2009ARQUIVO

Mafia Wars chega ao iPhone em aplicativo gratuito

Mafia Wars

Chega ao iPhone o Mafia Wars, um jogo bastante conhecido em redes sociais como MySpace e Facebook. Com gráficos bem elaborados e uma certa interação social, o aplicativo pode se tornar viciante para alguns de nós. o/

No Mafia Wars você é um gangster que precisa brigar e realizar “serviços” para ganhar dinheiro e respeito. Com dinheiro, pode comprar armas e propriedades para brigar mais ainda e ganhar mais dinheiro. O legal é que você não joga sozinho: é possível montar a sua máfia particular com amigos reais, espalhados em qualquer canto da net.

Você é um mafioso, capisce?Objetivos do jogo: brigar e ganhar dinheiro
clique nas imagens para ampliá-las

Ele é um jogo online, ou seja, é necessário estar conectado à internet. Por isso, cuide com seu planos de dados, preferindo uma rede wi-fi. Você até pode jogá-lo sem estar conectado, mas aí todos os bônus te tempo que você estiver não serão atualizados até a próxima vez que você estiver online.

Sem internet não dá!

Na primeira vez que você abre o aplicativo, ele pergunta por qual nome que você quer ser chamado. Scarface, Corleone e Cacciola são os mais usados, mas você pode criar um mais original. Depois disso ele pede seu nome real, que será visto somente pelos integrantes da sua máfia.

Você deve escolher que tipo de bandido você vai ser: um Chefão (Mogul), que faz dinheiro fácil; um Criminoso (Criminal), que tem mais facilidade para realizar crimes; ou um Brigão (Brawler), cuja saúde revigora mais rapidamente, para poder brigar mais. Uma vez escolhido o tipo, não será mais possível mudar no decorrer do jogo.

Qual é a tua?Propriedades

A partir daí o jogo começa. A tela principal mostra todas as informações atualizadas, como nível, energia, saúde, número de membros na máfia e quantidade de dinheiro que você tem. Os vários botões resumem todas as opções do jogo, em um layout muito bem feito.

Existem várias fases (ou níveis) que vão desbloqueando mais opções. A cada promoção você também ganha bônus que permitem aumentar a capacidade máxima de suas características, como saúde, por exemplo. Você sobe de nível conforme vai ganhando pontos de experiência, regulados pela barrinha azul no alto da tela.

Máfia
Para se sair bem nas brigas é interessante montar uma boa “famiglia“. Para isso, você deve adicionar o ID de algum amigo que já tenha se inscrito no jogo. O seu Player ID aparece na página principal do jogo (veja aqui) e é esse número que você vai divulgar para que outros te adicionem. O meu é 0601 1011 46, se quiserem me convidar para fazer parte da gangue, será uma honra. :) 
Adicionando alguém você inclui um membro para a sua máfia. Não há limite máximo. 

Convide um amigo

Brigas
As brigas são necessárias para você ganhar experiência, além de uma graninha extra. Existe uma lista de jogadores que podem ser desafiados, contendo as características de cada um em ataque, defesa e número de integrantes na máfia.

Lista de brigasPorradaaaaaa!Acabamos com eles, chefe!

Quanto mais amigos você tiver ao seu lado, mais chances você tem de ganhar. Além de 2 pontos de experiência, ganhando você pode pegar dinheiro da vítima, que varia de acordo com a dificuldade do adversário. Se você perder, ganha metade da experiência mas quem te leva a grana é ele. Você sempre perde pontos de saúde em uma briga, que podem ser recuperados indo ao médico, mudando de nível ou então esperando um tempo até se recuperar.

Médico

Serviços (Jobs)
Toda a máfia que se preze precisa realizar favores para seus protegidos. Os Jobs são servicinhos ilícitos que você faz para ganhar dinheiro. O tipo de trabalho que você tem disponível varia de acordo com sua energia (sinal de raio no alto da tela) e tipos de armas que você tem. Há também alguns de exigem mais de uma pessoa para o serviço e por isso requer que você tenha membros em sua máfia.

Jobs

O Padrinho (Godfather)
É possível também recorrer à ajuda do Padrinho, que pode lhe fornecer dinheiro, energia e até mesmo um integrante extra na máfia. Isso é proporcionado por pontos-prêmios que você vai acumulando no decorrer do jogo.

Don Corleone a seu dispor!

Tempo de jogo
O incrível é que o jogo não acaba quando você fecha o aplicativo; ele continua correndo normalmente até a próxima vez que você abri-lo. Sua saúde, energia e stamina são recuperados com o tempo (um ponto a cada 5 minutos), mesmo com o jogo desligado. Se você tiver propriedades e negócios, também vai ganhar dinheiro mesmo se não estiver jogando. Porém, você também arrisca perder alguma briga na qual foi desafiado neste meio tempo, o que significa prejuízo. Mas você pode retalhar o ato na próxima vez que se conectar.

 

O jogo tem mais detalhes, que deixo para vocês descobrirem. Ele pode ser baixado de graça na App Store (link) com uma conta americana ou argentina. A idéia dos desenvolvedores é lançar futuramente uma versão paga com mais opções. Ou seja, vão nos viciar bastante para depois extorquir nosso dinheiro. :D

É compatível com iPhone e iPod touch com firmare 2.0 ou posterior.

Se quisermos criar uma grande máfia entre os leitores aqui do Blog, cada um que se inscrever no jogo pode deixar nos comentários o seu Player ID, para que todos possamos adicionar e formar assim a maior família do Mafia Wars. :)

Botão Voltar ao topo