2009ARQUIVO

A TV ao vivo no iPhone chega cada vez mais perto de se tornar viável

France 24 liveUma das coisas que muitos gostariam de ver no iPhone é a recepção de TV digital, função comum em outras marcas mas inexistente nos atuais modelos da Apple. Alguns países tentam solucionar esta falta de outras maneiras, como o Japão e a França. O primeiro criou um receptor externo para conectar ao telefone, enquanto a solução francesa é mais baseada na transmissão via rede celular, através de aplicativos dedicados.

No momento a solução através de aplicativos parece a mais viável e é por ela que a rede de televisão francesa France Televisions lançou seu primeiro aplicativo de transmissão ao vivo de um de seus canais, o France 24.

Aplicativo transmite TV ao vivo

O canal é totalmente especializado em notícias, com transmissão em francês, inglês e árabe. A maneira que eles encontraram para levar seu conteúdo até o iPhone (ou iPod touch) foi através de uma técnica bem conhecida, o streaming pela internet adaptado aos gadgets da Apple. Apesar da solução parecer meio óbvia, nenhum grande canal tinha feito isso antes.

france 24 france 24

Além do canal ao vivo, o aplicativo também disponibiliza programas gravados sobre negócios, cultura, meteorologia e últimas notícias. Você pode determinar a qualidade do streaming de acordo com sua conexão internet, o que interfere também diretamente na qualidade do vídeo.

Mas o que ainda não o faz uma solução perfeita é o fato de só funcionar com conexões Wi-Fi e não pela rede 3G/EDGE da operadora. Isso limita muito a mobilidade, forçando o usuário a permanecer perto de um hotspot. Isso é um problema até mesmo para a França, que conta com muito mais pontos wi-fi abertos que o Brasil.

Nada de funcionar em rede 3G/EDGE

Mesmo não sendo perfeito, já é um caminho que vários outros canais (inclusive brasileiros) podem seguir, pois ainda é um diferencial enorme ter seu conteúdo acessível pelo iPhone.

Você, mesmo no Brasil, pode testá-lo gratuitamente, tanto no iPhone como no iPod touch, baixando o aplicativo direto na App Store.

Botão Voltar ao topo