado com o que você lê por aí. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dinho

    Suspeitei desde o principio hehe. Amigo meu q tem um 3g com uma capa made in china esquenta tanto q parece q sai d forno :/. As pessoas sempre acreditam em noticias q vem d fora so pq e pais de primeiro mundo :/ parabens bdi 🙂

  • Varejao

    Agora fiquei com medo da minha capa dealextreme. Não gostaria de ficar sem ela.

  • Hugo

    Boa iLex! Carcada em quem flo mal!! rsrs

  • Ricardo Higa

    @Varejão
    … nem tudo que é da China é tão ruim assim vai…
    Vocês que são fanaticos pela marca NIKE, 80% dela é Made in china…
    mais mesmo assim vocês usam e abusam do produto e nunca vi nego dizendo que a parada era zuada, e que não ia mais comprar etc…

    @Dinho
    A questão não é pq o país é de primeiro mundo é que as pessoas devem acreditar…
    A questão é que noticias como estas, saem sempre em país de primeiro mundo… a primeira impressão ea que fica até provarem o contrario certo ? hahaha

    se cuida aé!
    abraços

  • Max

    Boa iLex!

  • Ricardo Higa

    Deculpa o duplo post, esqueci de uma coisinha 😛

    @iLex agora você me provou o contrario!
    otimo post!

    abraços

  • Cleudson

    Mania do povo. Atire primeiro depois pergunte. Parabéns iLex por não ter feito o julgamento antes das conclusões. Somos inocentes ate que se prove o contrário. A Apple e inocente e o blog politicamente correto

  • Como disse o Ricardo, não são todos os produtos fabricados na China (o próprio iPhone é fabricado lá 😛 ), mas as “capas mais baratas, feitas na China”.
    O artigo se refere às imitações, aquelas que se compra em camelô, por exemplo.

  • Sudré

    Alguém tem alguma recomendação sobre onde e qual modelo de “capa” comprar pro iPhone?

    Obrigado!

  • Massa, Blog do iPhone desvendando mistérios

  • krikaoli

    Bom dia! Minha capa e película eu comprei num anunciante daqui, barato e China. gaúchos, meu China está identificando o país. O “valor agregado” ao iPhone é muito alto, imagina se existe um “blog do iPhone” para o omnia…

  • Marcio Sell

    Beleza. Estou esperando o meu branco e agora fico mais tranquilo. Mas uso capa da Switcheasy

  • Henrique

    iLex a palavra “suspeita” não é afirmação de nada!!! E pelo que pude acompanhar desse assunto toda referencia era de uma hipótese sobre aquecimento.
    Ninguém deseja que tenha algum problema no iPhone pois adoramos este Smartphone, mas se sentir “ofendido” pq noticiaram que existia uma hipótese de aquecimento… Que exagero!!!

  • Mário

    iLex eu li em um site que o uso excessivo da tela oleofóbica do iPhone 3GS pode dissoluir com o uso excessivo, isso é verdade ou é mais um erro da imprensa?

  • Thiago

    Parabéns iLex, isso é que é profissionalismo

  • rodrigo (batatavt)

    Alguem esta conseguindo acessar o itunes? estou desesperado pois ha mais de uma semana,não consigo acessar para baixar apps. Se algem puder me ajudar ficaria grato.
    obrigado

  • Henrique, quem é que ficou ofendido aqui?
    Leia direito. 😉

  • Leandro Moraes

    Pois é, a grande mídia sempre fez isto com tudo, sempre engananando “todos”, com política e outras coisas, imagina se iriam se preocupar em serem cautelosos com notícias sobre um telefone.
    Mais uma para vc iLex.

  • Houve UM ALEMÃO que teve problema com a tela anti-gordura do 3GS e publicou imagens na net.
    A Apple pediu para analisar o aparelho, mas até agora o alemão não enviou.

    Alguém aqui acha realmente que esse tipo de notícia merece espaço aqui?
    Quando tiver uma notícia REAL sobre o caso, aí sim dedicaremos uma matéria. 😉

  • Nersoooo

    iLex.. http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3860077-EI4796,00.html
    realmente os cara jogam a noticia sem antes mesmo procurar saber a verdade! absurdo!

  • Ufa!!! Pelo menos não deixa de ser uma boa noticia… Afinal de contas, a nova versão esta melhor, novas funções e tudo que já sabemos… Agora confirmado sem essa de superaquecimento, melhor ainda!!

    Abs!

  • Pois é, Nersoo, essa outra matéria aí beira mesmo à MENTIRA, porque a Apple NUNCA admitiu que há superaquecimento nos 3GS.

    Até parece que tem alguém PAGANDO para que a desinformação seja espalhada…

  • Sérgio Carvalho

    Repetindo todos acima, e o que eu já disse várias vezes, parabéns iLex, demonstra que além de apaixonado por tecnologia sabe muito de jornalismo informativo e investigativo… vlw

  • Gomero

    O povo gosta de querer ferrar com o que está fazendo sucesso… a moda agora é a bateria é uma m…. e a tela oleofóbica gasta e fica feia com o tempo… será?

  • Max

    iLex, eu fui um dos que te questionou na semana passada, e sinceramente, não acho que foi uma dura crítica. Pelo contrário, apenas questionamos quando vc disse que o report veio de uns franceses “mal intencionados”, quando na verdade tinha gente nos Estados Unidos (PC World) que estava com o mesmo problema. Portanto, faltou um pouco de isenção. Tenho um iPhone 3G e adoro o mesmo, mas não acho que só por isso não posso criticar nada que venha da Apple. Foi colocada uma dúvida no ar sobre o superaquecimento de aparelhos 3GS, e que continua aberta. Porém, ao que tudo indica deve ser problema em apenas alguns poucos aparelhos, e não um problema de projeto, pois senão teriam milhares de reclamações, pois já temos mais de um milhão de unidades vendidas mundo afora.

  • Igo

    iLex, vale a pena trocar um iPhone 2G 8GB e um iPod Touch 1G 16GB por um iPhone 3G?

  • Henrique

    iLex vc indiscutivelmente é referencia sobre iPhone, e comento no seu blog justamente pq acho que vc é super competente no assunto. Quanto a minha leitura, não acredito que haja nenhum problema, até porque eu concordo com vc sobre a postura em relação ao “problema de aquecimento”.

    Mas sua postura foi de ofendido sim, como vc mesmo disse utilizando a frase: “me agrediu enquanto comunicador” quando recebeu a referida noticia. Acho que quem se sente agredido também se sinta ofendido.

    Repito que tb achei exagero os posts sobre a hipótese do iphone aquecer.

    Fui contra a sua postura em criticar os jornalista que comentavam sobe a SUSPEITA do problema, pelo que vi nos sites americanos e também brasileiro em nenhum lugar era afirmado que o referido problema de fato acontecia. Eu não vejo problema se a noticia é colocada desta forma.

    Desculpe se também o ofendi… abraço e sucesso pra vc!

    • Henrique, o problema é que os grandes meios de comunicação sabem o poder que tem, e mesmo assim não se preocupam em tomar cuidado.
      Perceba o link que o Nersooo postou. O título não dá margem a “suposições” e diz claramente uma mentira.

      O que ficou para a grande maioria é que o iPhone 3GS dá problema de superaquecimento e não que “há uma suspeita” disso.

  • Homero

    Eu sabia q tinha algo errado na noticia. Vou ficar esperto com as capas. Comprei uma capa Skin e comigo aconteceu o contrario, a capa branca ficou manchada de azul por causa da calça jeans.. É preciso ver pra crer.

  • Parabéns iLex, mais uma vez você mostrou que um bom blog produz suas próprias matérias e não apenas copia com vários outros 🙂

  • Cambone

    iLex, você é o cara. 🙂

  • Giron

    Bem pessoal, olhem pelo lado positivo. Agora sabemos que o iPhone 3GS tá tranquilo. Além disso, pensem bem, são essas polêmicas que fazem o blog ficar legal como está. E imaginem o trabalho que o iLex não teve pra descobrir essas informações…o cara ficou ocupado mais de uma semana…hehehe.

  • Fabian

    O legal é que o Terra publicou exatamente o contrário ehehe

  • Nersoooo

    A verdade tambem eh uma soh.. eh so o produto ser bom, que ja vem um monte de invejoso que nao tem e fala um monte de porcaria, como ex. o michael jackson, agora que morreu venda de disco aumenta e todas as paginas so falam nele como um Papa.. mas seria preciso ele ter que morrer pra se dizer bem do cara ! foda

  • Bruno

    porem o aquecimento do 3GS eh uma coisa que parece estar sendo bem falada no mundo todo, nao so pq saiu essa noticia de q poderia mudar de cor, mas ao q parece aquece mesmo…

  • GRM177

    Em compensação a proteção anti-gordura parece mesmo ter um sério problema, segundo a Macmagazine.

  • Diogo Fernandes

    http://support.apple.com/kb/HT2101

    Deem uma olhadinha… operar o iphone fora dessas margens pode gerar superaquecimento, oq é normal em qualquer aparelho eletronico trabalhando fora dos limites de temp.

    só acho relativamente curto o limite de temperatura, mas é só deitar numa rede embaixo de uma arvore e curtir seu iphone que esta tranquilo 😀

    abs.

  • Rodrigo

    Falando em superaquecimento lembrei de uma dúvida: tenho uma caixa de som e um carregador de carro p/ IPOD q quando coloquei o IPHONE p/ testar, mandaram uma mensagem dizendo q o aparelho não é compatível… Posso tentar usar? Tem algum perigo com relação a aquecer o IPHONE ou algo assim…?? Valeu galera

  • Mas que aquece, aquece…. e como aquece!!!

  • Gui

    iLex!
    Sem querer defender os franceses, mas… nessa parte:
    “Esse tipo de coisa acontece principalmente com capas mais baratas, feitas na China. Se os usuários afetados tivessem tentado limpar as manchas com uma flanela com álcool, teriam visto que o problema não era no plástico.”
    Você falou de limpar o iPhone usando uma flanela com álcool, né? Mas isso não danificaria realmente o aparelho??? Porque eu já cansei de ver manuais de celular avisando para não utilizar produtos quimicos como álcool(entre outros) para limpar celular!