Notícias

Mais um apoio ao pedido de legalidade do jailbreak: Saurik

Jay Freeman é o famoso Saurik, desenvolvedor do Cydia. Apesar de parecer óbvio o seu apoio à legalização do jailbreak, ele acaba de enviar uma carta ao escritório de direitos autorais americano (U.S. Copyright Office)  em apoio à EFF – Electronic Frontier Foundation na sua luta contra a Apple na questão da liberação do iPhone para aplicativos externos (leia o artigo “Começa a grande discussão sobre o jailbreak“).

Na semana passada, Mozilla e Skype já tinham feito a mesma coisa.

No documento enviado ao órgão americano, Saurik explica que o Cydia é totalmente baseado em um mecanismo de distribuição open source e já está presente em mais de 1,6 milhões de aparelhos no mundo inteiro. Para ele, vários desenvolvedores sérios mandam bons aplicativos (como para gravação de vídeo, por exemplo) para a aprovação da Apple, mas são ignorados por meses. O Cydia (e o jailbreak) é uma alternativa honesta para que os usuários possam usufruir de mais funções.

Vários desenvolvedores apoiam Saurik em sua carta, inclusive os brasileiros que desenvolveram o aplicativo iBlackList.

Mais e mais entidades se manifestam à favor da legalização do jailbreak. A pressão vai começar à aumentar para o lado da Apple…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Sabata

    Eu apoio o Jailbreak também.

  • Vicente

    Eu também apoio, mesmo sabendo que não seja.. ^^

  • Luiz Henrique

    jailbreak !!!!
    jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!jailbreak !!!!

  • Ivan

    A possibilidade dos usuários ultilizarem apps não oficiais reforça a questão que o iPhone é a melhor plataforma em relação aos seus concorrentes. Sim ao jailbreak.

  • Leandro

    Eu também apoio!!!! É uma boa forma de pressionar a Apple a se tornar mais flex na escolha do seus apps ,pois no jail tem muita coisa boa, como o já citado Cycorder e na AppStore tem um monte de aplicativo porcaria (pra não usar outra palavra) que é aprovado e não oferece nada de útil aos usuários!!!!!

    P.S: No penúltimo capitulo tá escrito “Surik”, o certo não seria “Saurik”

    Valeu!!!!

  • Rafael nogueira

    o vicente sabe mais do que a justiça que não decidiu ainda se é ou nao legal!

    Tens que entender que sua convicção é estritamente pessoal, assim como a nossa! A legalidade é decidida pela justiça e não pelo que você acha com o “mesmo sabendo que” ninguém sabe… Nem vc!

    Sou mais um leitor no apoio ao jail!!

  • Vicente

    Rafael,

    Dê uma lida na apresentação contratual da Apple que você assinou ao comprar o iphone…
    E se não assinou, procure-a, pois a loja que o vende com toda a certeza teve de assinar ao adquirir o aparelho.
    Mesmo a justiça ainda não condenar o jail, para a Apple SEMPRE foi ilegal. Apenas agora ela está abrindo direto um processo para que o JAILBREAK seja ilegal, só a palavra mesmo, pra deixar mais claro, porque a finalidade do programa já é questionável quanto o termo LEGALIDADE.

    Eu não vou voltar a discutir isso, se é que você quer ler as mesmas coisas que eu vou falar, já tem um post pra isso. E realmente pelo que vi, não leva a nada discutir isso.

    Assim como dizem ser legal, sem a justiça o mesmo dizer…

  • Vicente, na Alemanha nada disso tem validade. Sabe por que?
    Porque é ilógico você ser obrigado a aceitar os termos de uso SOMENTE APOS você ter comprado o produto, pois não há como você ler os termos antes de abrir o pacote (até mesmo no Brasil, tente você mesmo fazer isso).

    Portanto, até esse argumento é juridicamente questionável e facilmente “derrubável”. 🙂

  • Vicente

    Sempre foi assim Ilex.
    É bem assim mesmo, vendedor quer vender.

    “Azar de quem comprou”… hehehe

    Tou bem longe de me envolver em discussão denovo iLex, é bom mesmo eu ficar com minha opinião e cada um com a sua e aguardar até outubro.

    Se for considerado legal, ótimo irei usar.
    Se for considerado ilegal, ótimo continuarei usando. (assim como muitos outros).

  • Waldomiro

    Pelo amor de Deus, para com essa discussão. Até hoje…:D Crianças XD XD Apoio o jailbreak, aguardo da justiça a posição quanto a legalidade. Mas faço minha as três linhas finais do Vicente.