AppleDesenvolvedoresNotícias

Mais informações sobre o GPS do iPhone

Lembram de quando falamos do sistema de GPS do novo iPhone? E que, apesar dele não ser como os tradicionais, a TomTom já estaria fazendo um aplicativo para rodar nele? Pois é, esqueçam.

O Engadged descobriu no acordo de uso do SDK (kit usado para desenvolver aplicativos) do iPhone uma cláusula que pode impedir a TomTom de lançar seu aplicativo:

Cláusula do SDK

Traduzindo a parte que interessa, nenhuma aplicação poderá ser desenvolvida para determinar rotas em tempo real. Ou seja, nem a TomTom nem ninguém poderá desenvolver aplicativos GPS para o iPhone!

A decisão deve estar relacionada ao fato do grande consumo de bateria que uma aplicação destas poderia gerar. Mesmo assim, muita gente vai odiar a notícia, o que incentiva ainda mais a comunidade à apoiar a instalação de aplicativos não-oficiais (ou jailbreak) no iPhone.

Se a Apple continuar limitando assim, não vai ter preço baixo que inibirá o desbloqueio…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mas que saco hein! (perdão pela revolta)
    Ta certo que o Google Maps é bem legal, mas ainda assim um aplicativo como o tomtom seria excelente!

  • Vai rolar, mesmo que tenha que fazer o jailbreak… e essa questão da bateria só vale se vc usar ele a pé, pois basta ter um carregador que ligue ao isqueiro do carro e pronto.

  • A grande questão, acho que não é o consumo de bateria e sim porque o IPhone não tem um GPS e sim um simulador que usa posição e informações das antenas de satélite… por esse motivo ele não tem precisão, o que certamente não dará para fazer aplicações que dependeriam e um GPS real.

  • Sobre o consumo, é que ele deve ter uma aplicação que fica rodando para ler as informações da antenas de forma contínua… o que certamente consome muita bateria… experimente ficar horas falando ao telefone.

  • Maciel Nogueira

    Na verdade, o Iphone 3G possui sim um gps embarcado, porém a apple limitou o acesso a este chip, (não funciona da mesma forma que o gps do N95 onde vc pode instalar um sw de navegação).
    A razão disso eu desconheço, mas por estes e outros entraves impostos pelo fabricante o telefone vai perdendo para os concorrentes.

  • Pingback: TomTom poderá ser o primeiro aplicativo de navegação GPS curva-a-curva para o iPhone | Blog do iPhone()