Notícias

Flash no iPhone? Não antes de 2010

Sem Flash no iPhone

Lembram daquela parceria que a Adobe fez com a ARM para portarem o Flash para dispositivos móveis? (leia “Adobe e ARM querem melhorar a performance do Flash em celulares“). Pois segundo uma entrevista dada ao site EETimes, a tecnologia só poderá ser implementada no iPhone e em outros smartphones nos primeiros meses do ano que vem.

Um dos diretores da Adobe, Anup Murarka, afirma que as dificuldades em levar o Flash a dispositivos com arquitetura ARM são de três níveis: gráfico, codec e scripting.

A nível gráfico, a maior dificuldade no momento é que a tecnologia Flash foi projetada para funcionar em potentes processadores com arquitetura X86, integrados a computadores de mesa ou notebooks.

No quesito codec vídeo, a maior parte dos aceleradores gráficos integrados nos processadores ARM suporta o padrão H.264, mas não os anteriores (H.263 e On2). Mesmo que a Adobe desenvolva novos codecs para a arquitetura ARM, cada construtor deverá se empenhar para otimizá-los para o seu hardware.

Por último, o grande desafio é a adaptação do ActionScript do Flash para a arquitetura móvel, incluindo um compilador que traduza todo o código originalmente concebido para ambiente X86.

No final, depois desse trabalho todo, os smartphones poderão ser compatíveis com o Flash, mas somente a partir da versão 10. Ou seja, sites antigos ou que usam animações feitas em outra versão continuarão não rodando nos dispositivos móveis.

Mais uma vez, isso só reforça o fato de que não é culpa da Apple a falta do Flash no iPhone e sim uma preocupação com a performance do aparelho. O Flash, hoje, é uma tecnologia que ainda não está pronta para ganhar o mundo dos celulares.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • ou seja: todo mundo que tem Flash nos sites terá que substituir por GIFs na versão mobile! [/ironic] AHEUAHEAUE.

  • Rafael Kapela

    Porem, o processador do iPhone pode mudar de arquitetura

  • Eduardo

    Aff,
    Fiquei meio sem entender…
    Como a Sony Ericsson tem flash em seus aparelhos…
    Nem parece tão pesado! Pelo menos no meu K850 (antes do iPhone) não era.

  • iLex.

    Sou desenvolvedor Flash. Se a Adobe disponibilizar o Flash Player 10 para o iPhone, todos os sites feitos com versões anteriores a esta funcionarão sem problemas. O único revez é quando ocorre o contrário. Você tem um site na versão 10 e seu micro contém a versão 8 por exemplo.

    Se eles conseguirem fazer a versão 10 funcionar, então todos ficaremos felizes!

    #Eduardo: Celulares como o K850 utilizam o Flash Lite que é uma versão mais leve do Flash Player. A Apple mesmo não quer colocar o Flash Lite, pois ele é um pouco inferior, sites normais não funcionam no Lite. Para isso temos que desenvolver especificamente para celular. É ai que tudo começou.

    Creio que eles vão conseguir colocar o player normalmente no iPhone, mas creio que somente nas próximas versões… Talvez no próximo aparelho quem sabe.

    Abraços e bom final de semana!

  • Eduardo

    Valeu Allan, dúvida esclarecida!

  • Cláudio Zago

    Que pena que teremos de esperar até 2010. Na minha opinião, é só o flash que falta para tornar o navegador do iphone completo.

  • JanjaBoy

    Faço das palavras do cláudio Zago minhas palavras.
    “Na minha opinião, é só o flash que falta para tornar o navegador do iPhone completo.”

  • Rafael Kapela

    Allan, mas o negócio é que eles não vão distribuir o Flash 10, de PC, pra iPhone. Eles iriam desenvolver um Flash novo, que atenda à arquitetura ARM e desse modo os flash retroativos não funcionarão mais.

    Imagina que eles iriam criar o Flash 11 que, para o iPhone, funcionaria perfeitamente A PARTIR da versão 11, enquanto no pc iria funcionar com Flash 10,9,8 e etc.

    As animações teriam que ser recompiladas já pro novo formato.

    Entendeu?

  • Claudio Bauer

    Allan

    Vc nos deu uma verdadeira aula.

    Parabéns e obrigado!

    Claudio

  • Henry

    mais que seria otimo ter flash no iphone seria =D

  • Flash Lite é muito mais lento e limitado!
    Sou webdesigner e desenvolvo (animação e programação AS 2.0). A poucos dias criei um app mobile em flash para o windows mobile e, sinceramente?! NUNCA a Apple vai e nem deve colocar um flash lite como os do WM! A Adobe provavelmente vai desenvolver um plugin SÓ pro iPhone (pelo menos é o que espero)… e que suporte AS 2.0 E 3.0 (se for só 3.0 fod** rs).

    Abç!

  • ps: kd o Home Button? rs