Rumores

Agora é a vez de atacarem a tela oleofóbica do 3GS. Por que?

Oleophake

Toda vez que se aproxima uma grande apresentação da Apple, como WWDC ou Macworld, uma onda de boatos invade a internet. Já estamos acostumados com isso. A novidade é que parece que está surgindo uma nova “categoria” de boatos, a de “pós-lançamento” de um produto. Vamos procurar entender como funciona esta “indústria de rumores”, que acredite se quiser, faz gerar bastante dinheiro.

Os boatos são alimentados por dois grandes fatores.

O primeiro fator é o estranho fenômeno dos “15 minutos de fama anônima“. Pessoas que tem o prazer de criar imagens falsas de produtos que não existem, para ver se a maior parte do mundo acredita. É a versão moderna do trote telefônico, que atinge um número muito maior de pessoas.

O segundo fator que contribui muito com a divulgação deste tipo de “notícia” é o interesse dos sites em atrair público, não importando a qualidade da informação. Porque por incrível que pareça, rumores chamam muito mais a atenção do que notícias triviais, não importando se eles são verdadeiros ou não. As pessoas adoram sonhar. E é muito difícil um editor barrar um rumor quando vê que seu concorrente o publicou e está chamando a atenção com isso. E como visita gera dinheiro de publicidade, eles publicam sem questionar a notícia. Afinal, questioná-la seria o mesmo que matar a Galinha dos Ovos de Ouro.

Ou seja, nesse ecossistema perfeito, temos quem gosta de criar notícia e quem a usa para se promover. No fim da corrente, o leitor, com uma sede interminável de informação que quer acreditar em tudo o que lê. O que faz tudo isso funcionar é que este último tem memória curta e depois de duas semanas já não lembra mais da mentira publicada.

E repare que nem vamos citar os casos de notícias falsas plantadas pela concorrência para descredibilizar um bom produto.

——-

O que parece estar acontecendo é que começam a surgir vários rumores pós-lançamento do iPhone 3GS. O primeiro foi o da mudança de cor nos modelos brancos, criado por dois franceses (que muito provavelmente se conhecem). Isso gerou artigos em sites do mundo inteiro, afirmando que o telefone sofria de superaquecimento. Há casos de editores que exigiram em seus textos que a Apple fizesse um recall imediato de todos os 3GS, antes que fosse tarde. Na carona, chegaram a afirmar que a Apple confirmou o problema, apenas porque ela atualizou sua antiga página sobre temperatura com o novo modelo, numa demonstração de que um boato pode gerar outros.

Agora surge um outro desses boatos. Um alemão reclamou em um fórum que depois de duas semanas a tela oleofóbica (anti-gordura) do seu novo 3GS estava deixando marcas, como na foto no início deste artigo. Foi o suficiente para que sites do mundo inteiro aclamassem que o sistema anti-gordura não era perfeito e que depois de pouco tempo deixava marcas.

Marcas na tela do 3GS

A quem interessa esse tipo de notícia? Aos concorrentes da Apple, é óbvio. Eles, na sua incapacidade em criar um produto a altura do iPhone, adoram quando “notícias” como estas aparecem na internet, porque sabem que a grande maioria dos leitores só lê o título do texto e olham as fotos.

Mas por que o Blog aqui não comentou do problema das telas oleofóbicas como todo mundo fez?
Porque aconteceu apenas UM caso, e isso não caracteriza exatamente uma notícia. Além disso, a Apple pediu para o alemão para que ele levasse o aparelho para que fossem realizadas análises, mas até agora o tal alemão não entregou o aparelho à Apple. Ou seja, a probabilidade que seja isso uma mentira é maior do que a de ser verdade.

Se você costuma ler outro site que publicou esta “notícia” e não se questionou sobre isso, é melhor você começar a rever suas leituras…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cleudson

    Olha a concorrência trabalhando

  • Aécio Santos

    É iLex as pessoas deveriam utilizar sua criatividade em algo mais útil para a humanidade.

  • Guilherme Bravin

    HAuHUAhA….como sempre hein Ilex! =)
    Parabéns!

  • Agora vamos ver o que vao inventar rsrsrs

  • Boa iLex, boa…
    Foi isso que eu falei pros meus amigos chatos(chatos apenas pelas brincadeirinhas…) que mandaram o link dessa noticia para mim, dizer que o iPhone eh uma merda…
    Se 2 realmente descoloriram e um realmente manchou a oleophobic, o que são 3 aparelhos em 3, ou sei lah qtos milhoes de 3GS jah vendidos???

  • Marcio Sell

    Infelizmente é o retrato da concorrência predatória. Faz-se tudo para vender seu produto, seja por méritos próprios ou por boatos plantados na internet e imprensa

  • Overlord

    Só o tempo dirá, iLex, quem está certo.

    Assim como um site não pode afirmar o problema sem apresentar provas, nós (e tu em especial já que tens um blog especializado no produto em questão) não podemos afirmar categoricamente que o problema não exista. 😉

    Uma coisa é ser um fã da Apple.
    Outra é ser racional.

  • Frederico

    Você pode ter certeza que a Apple adora isso. Não se houve falar de N95, Blackberry, etc e tal.

    Só se fala do iPhone… bem ou mal.

    Quem faz esse tipo de coisa pensando em prejudicar a Apple, dá um verdadeiro tiro no pé.

  • André

    É estranho por ser, a tal mancha, uma diferente da outra;
    o alemão deve usar algum creminho para as mãos. rs
    E o foco está na parede, teto… como podem dar crédito para fotos fora de foco?!

  • Com toda a certeza, Overlord, ninguém pode afirmar que o problema com as telas oleofóbicas realmente não exista. Por isso mesmo que eu não afirmei isso em nenhuma parte do texto. 🙂

    O que eu questiono é criar uma notícia por causa de UM caso.
    E não adianta dizer que os sites apenas “falam de um provável problema”. A prova está nos emails que o nosso amigo Bogod acaba de relatar que recebe. As pessoas olham a manchete e já tiram conclusões e todo o editor de site sabe disso.

    Já disse e repito: se houver mesmo algum problema REAL com as telas oleofóbicas, seremos os primeiros a dar a notícia, como foi o caso da falha dos SMS e do problema de wifi do OS 2.2.1.

    Ser fã nós somos, mas não cegos.
    Nosso compromisso aqui é com o leitor, não com a Apple. 😉

  • thigrind

    …tem sites que dizem que o “iPhone tem o ‘i’ de inferno”, outros dizem que “o 3GS tem problemas de tudo quanto é jeito”…. provavelmente o ‘melhor aparelho do mundo’ é um NOKIA e o ‘sistema do Senhor’ seja o Windows, neh?! kkkkkkkk… 3GS e os iPhones em geral (incluindo o classic) ainda não foram superados em nenhum aspecto (nem na beleza e muito menos na qualidade, funcionalidade, processamento, etc).

  • Mateos Tscha

    O mais interessante é que você fala usa TODOS os rumores e boatos para se dizer melhor que os outros por não publicá-los. Seu blog sempre publica os boatos atrasados tentando se dar bem em cima deles, dizendo que você não fala de rumores e blábláblá.

    Foi assim na época do lançamento do 3GS, onde voc~e não falava que ia publica os rumores que eram falados por aí, mas acaba citando todos, a mesma coisa no caso das cases “queimadas” e agora também.

    Chega de se aproveitar dos rumores para fazer aquilo que diz que os outros fazem: se aproveitar!

  • jaime13

    Grande post,
    Toda a verdade foi dita.

    Quantos as imagens a primeira coisa que reparei foi que as manchas eram todas diferentes, isto tudo num iphone o que pareceu-me um pouco esquesito….

    Acredito que sejam imagens forjadas

  • Iago Mello Moraes

    oi iLex td bem? acompanho o blog de vcs a muito tempo e estao de parabens pelo ótimo trabalho.
    Bom, tenho uma amigo que vai para o Chile em outubro e keria saber se ateh la o iphone 3g s ja vai ter chego la e se o preço será o msm que esta sendo dito nos preços da América Latina R$620,00 o d 16gb?

  • Lucas Steffen

    Hahahaha!!!
    Por isto que o 1 Blog que olho é este, se não foi comentado aqui, muito difícil de ser verdade.. rrsrsrs

  • estevao

    iLex, eu li a notícia em outro site, mas sempre leio primeiro o seu Blog, pois realmente em termos de iphone, acho que ninguém é mais informado que você.

    • Pessoal, não é questão de ser mais informado ou não.
      O que eu convido a todos é se questionar SEMPRE quando lêem uma notícia, não importa onde.

      A intenção aqui não é dizer que o Blog do iPhone é melhor do que ninguém, a gente também comete erros de vez em quando.
      Mas é importante que sejamos críticos com o que lemos, nunca se contente apenas com a manchete. 😉

  • Nersoooo

    Como disse o thigrind em cima, os celulares de hoje nao superaram ainda o iphone, porque ja perceberam , eh lancar um celuar touch screen oque se mostra no site ?
    celular bla bla bla camera 3.1 musica player, touch screen = iphone, nao adianta ele foi uma revolucao, e fas de outras marcas odeiam e nao querem se quer falar o quanto ele eh bom! E se realmente ele vira noticia facil, eh pq mta gente interessa em ver noticas dele!

  • JanjaBoy

    Qual será o próximo ?
    A postem suas fichas…….

  • Márcio

    Possivelmente o próximo boato será de que o iPhone vicia e causa dependência!!!

  • Iago Mello Moraes

    e então alguem sebe me responder:
    oi iLex td bem? acompanho o blog de vcs a muito tempo e estao de parabens pelo ótimo trabalho.
    Bom, tenho uma amigo que vai para o Chile em outubro e keria saber se ateh la o iphone 3g s ja vai ter chego la e se o preço será o msm que esta sendo dito nos preços da América Latina R$620,00 o d 16gb?

  • Iago, aconselho você perguntar isso no fórum:
    http://forumdoiphone.com.br

    Mas ainda ninguém sabe de nenhum preço nem data na América Latina.

  • Mateos, essa notícia da tela oleofóbica eu vi ainda na sexta.
    Se eu quisesse realmente tirar proveito dela sendo “o primeiro a publicar”, eu já teria feito isso. 🙂

    Sabe aqueles leitores que adoram publicar “Primeiro” nos comentários? Pois é, tem blogueiro que é assim também, acha importante ser “o primeiro do Brasil” a publicar uma notícia.

    Aqui não existe “notícia atrasada” e sim notícia boa.
    Se ela merece, é publicada.

    Essa da tela alemã eu tinha decidido ignorá-la, mas foram tantos links enviados pra nós que eu tive que me manifestar. 🙂

  • Marcelo Lazarine

    Isso parece foto de mp10 onde essas manchas
    são frequentes .

  • Fernando

    “Possivelmente o próximo boato será de que o iPhone vicia e causa dependência!!!”

    E não causa? 🙂

  • AndreSS

    Marcio,
    isto já é uma realidade !! 🙂

  • Alex

    A última foto é de um olho ou é impressão minha?

  • Jean Alvarez

    Enquanto não acham defeito, inventam. =]

  • Li a noticia em varios sites, mas já estou totalmente ciente que esses boatos são apenas para tentar rebaixar nosso precioso. Não confio em tudo que vejo na internet… E ainda bem que temos um blog onde a noticia de boa qualidade é valorizada.

    Parabéns mais uma vez.

  • Max

    Concordo com a teoria de que apenas um caso não representa um problema. Trabalho com desenvolvimento de produto (sistemas embarcados), e sempre que algum cliente reclama de algo a primeira coisa que olhamos é a repetibilidade. Se o problema não é reproduzido, e é um único cara que reclama, muito provavelmente o problema está no tipo de uso em que esse cara está fazendo. Portanto, como já disse antes, com mais de um milhão de iPhones 3GS vendidos pelo mundo, se fosse problema de projeto, se desse problema em 1% dos casos, o que é pouco do ponto de vista de problemas, teríamos cerca de 10.000 reclamações mundo afora.

  • Eliedson

    Isso é mentira,tenho certeza.

  • Concordo Max.
    Um exemplo que ilustra isso é o caso dos pixels mortos.
    Vi muita gente reclamar disso, mas nenhuma notícia alarmante a respeito. Isso porque é muito menos de 1% de casos onde isso acontece, e caso você seja o azarado a ter esse problema, a Apple troca na hora o aparelho.
    Mas isso não quer dizer que a qualidade do aparelho seja ruim só porque acontece com uma porcentagem ínfima de pessoas.

  • mark

    Ilex, você que já está usando o 3gs h´[a uns dias, poderia me tirar uma dúvida?? Creio que vários leitores também a tenham, com a nova tela, não seria possível usar qualquer tipo de película protetora correto?? Já que ela em tese acabaria com a função anti gordura por cobrir a tela…

    Isso procede?? vai ver que o esperto do alemão aplicou alguma película e deu nisso… você usa película em seu 3gs?? E usava no antigo 3??

  • Rod

    Acho que o alemão deveria lavar as maos antes de jogar… acho q ajudaria.
    Principalmente depois de comer linguiças.
    vou pegar essas imagens no original para fazer uns testes e ver se é montagem ou não.

  • Mário

    Alguém conhece um bom site sobre Mac? Bom em Mac como o Blog do iPhone é sobre o iPhone?

  • Rilton

    Só discordo do trecho “incapacidade em criar um produto a altura do iPhone”, pois acho que impresas como Nokia, Samsung, Sony, Blackberry, tem sim capacidade para criar um produto a altura da apple. Outra coisa que não concordo é com a divigulçao da venda de mais de 01 milhão de 3GS, acho que não se vendeu isso não, visto que ainda são rarissimos ainda encontra-lós aqui no Brasil, e olhe que brasileiro e amostrado e gosta de sempre ser os primeiros a terem as coisas.

  • Fabio

    Nas fotos parece que ele jogou um bafinho quente e pasou o dedo em uma parte.

  • Antonio

    Quando o Banco Itau comprou o Unibanco, meu sogro que é gerente de banco me perguntou porque será que ele comprou? Eu respondi, porque talvez o banco esteje com dinheiro suficiente para unificar um banco que talvez esteje “ruim das pernas”.
    Mas ele foi além e obteve informações entre os bancários e viu que o problema do Unibanco era maior e por isso foi feita essa unificação.
    Em resumo eu não questionei a notícia sobre a compra do banco, apenas li e “pulei para a próxima”.
    Ele me ensinou a questionar sempre o que se lê. Pois estamos lidando com seres humanos que escrevem e publicam o que querem e a maldade (mesmo que seja inocentemente) pode afetar muito.

    Talvez as pessoas não lembram, mas aquele famoso caso daquele “moleque” que publicou no ano passado num site de notícias que qualquer cidadão pode escrever, o iReport da CNN falando que Steve Jobs teria sofrido um ataque cardíaco e que fez as bolsas da Apple caírem de uma forma que deve ter deixado o próprio Steve com dor no coração.

    Aprendi muito sobre isso e nem questino mais quando vem notícias para atrapalhar a venda de um produto tão legal como é o iPhone.

    Notícia tem que ser levado a sério e agora que liberou geral, jornalista teremos aos montes por ai escrevendo o que bem querem sem ao menos questionar.

  • Ksk

    Não poderia concordar mais. E mesmo que os rumores se mostrassem verdadeiros, seriam 2casos em quantos milhões? Ainda esta para nascer um produto que nunca apresente nenhum defeito.

  • TiagoSouza

    Esse blog ta ficando muito estranho…

  • Gomero

    É só dar tempo ao tempo, o 3GS promete chegar aqui em Agosto, o 3G deve cair o preço… pra que se desesperar, em breve teremos posições concretas a respeito dos C A S O S I S O L A D O S. Se o 3GS for essa porcaria que muitos que se baseiam nesses rumores acreditam ser, compra o 3G mais barato, simples !

  • Por que, TiagoSouza?

  • Chrisant

    Uma coisa é certa… depois dessa da tela, não quero nem saber mais do meu iphone.. lol

  • Marcelo Augusto

    iLex, a cor mudando na parte traseira do iPhone 3GS, segundo alguns sites, são reais, mas n~çao sao causadas pelo super-aquecimento, e sim por uma capinha protetora, que causa a mudança de cor, e aparentemente é possível limpar com alcool…

  • Muito obrigado pela informação, Marcelo, é sempre bom saber desse tipo de coisa… 🙂

  • Jones

    Fala pra esse alemao de meia-tigela usar pelicula protetora, solucao barata…

  • >_FelipeW

    “não chegamos aos pés da apple.. então vamos inventar problemas,criticar e espalhar pelo mundo..”

    aff.. que ridículo.. (oq os franceses tem contra a aplle?)

    ótimo post iLex..

  • >_FelipeW

    apple*

  • Edguitarra

    Mesmo que a imagem seja real isso não quer dizer que seja um problema de fábrica. Uma possibilidade é o cara ter deixado o Iphone dentro do banheiro enquanto tomava banho e a tela ter embaçado, sei lá. Ou então ter deixado cair um produto na tela e está dizendo que é problema de fábrica para a Apple lhe dar um Iphone novo. Ou imagem fake, mil possibilidades.

  • Eu realmente nao devo ser humano …
    Devo ter algum problema serio ………
    Pq eu nao suporto nego burro …………..
    .
    Eu aceito opinioes diversas, se e somente se estas tiverem embasamento, mas o cara ter prazer de vir aki dizer q quer ler a primeira “merda” que aparece sem questionar nem nada soh pra se dizer informado ….

    Num F**E !

    Site bom pra quem quer ler merda eh http://www.google.com , lah vc vai achar de tudo … aqui no blog espero o minimo de qualidade …. e filtragem visando atingir seres pensantes e evoluidos se nao eh seu caso, faz cara de paisagem e nao me faz ler as suas balelas !!!

  • Uemaph

    Marcelo augusto…paciência né meu amigo.

  • iPhaulo

    Eu gosto muito do blog e tal.

    Mas eu acho um erro muito grande, numa matéria jornalistica, o autor expressar sua opinião.

    Isso influencia muito na opinião dos outro e praticamente extingue sua opinião.

    Bom, apesar de ser verdade o fato de nunca se acreditar em notícias suspeitas…

  • iPhaulo,
    ser 100% imparcial acho algo impossivel … nao to criticando, soh acho impossivel … se ao ler vc pensa, vc forma opiniao, nao dah pra se fazer de desentendido …

    abs

  • iPhaulo, esse aqui não é um site jornalístico. É um blog. 😉

    Apesar de não precisar de diploma, eu não sou jornalista. 🙂

  • Mateos Tscha

    iLex, o problema é que você sempre acaba falando das notícias que você diz serem “furadas”.

    Se quer publicar apenas casos verdadeiros, não se importe com os links que te mandam. Você está fazendo exatamente aquilo que está criticando: usar boatos para o próprio bem. Nesse caso, ao invés de usar boatos para ganhar visitas, usa para reforçar a imagem do blog, o que não deixa de ser errado.

  • Homero

    Gostaria q essas pessoas q estão reclamando da tela e da mudança de cor, que podem me mandar seus iPhome que estou aceitando doações de aparelhos com possiveis defeitos.
    Obrigado.

  • GRM177

    Se de um lado acabar com a reputação do produto com conclusões apressadas é um erro, assumir uma posição de que o iPhone é simplesmente perfeito (e Apple idem) não seria menos errado.

    Concordo com a idéia implícita no texto, mas não com o título que leva a entender que o iPhone é um injustiçado e que o produto não pode ter problemas.

    Conforme já mencionei em outro comentário, apenas comigo, foram 5 trocas nos 2 primeiros dias até conseguir um aparelho decente: de hotpixels no lcd à um lcd torto, botões que não encaixavam direito, e travadas. Fora os casos dos amigos.

    O produto tecnologicamente é demais, o iPhone é inovador, mas eu achei bastante possível que essa proteção pudesse se desgastar sob uso intenso (jogos), a questão agora é verificar, e se for mais boataria ou um mero caso isolado, mais um ponto para a Apple.

    E é ilusão pensar que sites que se alimentam de notícias vão abrir mão do pão de cada dia, é preciso encarar com certo pragmatismo e filtrar a informação, todo caso, não vi nenhum ataque na matéria, simplesmente divulgaram que um usuário teve problemas (o que é bastante relevante para quem estava cogitando comprar por causa dessa tela, sinal para esperar um pouco até que a Apple analise o caso).

  • Paulo Renan

    Concordo plenamente com o modo de pensar deste blogueiro. O funcionamento do blog é esse, e aos que não concordam que procurem outras fontes de informação. Tenho pouco tempo para me informar sobre o iPhone. Não gosto de perder tempo lendo sobre simples boatos. Por isso a importância da filtragem, a cargo do mantenedor do blog, que pelo visto é alguém com experiência sobre o assunto. Se até mesmo eu – que já venho acompanhando as notícias sobre o iPhone há algum tempo – me assusto com os boatos que surgem por aí quem dirá aos recém iniciados nesse mundo. Informação tem que ter qualidade antes de tudo.

  • TecoRJ

    As pessoas esquecem aque aqui é um blog.
    Não é possível que tenha tanta discussão por causa disso.. Meu Deus!

  • brunolv

    Bom, eu concordo que não é nada além de casos isolados e que se a tela do alemão tá assim mesmo ele deve ter feito algum uso totalmente inadequado ou deixou cair em algum líquido e o aparelho nem liga, por isso o medo de mandar pra apple. Dúvido que ele tenha usado normalmente o aparelho e do dia pra noite ficou assim.

    Mas não concordo com a parte de ser “intriga da oposição”. Pelo simples fato de que essa tela não é da Apple, não é algo exclusivo do iPhone. Outros celulares como o HTC e provavelmente outros touchscreen a serem lançados tb terão essa tela. Tem muito fanboy que se empolga e acha que foi a apple que criou e só o iPhone tem, mas não é o caso. Então não vejo motivo da concorrência querer “difamar” com a proteção, pois quando alguém fosse comprar um celular da concorrência ficaria desconfiado do problema se repetir.

  • Régis

    iLex está autorizado a mudar de nome para: Sherlock Holmes.
    iLex RULES OTHER’S SUCKS
    (Agora é so dar um iPhone pra mim pode ser o 2G até ;D)

  • Elton

    Ilex, perfeição das notícias. Lembre que esses bestas que fazem isso são os mesmos que criam sua noticia. você geralmentet raduz!

  • Marcello Martins

    Gosto da clareza e objetividade em seus posts.

  • DVC

    Muito bom post. o Blog do iPhone, apesar de ter menos cadência nas atualizações, bate de 1000 a 0 nos concorrentes. Vamos combinar que o tal concorrente (aquele com sobrenome de “pescador”… rs rs rs é um chato e um sensacionalista de primeira.

    Mas que o 3GS foi uma decepção só… isso foi (pelo menos para eu).

  • DVC, o número menor de postagens “it’s not a bug, it’s a feature”. 🙂

  • Filipo

    Pessoal, eu tenho um iPhone 3GS e é a mesma coisa do 2G, que tbm tenho.

    fica marca igual da gordura dos dedos e da face.

    nada mudou, garanto,
    mas isso eh o de menos, quem tem iphone ja esta acostumado a ter q limpar a telinha toda hora.
    a soluçao eh colocar a pelicula que diminui bastante as marcas.

  • Loschi

    Na verdade isso afeta pessoas leigas,desinformadas.
    E elas falam mal,criticam, mesmo sem saber.
    Por eX: na minha escola,as pessoas acham q mp10 hiphone e realmente um produto apple, e o comparam toda hora com o iphone, la so eu e uma Amiga temos iphones, o resto tem mp10 e se acha….
    Tdo bem q o original custa 5x o ching ling
    Mas sao coisas totalmente diferentes como coca cola e del rei de coca ( nao to dizendo q del rei e ruim)
    A maca e mto boa, n perfeita, mas ela esta ha uns 3 ou 4 passos a frente de seu tempo. N tenho nenhuma reclamacao grave do iphone 3g ( meu) ele cumpre seu dever, trazendo mais alegria do que problemas.