Notícias

Mais testes com fotos feitas pelo iPhone OS 2.2.1 e 3.0

A pedido de vários de vocês, o teste de fotos entre firmwares foi refeito, agora em situação noturna que é justamente uma das dificuldades da câmera do iPhone.

Tudo começou quando um site russo publicou esta semana duas imagens diferentes, dizendo que o software 3.0 melhorava por si só as fotos tiradas pelo aparelho. Alguns nos criticaram pela “falta de método científico” em nossos testes, mas é importante observar a foto que os russos publicaram:

Gatowsky

Ou seja, com a mesma falta de precisão científica, eles divulgaram ao mundo um suposto melhoramento no OS 3.0. Nossa intenção era somente mostrar que as imagens deles não provam grande coisa.

A título de curiosidade, fizemos as fotos noturnas. Veja o resultado e tire suas próprias conclusões (clique nas imagens para ampliá-las).

Teste 4

As fotos foram tiradas com os mesmos aparelhos de ontem, colocados lado a lado e tirados no mesmo segundo, para que potenciais movimentos de mãos influenciassem da mesma maneira as duas fotos.

Teste 5

Teste 6

Apesar de serem modelos diferentes de aparelhos (Classic e 3G), ainda assim não é possível perceber uma grande melhora com o beta do firmware 3.0.

A melhoria na captação de fotos é possível via software, mas nada indica que isso já seja possível no novo beta, como afirmam os russos.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Carlos Schmitt

    em todas as fotos, no do 3.0 a foto ficou um pouco mais avermelhada, o que me leva a concluir que pelo menos ALGO foi feito de diferente. Se ajudou ou não é outra história.

    eu ainda acho que pode ter a ver com fitos tremidas, hehe

    abs e parabéns!

  • Vandder

    antes do Iphone eu possuía um motorola a1200i. Quando fiz a atualização da firmware levei um susto! As fotos pioraram significativamente: compressao, cores, velocidade, foi um caos. No caso acima, como destaca vc mesmo, se existe alguma diferença ela é muito sutil.

  • PH

    A câmera é lixo, não é um firmware que vai resolver o problema real.

  • Wander Freitas

    Não vejo diferença

  • Jorge Miguel

    Olha, eu gosto da camera do iPhone, claro que poderia ser melhor, mais eu acho ela otima para tirar fotos, ver no computador e enviar por email!
    Se eu for em algum lugar que realmente eu sei que vou querer fotos melhores, levo a camera!

  • Edu

    Caraca!! Falar que não tem diferença tb já é demais! O branco da ultima foto tá muito pior no 3.0.

  • Essa coloração mais “quente” no 3.0 pode ser por causa do aparelho, não do software. 😀

  • Andre Reis

    Eu acho que essa versão 3.0 piorou a câmera.

  • Abel

    Não mudou nada?! Então agora a Comic Sans MS e a Arial são idênticas, né? E a diferença do iPhone pro TiPhone deve ser só o preço… 😛

    Dá pra ver claramente, na luz verde do semáforo, que o modo como o software trata exposição de luz mudou um bocado, assim como a temperatura da cor, como já falaram.

  • David Pujals

    iLex, vc bateu o branco antes de tirar as fotos? Pois devia…
    auhahuahuuha

  • Concordo com o Willian Max e com o PH.
    Isso com certeza é uma variação de aparelho para aparelho e não tem a ver com o firmware. Já no que diz respeito a qualidade das fotos… bem, para quem comprou o telefone aqui no Brasil em uma operadora, é frustrante a qualidade das imagens em relação ao custo do aparelho.
    Mas não dá nada pessoal, parece que no novo aparelho virá uma camera com 3 mega!?!?!? Hahahaha.
    Se a tua intenção é fotografar e ter um telefone no mesmo aparelho, tem modelos muito bons com camera de até 10 mega por menos que cobram pelo iPhone.
    Estou em parte contente com o meu, mas sinceramente tem várias coisas e atitudes da maçã que me desagradam.
    E ainda querem fazer a pobre camera filmar… aí será o desastre total!!!

  • rancid

    esse tom mais quente está zuado ein. não curti não.

  • Iron Junior

    Pelas fotos da para perceber que piorou um pouco… Principalmente na tirada a noite.

    Só são alguns ajustes modificados no programa da foto. Não tem como fazer milagres… rsrs

  • Iron Junior

    *Principalmente na primeira foto da rua.

  • Tiago Cheregati

    Acho que um teste que ainda falta fazer é o da contraluz numa foto escura.

    A primeira foto que vi no site russo era uma placa luminosa como as de caixa eletrônico ou farmácia, ou seja, uma luz voltada diretamente pra lente da câmera.

    Essa condição, numa foto tirada à noite, promove uma grande diferença de luminosidade em diferentes regiões do CCD — o que, na maioria das vezes, acaba “estourando” alguns detalhes da foto.
    Trabalho com tratamento de imagens, e imagino que não seja muito difícil fazer um algoritmo pra melhorar as condições da imagem, deixando-a com aspecto menos tremido e mais nítido.

    Contudo, pelos testes feitos até agora, não acredito que tenham implantado algo assim no firmware 3.0.

    Abraços!

    Tiago Cheregati

  • Fabi

    Para um aparelho com todas as funções que o iphone oferece, a camera pra mim, é só um detalhe.
    Estou sempre com minha camera na bolsa, amo fotografia, ma a camera do iphone só serve como quebra galho.
    Valeu pelos testes 🙂

  • Dinho

    Concordo com a fabi, a camera do iphone e apenas um pequeno detalhe se levarem em conta todas as funções do aparelho e pelo amor de deus ne, nem um n95 substitui uma camera digital na hora de tirar fotos a noite

  • Waldomiro

    Cara, se quiser tirar foto com celular, é Sony Ericsson, flash de Xenon e tudo mais, uma verdadeira Cybershot que faz ligações.
    PS: O hardware de foto do classic e do 3G são iguais mesmo? Para mim o teste teria valor com o mesmo aparelho (não é 2 aparelhos 3 g, mas o mesmo aparelho) em fotos em estúdio (para se controlar a luz) com os softwares 2,2 e 3,0. E fotos aleatórias ao ar livre em condições de luz semelhantes.
    PS2: E um doido para ficar uns 3 dias por conta disto. Hahahaha

  • Juarah

    Oi galera ! Com fotos boas ou não,estou adorando o meu PRECIOSO !

  • Fabi

    É verdade, antes do iphone eu tive o N95, e nem assim eu dispensava minha camera.

  • Nossa, pessoal, de novo a discussão está voltando para a câmera digital com função de celular, não um aparelho telefone, com função de tirar foto… triste!
    Parem de exigir demais da câmera do iphone!

  • Edguitarra

    Preferi as do 2.2.1 são mais definidas, as do 3.0 simplesmente tem um adicional de brilho o que estragou as fotos.

  • Edguitarra

    Tive alguns modelos de celular e nunca mas nunca a câmera de um aparelho chegou perto das fotos com um câmera normal. NÃO INTERESSA A QUANTIDADE DE MEGAPIXEL E SIM A QUALIDADE DO SISTEMA INCLUINDO LENTES, OBTURADOR, ETC. O próximo Iphone pode vir com câmera de 3.2 Mega Pixel e não ser melhor que a câmera atual.

  • André, temos que ser exigentes sim. Pois optamos pelo que é para ser o melhor telefone que existe, e não a toa que queremos o melhor nele. E isto inclui sua camera sim, wifi funcionando sempre, congelamentos inexplicáveis, superaquecimento, a curta duração da bateria e outros relatos que já passaram pelo blog.

  • Eu trocava tudo isso pela possibilidade de escolher meu toque de SMS…

  • Zampier

    Tira com o 2.2.1, com o 3.0 e com uma camêa de alta qualidade… daí vai ser possivel ver qual firmware está mais perto da realidade ;D…

  • Zampier

    camêra*

  • Vandder Lima

    Será que a câmera do iPhone é igual a do Macbook? Afinal as duas são de 2mp. No meu Mac dá pra gravar vídeo numa boa… por que então não daria no iPhone? Processador? Memória?

  • Cara, eu tenho um Classic, com o FW 2.2.1
    E tenho o aplicativo “Cycorder” instalado nele.
    Com ele eu faço filmagens com a camera do iPhone q posso afirmar q são melhores q vários outros modelos de aparelhos e diversas marcas.
    Exemplo> Meu amigo tem um N73 NOKIA,
    quando é pra filmar alguma coisa a noite em um bar por exemplo… ele pede pra eu usar o iPhone com o “Cycorder”.

    E olha q o dele é um NOKIA “N SERIES” de 3.2MP com lentes Carl Zeiss.

    (claro q o nokia dele é superior em fotos,
    mas perde feio na filmagem… e olha e o iPhone sem esse aplicativo não filma 😀 )

    Quem nao acredita posso até mandar um video.

  • Tem uma sutil diferença no tom das cores, mais é culpa do aparelho usado pra tirar as fotos. Dependendo do iPhone de cada a foto fica com uma diferença. Mas a camera é só um detalhe pois o iPhone tem MUITO mais coisas.

    No futuro vai ter câmeras de 1, 2 e talvez 3 gigapixels (do jeito que o mundo ta evoluindo, quando existir essa camera provavelmente estarei morto 🙂 0