2009ARQUIVO

Mais um apoio ao pedido de legalidade do jailbreak: Saurik

Jay Freeman é o famoso Saurik, desenvolvedor do Cydia. Apesar de parecer óbvio o seu apoio à legalização do jailbreak, ele acaba de enviar uma carta ao escritório de direitos autorais americano (U.S. Copyright Office)  em apoio à EFF – Electronic Frontier Foundation na sua luta contra a Apple na questão da liberação do iPhone para aplicativos externos (leia o artigo “Começa a grande discussão sobre o jailbreak“).

Na semana passada, Mozilla e Skype já tinham feito a mesma coisa.

No documento enviado ao órgão americano, Saurik explica que o Cydia é totalmente baseado em um mecanismo de distribuição open source e já está presente em mais de 1,6 milhões de aparelhos no mundo inteiro. Para ele, vários desenvolvedores sérios mandam bons aplicativos (como para gravação de vídeo, por exemplo) para a aprovação da Apple, mas são ignorados por meses. O Cydia (e o jailbreak) é uma alternativa honesta para que os usuários possam usufruir de mais funções.

Vários desenvolvedores apoiam Saurik em sua carta, inclusive os brasileiros que desenvolveram o aplicativo iBlackList.

Mais e mais entidades se manifestam à favor da legalização do jailbreak. A pressão vai começar à aumentar para o lado da Apple…

Botão Voltar ao topo