AplicativosApp StoreNotícias

Nem Bush, nem Obama: Apple bane da App Store outro aplicativo com figuras políticas

Mal falamos aqui do MyShoes e já ficamos sabendo de outro aplicativo banido da App Store também por questões políticas. Desta vez foi o Obama Trampoline que recebeu um NÃO da empresa da maçã.

Trampoline Obama

O Obama Trampoline seria um jogo até divertido, que tinha como objetivo fazer uma celebridade da política americana estourar alguns balões flutuantes na Sala Oval da Casa Branca, com a ajuda de um trampolim. Hilary Clinton e o próprio presidente Obama estavam entre as opções.

A explicação que a Apple deu ao desenvolvedor foi a seguinte:
“… ele possui conteúdo que ridiculariza figuras públicas e é uma violação à seção 3.3.12 do acordo de utilização do SDK (kit de desenvolvimento) do iPhone“.

Só para ter uma idéia, esse ítem 3.3.12 é o mesmo aplicado ao MyShoe.

Escolha seu político    Obama é um dos mais fortes

Acompanhe pelo vídeo como seria o programa:

Mas diferentemente do jogo que atirava sapatos no Bush, esse não tem nada de ofensivo. O problema parece ser mesmo com caricaturas de políticos, dando a impressão que a Apple não quer nada que possa lhe trazer problemas. Um exemplo disso foi o aplicativo Obama! desenvolvido pelo americano Tim Burks, que há um mês também foi reprovado na loja virtual por conter um caricatura inocente do presidente na sua abertura. Ele só conseguiu ser liberado depois da ilustração ser mudada.

Mudança na caricatura de Obama
clique para ampliar

O grande problema em desenvolver uma idéia nova para o iPhone é que você nunca sabe se a Apple vai aceitar ou não, pois a lógica dela nem sempre segue os padrões normais.

Uma coisa é certa: não mexer com políticos americanos já é um bom começo para não ver sua criação barrada pela Apple.

Mas a pergunta que não quer calar: será que essa posição da empresa seria pelo fato do ex vice-presidente Al Gore fazer parte do quadro de diretores da Apple??

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • eu axo q a apple proibe esses aplicativos q falam sobre a politica pq alem d dar uma bela dor de cabeça para eles ainda teria varios americanos q iriao fikar revoltados pq a americanos q n suporto nem ce ker ouvir em falar d uma charges do obama tanto q a americano q adora isso talves poderia diminuir as vendas talves ou algo parecido pq vc n vaicomprar um produto q fica fasedo gosasao do politico q vc gostaou sl tbm pode ser esse negocio do ex-presidente AL Gore

  • Eu ainda acho que deveriam criar um aplicativo desses comos políticos lá em Brasília!
    Rs
    Té mais!

  • Alexandre Almeida

    Al Gore já foi presidente? Lembro que ele tentou, mas Bush ganhou…

  • Não foi não, eu que acabei errando, por causa do hífen do ex…
    Valeu!