AplicativosApp StoreNotícias

Apple não quer saber de versão “demo”, só “lite”

Mesmo com toda a pressão feita pelos desenvolvedores para que a Apple adote um sistema que permita que os aplicativos sejam testados antes de comprar (leia nosso artigo anterior), não é assim tão fácil distribuir versões de demonstração dos aplicativos. Até para isso eles precisam seguir regras específicas impostas pelo SDK.

Para ter uma idéia, a Apple proíbe a liberação de versões beta ou demo na sua loja virtual, não permitindo o uso destas palavras no código, nem na descrição do aplicativo. Apenas as palavras lite e free são autorizadas.

Aplicativos lite

E as limitações não param por aí.
Todos os aplicativos publicados na App Store devem ser completamente funcionais, sem nenhum limite. Isso quer dizer que para um desenvolvedor liberar uma versão lite, não basta lançar o mesmo aplicativo com funções bloqueadas, é necessário que ele seja recompilado apenas com algumas funções, o que dá mais trabalho para quem criou.

Estas versões lite são perfeitas para os usuários testarem jogos e utilitários, mas não são autorizadas para aplicativos específicos, como aqueles médicos

Por isso, saiba que se aquele seu aplicativo favorito não possui uma versão de demonstração, a culpa pode ser da própria Apple…

[fonte]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • É da empresa mesmo essa mania de impor e “desimpor”..hauhuaa

  • HenriqueG

    De não deixar lançar BETA na app store eu até concordo, mas demo ai não

  • Edu

    Testar betas é a função principal da distribuição ad hoc. Mas em relação aos demos é realmente difícil de compreender a Apple.

  • eu nao entedi porque q a apple quis proibir uma coisa tao util e boa para saber c o jogo ou utilitario é bom msm, pq qdo ajent vai baixar na loja da appstore so lendo ajent n vai saber c é bom msm que pena q a apple ker acabar com essas demonstraçoes tao uteis:/

  • Celso Dantas

    foda isso. deixo de comprar tanto app pq nao sei se vai ser util, se vou gostar e etc.
    E como nao da pra pedir grana de volta, deixo de comprar. =/

  • Riccelly

    Pessoal, comprei um Iphone 3G Original hoje na claro e o vendedor me recomendou que nunca realiza-se a atualização do firmware, pois na loja dele ja aconteceram casos de clientes que compraram um telefone original nesta mesma loja, não foi feito jailbreck e qdo o mesmo foi atualizado, travou.
    Logo apartir destas considerações e as recomendações do blog que quem tem aparelho original de operadora Brasileira (Claro [esta é a minha operadora], Vivo), pode instalar as atualizações sem medo, gostaria de saber o que fasso se o meu telefone travar apos a atualização?
    Sera que a Claro é obrigada a me dar um novo aparelho?

  • Lookez

    Num tá errado não, senão ia ficar igual aquela merda dos trials de Windows.

    Pra quem não entendeu porque a Apple fez isso, foi simplesmente porque ela ama vocês consumidores. E todo mundo sabe a M&RD4 que é vc querer usar um programa, e ter que usar um trial por 30 dias ou um demo que fica aparecendo pop-up do tipo: Want more? Buy the full version!

    Ela não quer repetir o erro do Windows e dos outros Sistemas Operacionais no iPhone OS. 😉

  • PoolS

    Versão Trial abre muitas brechas.
    Não sei se seria o caso aqui, porém a Apple faz o seguinte: Time que está ganhando não se mexe.

    E como deve estar ganhando hein….

    Até mais,

  • Riccelly, esse vendedor aí deveria ser denunciado por falar uma besteira dessas.
    Para iPhones oficiais, toda e qualquer atualização de firmware é recomendada, pois geralmente ela arruma bugs, além de trazer novas funções.
    Se o telefone travar o problema não é teu e sim da operadora, que é obrigada a trocar, pois telefone normal não trava.

    E não precisa repetir o mesmo comentário em vários lugares. Em um só é suficiente. 😉

  • Iron Junior

    Esse vendedor está se igualando ao que me atendeu!! O meu informou que o Iphone é descartável, sendo que a bateria dura apenas 400 conexões e após isso pode jogar o telefone fora que é impossível trocar.

    Tem que avisar ele também pra falar da atualização recomendada. rsrs

    A atualização é recomendação pela apple, tanto que o Itunes fica sempre avisando quando pluga o cel no computador, se sua firm está desatualizada.

    Vendedor e atendente de telefonia que não sabe o que fala é o que mais existe!!

    Pensse no Iphone como seu computador. Se vc está isntalando o sistema operacional e ocorre algum problema que, o que vc faz? Instale novamente.

    Ah.. e a bateria do Iphone está mais barata que a do meu antigo samsung que não vale mais nada!

  • Iron Junior

    Agora sobre o tópico, fica difícil comprarmos soft (falando dos mais caros principalmente) sem uma versão trial. Fica sempre a dúvida (e se for uma [email protected]?). Um soft que procurava e testei para ver se cumpria o que prometia foi o intelliscreen. A trial era só p/ 2 dias, mas já foi suficiente para testar e comprar porque era realmente o que procurava.

  • Barata

    Pra mim é mais um troço travado no iphone…