2009ARQUIVO

Lançada a versão 1.2 do xGPS, em português! (atualizado)

Finalmente lançada no Cydia a tão esperada versão 1.2 do xGPS, aplicativo que traz pela primeira vez ao iPhone a navegação vocal curva a curva através do GPS do aparelho. A data de lançamento era prevista para o sábado, dia 7, mas os desenvolvedores consideraram que todos os bugs já tinham sido eliminados e resolveram lançar antes.

xGPS é um verdadeiro aplicativo GPS

A grande surpresa foi a tradução para várias línguas, inclusive em português brasileiro (vamos relevar os pequenos erros, como “indioma“, né?). :P

Mapas antigos são incompatíveis

A primeira coisa que ele fez ao abrir foi apagar os mapas baixados na antiga versão, avisando que eram incompatíveis. Você pode selecionar uma região do mapa para baixar, podendo assim navegar off-line sem precisar estar conectado na internet (ele usa o Google Maps). A seleção é feita usando o multitouch do iPhone, com dois dedos. Você pode definir o nível de zoom dos mapas.

Seleção de mapas

Seleção é feita com os dois dedos

O aplicativo realmente impressiona pelo número de opções nas configurações, podendo afinar o máximo a precisão. A tela principal (tocando na pequena lupa) mostra 4 opções: Escolher locais, Sentido de direções, Vá para casa (registra a posição da sua casa para voltar facilmente quando precisar) e Controle de rotas. Realmente muito completo.

Download de mapas Uso do GPS do iPhone

Ele funciona tanto na posição vertical quanto na horizontal, ajustada automaticamente pelo acelerômetro do aparelho. Como o programa faz uso intenso do GPS, infelizmente as prestações ficam comprometidas em iPhones de primeira geração ou em iPods touch.

Instruções de voz Ele leva você para sua casa, de onde estiver

Eles também fizeram um programa para o computador, o xGPS Manager, para baixar, gerenciar e enviar via wi-fi mapas direto para o iPhone. Ele é em java e funciona em Windows, Mac e Linux.

xGPS Manager

Para quem não fez o jailbreak do seu aparelho, tire o sorriso do rosto: por uma limitação do SDK da Apple, o aplicativo só está disponível no Cydia, de graça, pela source http://cydia.xwaves.net. Isso pode fazer muita gente mais conservadora mudar de idéia em relação à liberação do seu telefone…

Infelizmente ainda não testamos ele em ação (por não ter um carro disponível no momento) mas vocês podem nos enviar suas impressões e até imagens do aplicativo em ação. :)

Botão Voltar ao topo