Rumores

[rumor] Próximo firmware pode trazer comandos de voz ao iPhone

Voice Over no iPhone

Jibbler” parece ser o nome código de uma das grandes novidades do iPhoneOS 3.0 que ainda não foi revelada pela Apple e que estaria presente no próximo firmware. Seria a função de reconhecimento e síntese vocal, permitindo assim comandos por voz. Quem afirma isso é um informante do site Ars Technica, que descobriu nos arquivos do beta 3.0 algumas evidências da nova função.

A síntese vocal funcionaria da mesma forma que o atual iPod Shuffle, onde o aparelho “fala” o nome dos artistas e dos títulos das músicas que estão tocando. Inclusive muitos leitores aqui previram que isso aconteceria. Na página da Apple é possível escutar um exemplo disso em português de Portugal.

Já o reconhecimento vocal serviria para dar ordens vocais ao aparelho, como abrir um aplicativo, procurar um email ou fazer uma chamada falando o nome do contato (a tão aclamada discagem por voz, existente em outras marcas).

Resta saber duas coisas: primeiro, se a função será disponibilizada para os atuais modelos ou vai necessitar de novo hardware. Segundo, se ela será compatível com o sotaque brasileiro ou se teremos que falar como americanos para que a coisa funcione, assim como acontece na pesquisa vocal do Google App.

Seja como for, é uma funcionalidade há tempos pedida por muitos. Se ela realmente for implementada, será muito bem-vinda. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre

    Se tudo o que está sendo previsto realmente se confirmar no firmware 3.0, basta instalar o Documents To Go que eu já vou poder chamar “my precioussss” de JesusPhone.

  • Vão ver se fica melhor que o do windows vista!!!

  • Homero

    Oi iLex, eu ja tive um celular com comandos de voz, primeiro voce gravava algumas palavras, para ele reconhecer seu timbre, etc, depois com um pouco de pratica ele reconhecia os comandos e abria os aplicativos ou ligava para alguns contatos na agenda, Talvez seja essa a ideia.

  • Jocas

    iLex, tenho um Punto com Blue&Me. Quando entro no carro ele sincroniza com o iPhone. O sistema reconhece comando de voz. Aperto um botão no volante e dou o comando de voz: Chamar “Fulano”. Se tiver mais de um número para “Fulano” ele solicita (voz) para escolher o número manualmente pelo comando no volante. Se tiver um só número ele liga automaticamente. Aceita também: Chamar: e falar o número um a um pausadamente.

  • Hrenry

    espero que funcione bem o do iphone, a maioria dos celulares q eu vi que tinha esse recurso,vc falava algo e ele ti mostrava outra coisa totalmente diferente

  • Fernando

    Colegas, tenho um problema no meu iPhone. Não aparece o icone APP STORE para que eu possa baixar programas. Como faço? Meu iphone é 2G e não sei se posso atualizar meu Itunes 7.0 e bloquear o iphone com novo firmware. Como este blog é especializado no iphone gostaria de ter ajuda preciosa do mantenedor do blog e dos demais frequentadores neste sentido porque estou com medo de atualizar o iTunes em busca do icone APP Store.

    agradeço

  • Jocas!

    O bluetooth do iPhone não funciona só com os equipamentos da Apple?
    Como funciona no Punto?
    Ou funciona só desbloqueado?
    Até porque eu vou comprar um Punto… 🙂
    Quem puder me auxiliar, agradeço…

  • Vicente

    Tomara, já é tempo. :p

  • Gilson Mello

    Tenho um iphone desbloqueado e quando abri o Cydia hoje pela manhã ví chenges um programa 3G Baseband Downgrade alguém pode me ajudar devo fazer esse downgrade? o meu iphone é um 2.2, valeu pessoal

  • Mônica

    iLex,
    Depois de restaurar meu iphone, começou a aparecer uma mensagem “reenvio de chamada” quando faço ligações.
    Vc sabe como resolver esse probleminha?? 🙂

  • Joelfefa

    Muuuuuuito bom! ^^
    Esperando que saia esse 3.0 rapidão! Não vejo a hora de usa-lo! 😛

    FLWs…

  • Nada que meu V3 também não faça, ok?
    ASDUHAUHSDAUHSDHUADS

  • Tomara que seja eficaz mesmo, porque em todos os cels que eu tive que tinham essa função, eram horríveis. O primeiro tinha que gravar o nome do contato antes, ja o que eu tenho hoje não precisa mais, mas também quase nunca acerta o que eu quero.

  • Vandder

    O MAC já possui essa função há um bom tempo, porém com comandos em inglês. Funciona muito bem. Acho que deve seguir a mesma linha do shufle… “ouve” bem todo tipo de voz, nem precisa gravar…

  • Jocas

    Eric
    Meu iPhone é original 3G. O Bluetooth do iPhone sincroniza com mais equipamentos sim. Eu tenho um fone sem fio (que não uso mais) que pareou. É só parear com o carro. Ele vai informar um nº PIN. Vc digita no iPhone. Ele pede se quer adicionar a agenda. Se vc responder (isso mesmo, falar) que sim, quando alguém te ligar, vai aparecer o nome no painel. Para ligar vc pode usar o comando de voz, procurar na agenda (tudo pelo volante e pelo painel) ou soletrar os números. O celular pode ficar no porta-malas que funciona. O que não funciona é a leitura de mensagens. Qualquer dúvida me procure no fórum.

  • iLex, pelos meus cauculor, devemos chegar a 1,000,000,000 apps baixadas por volta das 4:00 AM do dia 22.

  • tiago

    as 23 horas do dia 23

  • Desculpe, as 4:AM do dia 23/4

  • Abel

    Pelo que eu li por aí (não lembro se no MacRumors ou no AppleInsider), esse Jibbler é ainda mais que o VoiceOver do Shuffle: nesse, o iTunes gera as falas e baixa para o iPod, enquanto que o Jibbler seria síntese de voz processada pelo próprio hardware do iPhone (dizem que encontraram referências a um método “VSSpeechSynthesizer”). Isso seria muito bom. 😀

    Seja de um jeito ou de outro, eu queria o VoiceOver no iPhone… é chato ter que tirá-lo do bolso só pra ver o nome de uma música que eu não lembro. 😛

  • Valeu Jocas!!!