Notícias

Palm Pre sincronizará perfeitamente com o iTunes. O que a Apple irá fazer?

iTunes loves Pre

Não tem como não comparar o novo celular da Palm, o Pre, com o iPhone e aliás, é isso mesmo que a concorrente da Apple quer, apostando pesado na fórmula “imitar características do iPhone + suprir suas falhas“.

A semelhança com nosso precioso é tão grande que muitos apostam que a Apple só esteja esperando o lançamento do Pre para entrar na justiça na defesa de suas patentes. Mas a Palm pode estar indo longe demais, querendo cutucar a onça com a vara muito curta.

O blog da revista Fortune divulgou hoje que, conectando o telefone no programa iTunes, ele reconhece perfeitamente o celular como se fosse um iPhone, permitindo assim sincronizar músicas, contatos e fotos. As únicas coisas que não são possíveis de passar para o Pre são as músicas protegidas por DRM compradas na iTunes Store e, obviamente, aplicativos.

Isso mostra como a Palm está vindo com tudo para brigar diretamente com o iPhone. A facilidade do iTunes de sincronizar todas as informações importantes com os gadgets da maçã sempre foi o trunfo da Apple, que mais do que vendedora de aplicativos, músicas e filmes, é uma fabricante de hardware. O Pre vindo já de fábrica com essa possibilidade ganha assim uma grande vantagem para a concorrência, principalmente entre os que não querem mais saber de iPhone ou ainda não adquiriram um.

Eu fiquei dois dias testando o sistema Android em um telefone G1 (da HTC) e uma das grandes falhas do sistema/aparelho era justamente a sincronização. Eu não consegui uma maneira fácil e prática de colocar músicas dentro dele e isso que me considero um heavy user de aparelhos tecnológicos.

Obviamente que para poder vir com essa compatibilidade nativa, a Palm deve ter usado um pouco de código proprietário da Apple para a conexão com o iTunes, o que faz todos terem certeza que haverá repercussões na justiça.

Eu até acho o Pre bonitinho, mas a estratégia de marketing deles parece ser equivocada. A Palm está apostando todas as suas fichas no que pode ser sua tábua de salvação, mas ao mesmo tempo está expondo suas cartas muito antes do jogo começar. Lançados ambos praticamente ao mesmo tempo, o novo iPhone pode muito bem vir com todas as características iguais ou melhores que as do Pre e ainda mais barato, o que, aliado à vários processos judiciais, poderia decretar o fim definitivo da empresa de PDAs.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • #Nemli (ainda)

    mais gostei da foto, auhauhauhauhuha.

  • Filipi

    eu odeio o palm pre, ele é feio. E imita o meu precioso

  • Comentário completamente inútil do Hugo.

    Sobre o post, concordo que a apple tá esperando ser lançado para entrar na justiça, já deve ter toda a papelada pronta, só aguardando o momento certo.

  • Rafael Nogueira

    A Microsoft sempre fez isso e nunca deu em praticamente nada.
    Isso desde a época que o IE deu um “ctrl c” -> “ctrl v” no netscape e os ocorridos na justiça ainda foram positivos (tendo em visto os benefícios que as cópias trouxeram).

    Tem um vídeo da Discovery mostrando como essas empresas jogam sujo e ainda ganham. É uma vergonha, mas infelizmente é o que ocorre.

  • Rafael Nogueira

    ^^ postado de meu blackberry.

    Mas que é mey-gay é hauhuahua

  • Edguitarra

    Isso é pra Apple parar de ficar fazendo joguinho para implementar coisas no Iphone. As vezes da raiva, todo mundo trocando fotos pelo bluetooth na sua frente e você não pode, vídeo não rola, entre outras coisas que qualquer celular jaguara tem.

  • Welton

    não sei pq .. mais acho que não vai dar em nada =)

  • Edguitarra

    Na época do Ipod a Apple perdeu muito mercado para os celulares que vinham com MP3 player. Agora vai perder espaço para as outras marcas que estão com mais tecnologia implementada.

  • Marcel

    Eu acho que a apple não precisa nem se preocupar…
    só pelo fato de um celular que TENTA ser uma cópia do iphone vir com teclado de botões, já mostra que o Palm Pre tem que ralar muito ainda pra chegar próximo a apple….

  • Sam

    Fato é que as empresas de telefonia móvel, como BLACKBERRY, HTC, LG, SAMSUNG e entre outras a PALM estão jogando pesado para conquistar os consumidores reconhecendo que o iPhone é um marco na história. Prova disso é q o PRE tem muitas funções semelhantes ao nosso precioso.
    Isso de alguma maneira é bom para nós consumidores pois teremos mais opções no mercado. Tbm podemos acreditar que a Apple deverá sempre investir nos seus produtos futuros.
    Qto a uma possível indenização, não acredito que seja o caso pois creio que nenhuma empresa se arriscaria em perder milhões de US$ em tempo de crise. Só dou um nome pra tudo isso: MARKETING APELATIVO!

    Sam

  • Alex

    Se não pode vencê-lo, “dock-se” a ele!!

  • Victor

    Rídiculo é uma empresa que se diz tão capaz de competir no mercado atual de Smartphones (palm) ficar se utilizando de programas de uma das principais fabricantes e consequentemente sua concorrente direta. E ainda tem gente capaz de afirmar que o Pre vai superar o iPhone…
    Se fosse tão bom o time de desenvolvimento da Palm teria criado um software próprio para sincronizá-lo melhor ou superior (o que é bem difícil) ao iTunes.
    É a mesma história do carregador sem fio, de que adianta ser tão inovadora, e não incluir o recurso na caixa e oferecer como um opcional?

  • Henry

    por essa eu n esperava 😛

  • Alex iPilot

    Poderia ser sacanagem com os consumidores da Palm mas enquanto se decidisse a questão na Justiça, bem que a Apple deveria bolar algum jeito de identificar o Pre “intrometido” e tirar proveito fazendo alterações no aparelho, nada drástico, mas alguma mensagens bem boladas na tela já seriam interessantes, hehehe…

    Por exemplo: poderia aparecer na tela no Pre aquele abacaxi do jailbrake, beeeeeeeemmmmm grande, HAHAHAHAHA…..

  • I see lawsuits for Palm in the future.

  • Allan Sklarow

    Concorrência sempre é bom, assim a Apple vai ter que se mexer e trazer inovações. Sou totalmente à favor, e acho pouco provável ser necessário o uso de código proprietário para sincronizar com o iTunes… Go Palm! Go!

  • Victor Mello

    A apple que se cuide. A Nokia já lançou N97, que na minha opinião dá de 10 a 0 no pre. E agora ela já abriu a Ovi Store, que vai competir com a app store da Apple… Vamos ver no que vai dar.

  • Allan Sklarow

    E claro que não é vantagem alguma criar um novo software apenas para o Pré, as pessoas estão acostumadas com o iTunes, Windows Media Player, Winamp… Fazer um aparelho com todas essas vantagens ajuda a chamar a atenção de novos clientes que não querem se livrar das facilidades e peculiaridades dos seus softwares prediletos. E quem não gosta do iTunes e gosta do iPhone? Eu por exemplo, uso o iTunes só pra sincronizar, adoro ouvir música no pitoresco Winamp. Se a Apple pensar como a Palm, os que mais saem ganhando somos nós, clientes e usuários, só não se pode pensar de forma pequena, gerar uma flamewar sem fim, deixe isso para as empresas, vamos relaxar e aproveitar o que elas oferecem…

  • “(…)aliado à vários processos judiciais, poderia decretar o fim definitivo da empresa de PDAs.”
    NUNCA que uma empresa do porte da Palm ia acabar devido a alguns processos de pantente iLex. Foi um comentário realmente sem necessidade de sua parte.
    E eu continuo dizendo que o iPhone não é o único celular do mundo com funções interessantes. Vamos maneirar…

  • Como não sou bem vindo no seu blog vou me ausentar dos comentários.
    Em relação a sua réplica sobre um comentário meu num post anterior, realmente eu não possuo iPhone, mas tenho muita vontade de possuir um. Talvez próximo ano, quando meu N95 8GB estiver mais velho.

    • Neto, não sou eu quem fala que a Palm vai mal e não é só pela Apple.
      A empresa está faz tempo no prejuízo e muitos analistas consideram que o Pre é a última chance da Palm se recuperar.

      Aconselho uma lida neste artigo onde ela é apontada como uma das 20 empresas que podem desaparecer até 2010:
      http://247wallst.com/2009/04/15/twelve-major-brands-that-will-disappear/

      Quanto a ser bem-vindo ou não aqui no Blog, é você quem está dizendo. Deve ser pelo seu jeito de falar que pode soar meio agressivo. Talvez outras pessoas fora daqui já tenham feito esta observação a você.

      Não venha com pedras na mão achando que outros também estão com pedras. Estamos aqui discutindo na boa.

  • Guh

    Pena que demorou dois anos pra vir um celular pra bater com o iPhone, com certeza a Apple vai lançar algo com mais alguns anos a frente dos concorrentes.. rsrs

  • Wagner Kobayashi

    Acho que o pessoal está entendendo mal: o Pre sincronizar com o iTunes não significa que o iTunes será o software oficial de sincronismo com um PC. Será apenas uma opção.

    A Palm deverá lançar uma atualização de seu software para PC, o Palm Desktop, que existe há muito tempo, e serve para sincronizar várias coisas que o iTunes não sincroniza. Aliás, o Palm Desktop tem muito mais opções de sincronismo que o iTunes. Por exemplo, vc pode editar a agenda, tarefas, bloco de notas e outros no Palm Desktop, que depois passa para o PDA via sincronismo. No iPhone, vc precisa de outros softwares para sincronizar agenda e ainda não tem como sincronizar o bloco de notas.

    Além disso, assim como sempre ocorreu com os PDAs da Palm, não necessariamente necessitará de software de sincronismo para música. Faz-se a instalação de músicas via Windows Explorer mesmo, no copiar e colar. E é bem provável que será possível sincronização com o Windows Media Player, assim como os PDAs da Palm já fazem hoje em dia.

  • Voltei e li.
    Por fim, acho que o Palm Pre fez TANTO MARKETING, que quando o aparelho for lançado nem vai ter mais graça.

    E aí ela vai de cara com a Apple e o novo iPhone :}

  • Arthur Oliveira

    A Apple vai acabar surpreendendo todo mundo. Isso porque não é só o Palm Pre, mas muitos outris celulares concorrem com o iPhone.

  • Lucas Abduch

    iLex andou lendo o Link (caderno tec do estadão) desse mês ein!! (Heavy user)

    hehehehehhheh 😉

  • ifire

    É uma cópia mesmo, a Palm deve ter encomentado nos camelos da china que já são especialista em cópia, o hardware deve ser o mesmo assim como sistema só colocaram algumas coisas que a Apple não fez, a grande prova sincroniza com itunes e provavelmente os aplicativos também devem rodar nele. Cópia pra mim é igual a dos chineses pelo memos eles não disfaçam.

  • Jean Alvarez

    Isso já é desespero, mas não deixa de ser uma boa estratégia.

  • Gustavo Amarante

    Hehehe, no início de 2006 existiam fortes rumores de que a Apple iria comprar a Palm.

    http://arstechnica.com/old/content/2006/02/6140.ars

    ou

    http://www.pcw.co.uk/personal-computer-world/news/2149813/apple-bite-palm

  • Raphael

    Não estou surpreso. Alguns dos funcionários que desenvolveram o Palm Pre são ex-engenheiros da Apple. Obviamente tem um “roubo” de tecnologia aí. Acredito que o iTunes não irá mais fazer dobradinha, nem judicialmente, somente com os iPods e os iPhones…

  • Vandder

    Eu tb vou embora participar só do blogdon95.com viu? Magoei… Ahahahaha… Olha, mudando de assunto, tem novidade boa da Apple vindo por aí… Quem sabe fazer, faz bem feito… O IPhone tem pra melhorar sim, mas isso não é difícil não… veja os especialistas durante o lançamento do Iphone falaram que sua principal deficiência era não possuir aplicativos, heim? 1 bilhão? Ouvi bem?é bem cheio de inutilidade, mas tb tem coisa boa demais… Não vivo sem minha Hp12c por exemplo…

  • Rodrigo

    A conta é simples:

    Os macs são os melhores computadores do mundo. E palm não foi feito para eles.

    Palm nunca sincronizou muito bem com mac. Palm desktop pra PC já era chulé, pra mac era chulé com frieira.

    Um celular copiado, tosco e feio? Triste… Aliás vai ser mais uma vez que a palm copia a Apple. Lembram do Apple Newton, o primeiro PDA do mundo? Então surgiu o palm pilot…

    Cara, a Apple lançou a interface gráfica nos computqdores. A Apple lançou o primeiro mouse. O primeiro mp3 player que não era uma piada de 128mb… O primeiro netbook que cabia no bolso e todo mundo pensava ser telefone… Sempre poderemos esperar coisas boas da nave mãe!

    Já da palm… Acabava a bateria, tinha que formatar… Argh! Minha ultima aquisição foi um lifedrive 4gb que usei uma semana e ainda está na gaveta…

  • Rafael Nogueira

    Uma boa sacanagem futura da apple seria na atualização do firm modificar alguns metodos da sincronização (exigencias na identificação) e no Itunes, para dar falhas no palm copy, ops, no palm jardim, quero dizer, no “pré”.

  • Rodrigo

    iLex, o feed não está mais atualizando no Google Reader… Abs

  • Alex iPilot

    Rodrigo,
    Aconteceu comigo também e era o link desatualizado. Confere se o endereço é:
    http://feeds.feedburner.com/blogdoiphone/rss
    []´s

  • Tomaz Antonio

    Não dá para gostar do Itunes! Somente uso por ser obrigado.

  • internetico

    Bobagem, a rim com seus celulares ja funcionam com itunes a muito tempo…nao creio que o pre assuste ninguem, estou ha uma semana brincando com o HTC Pro 2 e digo, este sim mete medo…se nao fosse pelo windows mobile, seria perfeito, ainda que, graficamente feio, o windows mobile e’ excelente, a microsoft nele acertou. Iphone esta acima de todos eles hoje, mas se um grande upgrade nao for anunciado pela apple dia 8, sinceramente, pego o HTC Pro2 junto com um Ipodtouch, porque neste caso,a apple comecara a estar defasada.

  • internetico

    Palm se errar neste tera o fim triste da motorola, que hoje deveria pela sua historia estar no lugar da Nokia em vendas de celulares, e esta ainda falando do Razr 🙂

  • Alessandro

    Concordo com o Tomaz. Itunes só por obrigação mesmo.

  • Rômulo wagner

    Realmente só uso o itunes porque sou obrigado também. Eu gostei desse Palm pre, trocaria meu iphone 3G ATUAL por um tranqüilamente. Mas claro se você comparar como o “NOVO” iphone (que não sabemos nem se vai ser lançado mesmo) aí o produto da Apple ganha.

  • Muitos reclamam do iTunes, mas é pq muitos usam o programa no Windows… Se usado no Mac o iTunes é ótimo!

    E esse Palm Pre não me chama atenção.

  • Marcel

    Eu acho engraçado que tem umas pessoas que entram no BLOG DO IPHONE, e ficam bravas porque a galera puxa saco da apple… será talvez que é porque como o próprio nome diz BLOG DO IPHONE??? é a mesma coisa que vc entrar no site do Palmeiras e querer que neguinho fale bem do Corinthians… Brincadeira né!!! Lógico que tem quem exagere, mas ficar bravo e vir falar que o dono do blog ta escrevendo puxando saco do iphone é um absurdo…. Não gostou vai pro blog do PALM PRÉ então…..

  • thiago.id
  • Ricardo

    Conforme twitado pela @garotasemfio, por que esse auê pelo Palm Pre sincronizar com iTunes? Blackberry Bold já não faz isso há tempos?

    De qualquer forma, ainda fico com meu iPhone 3G.

  • Bruno

    acho q a apple deve lancar uma atualizacao do itunes pra impedir isso…

  • TiagoSouza

    o Pre está cada vez mais perfeito!.. =D

    tive uma crise de risos quando descobri que ele ia sincronizar com o iPhone..isso é que é ser nerd..hehehe

  • TiagoSouza

    o Pre está cada vez mais perfeito!.. =D

    tive uma crise de risos quando descobri que ele ia sincronizar com o iTunes..isso é que é ser nerd..hehehe

  • Vicente

    Não acredito que poderá ser o fim da Palm.
    Mesmo com o novo modelo chegando, sempre vai ter quem goste e quem não goste…

    Ela não seria tão ingênua de usar algo da Apple a troco de processos.. Será?

  • aindaSacnei

    Cara, só tem um nome para estes tópicos e comentários. SURREAL.

    Levanta a mão quem aqui não gostaria de ter todos os celulares do mundo conectando na sua “loja virtual” para sincronizar as musicas e outras informações?

    Cara, se você não levantou você é muito burro. Hahahaha este ícone do iPhone com ciúmes/raiva do Palm é hilário. Mas hilário no sentido de ridículo porque deveria ter um ícone com um iPhone com o sorriso na orelha.. tipo VENHA A MIM… hahaha

    Criar um aparelho e criar um conceito/modelo de vendas são coisas beeeemmm diferentes…

    Quanto tempo voces acham que leva para um hiPhone da vida conectar no iTunes? … wait…

  • Pingback: iTunes é atualizado para a versão 8.2.1 para evitar compatibilidade com Pre | Blog do iPhone()

  • Vitor

    Cara, vc falou q não descobriu uma forma fácil para passar as músicas no G1, mas eu particularmente prefiro a forma dele. É simplesmente colocar um cabo e arrastar a música como se fosse num pendrive. Sem precisar ficar dependente de software e de qualquer computador. Melhor ainda, se eu quiser eu posso pegar dos meus computadores, sem precisar de cabo, via wifi e ftp. Posso ainda baixar pelo browser ou pelo email. Existe tb no Android aplicações específicas para baixar música. E se eu não gostar do player original, posso simplesmente baixar outros alternativos. Essa flexibilidade eu acho bem mais interessante do q a forma q eh feita no iPhone.