Calma, não se empolgue tanto. Ainda não foi liberada a categoria de jogos na loja brasileira (entenda aqui porque não). Mas a alemã FishLabs Games colocou sua primeira criação para o iPhone OS (o Powerboat Challenge 3D) como Entretenimento. Isso faz com que os brasileiros tenham acesso ao jogo e, inclusive, consigam comprá-lo.
E adivinhe: ele já é o aplicativo mais vendido da App Store Brasil !
O truque de classificar em outra categoria já foi utilizado antes para fazer com que um jogo fosse disponibilizado no Brasil. Agora a empresa alemã faz a mesma coisa. E é visível a atenção ao público brazuca pelo fato do aplicativo ter sido classificado assim somente na App Store Brasil. No resto do mundo ele continua como Game.
Esta é uma tática que deu muito certo. A classificação geral dele já conta com 4,5 estrelas e várias opiniões empolgadas com o fato de ter finalmente um jogo que podemos comprar de maneira oficial. Isso mostra que nós temos sim um público consumidor muito grande e significativo, mas que infelizmente é limitado pela famosa burocracia brasileira.
O jogo é rico em gráficos 3D, onde o objetivo é vencer várias corridas de lancha. Você tem à sua disposição inicialmente quatro tipos de equipamento, cada um com um personagem diferente. O barco é direcionado pelo acelerômetro, dobrando à direita ou esquerda conforme você vai inclinando o aparelho.
Apesar da página oficial indicar que há 5 idiomas disponíveis, eu não achei em nenhum lugar onde mudar, por isso tive que me contentar com o inglês mesmo. Veja uma amostra dele:
httpvh://www.youtube.com/watch?v=FOG0CgTEO6M
O jogo entretenimento é compatível com qualquer iPhone ou iPod touch que tenha instalado o firmware 2.0 ou posterior. Pode ser comprado por $1,99 (cerca de 5 reais) diretamente neste link. Este preço é por tempo limitado, depois volta ao seu valor normal de $3,99. Para se inscrever na App Store Brasil é preciso um cartão de crédito internacional.
O mais curioso é que existe uma versão gratuita do jogo, mas na categoria Games, ou seja, impossível de aceder pela loja nacional.
Esperamos que mais desenvolvedores resolvam fazer a mesma coisa, para podermos ter acesso à mais jogos. O legal é que o nosso consumidor está dando seu recado, mostrando que queremos sim ter o direito de comprar. Quem sabe isso não chama a atenção de outros e logo logo a situação mude?
Tomara que sim. :)