AplicativosApp StoreNotícias

A TV ao vivo no iPhone chega cada vez mais perto de se tornar viável

France 24 liveUma das coisas que muitos gostariam de ver no iPhone é a recepção de TV digital, função comum em outras marcas mas inexistente nos atuais modelos da Apple. Alguns países tentam solucionar esta falta de outras maneiras, como o Japão e a França. O primeiro criou um receptor externo para conectar ao telefone, enquanto a solução francesa é mais baseada na transmissão via rede celular, através de aplicativos dedicados.

No momento a solução através de aplicativos parece a mais viável e é por ela que a rede de televisão francesa France Televisions lançou seu primeiro aplicativo de transmissão ao vivo de um de seus canais, o France 24.

Aplicativo transmite TV ao vivo

O canal é totalmente especializado em notícias, com transmissão em francês, inglês e árabe. A maneira que eles encontraram para levar seu conteúdo até o iPhone (ou iPod touch) foi através de uma técnica bem conhecida, o streaming pela internet adaptado aos gadgets da Apple. Apesar da solução parecer meio óbvia, nenhum grande canal tinha feito isso antes.

france 24 france 24

Além do canal ao vivo, o aplicativo também disponibiliza programas gravados sobre negócios, cultura, meteorologia e últimas notícias. Você pode determinar a qualidade do streaming de acordo com sua conexão internet, o que interfere também diretamente na qualidade do vídeo.

Mas o que ainda não o faz uma solução perfeita é o fato de só funcionar com conexões Wi-Fi e não pela rede 3G/EDGE da operadora. Isso limita muito a mobilidade, forçando o usuário a permanecer perto de um hotspot. Isso é um problema até mesmo para a França, que conta com muito mais pontos wi-fi abertos que o Brasil.

Nada de funcionar em rede 3G/EDGE

Mesmo não sendo perfeito, já é um caminho que vários outros canais (inclusive brasileiros) podem seguir, pois ainda é um diferencial enorme ter seu conteúdo acessível pelo iPhone.

Você, mesmo no Brasil, pode testá-lo gratuitamente, tanto no iPhone como no iPod touch, baixando o aplicativo direto na App Store.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edu

    Enquanto não houver mais canais com apps, a solução mais funcional e ter umamolaca de captura e intalar o orb no iPhone e no PC.

  • Guilherme

    Olá, gost muito do blog, e acompanho sempre, apesar de ainda não ter um iPhone. Mas sempre acompanho e fico sonhando em ter um, mas acho o preço um abuso.
    Pude ver que você conhece bastante sobre iPhone, será que você poderia me ajudar com uma coisa?
    Eu tenho um parente nos EUA. Você sabe se tem como ele comprar o iPhone já desbloqueado por lá e me mandar pra cá e ele funcionaria normalmente com as operadoras daqui? E ele teria o idioma português como uma das opções de idioma?
    Por que eu li que o iPhone desbloqueado nos EUA custa 400 dólares, então ficaria no máximo uns 1000 reais, compensaria bastante.
    Por favor, se puder, me responda. Desde já agradeço.
    E mais uma vez, parabéns pelo blog!

  • Edguitarra

    3G até é possível mas Edge nem pensar, muito lento pra streaming. A conexão de internet tem que ser no mínimo de 2MB pra funcionar bem.

  • RodrigoDC

    na app store já tem um programa free tb que vc pode ver varias trasmições em stremer o ustream viewing application (http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=301520250&mt=8)
    inclusive tem um canal da NASA bem interessante.

  • lookez

    não acho que a globo vá fazer isso tão cedo, eu sei que a band faz streaming, mas acho que só se algum desenvolvedor terceirizado fizer e botar pra funcionar aqui no brasil que a coisa vai pra frente.

    Mas também depende das transmissoras pra liberarem o streaming.

    dammit xP