Curiosidades

Para Vivo, Firefox não é compatível com HTML

É, pelo menos foi essa a resposta que o departamento de Atendimento ao Cliente da companhia deu ao Fernando Caprio, do blog Geek42.org.

O blogueiro declara que resolveu escrever para a operadora depois de tentar acessar com o navegador Firefox a parte reservada aos clientes no site, sem sucesso. Ele não conseguiu obter sua senha de cliente via SMS e nem visualizar as faturas dos meses precedentes.

Veja a resposta que ele recebeu:

“Prezado (a) Sr (a) Fernando, bom dia!

Em atenção ao seu e-mail, informamos que nosso site é desenvolvido em uma base de banco de dados MSDEtoda a programação é realizada em arquivos com extensão HTMLPortanto o Firefox é um programa incompatível a essa extensão.

Nuóssa!
Será possível uma resposta dessas? 

Independente da resposta absurda, o fato da Vivo usar exclusivamente tecnologia proprietária da Microsoft dificulta a vida de todos os clientes que usam Mac, Linux e até mesmo o próprio iPhone, visto que este utiliza o Safari como navegador. E como ela é justamente uma das distribuidoras oficiais do telefone da Apple, isso é bastante preocupante.

A Microsoft (MS) há muito tempo domina o setor de sistemas operacionais, estando presente hoje em mais de 90% dos computadores no mundo. Devido à essa posição muito privilegiada, ela se dá ao luxo de desenvolver tecnologias proprietáias que só são compatíveis com ela mesma. Até mesmo na internet, que deveria disponibilizar acesso a todo tipo de sistema.

O problema é que o mundo hoje caminha em outra direção, a do código aberto e padronização das tecnologias. Quem não adota este paradigma perde espaço e clientes. Isto é tão verdade que parece que a própria MS já percebeu isto, baseado em algumas mudanças que ela está anunciando em seus produtos.

Ou seja, programar ainda no padrão MS é ir contra o rumo da tecnologia atual, além de obrigar seus clientes a usar apenas um sistema operacional, que ainda por cima é comercial.

A operadora francesa Orange, por exemplo, está mudando toda a sua estrutura interna para deixar seu serviço de TV por telefonia compatível com o iPhone. É isso que se espera de uma operadora, comprometimento com o produto que vende. E respeito ao cliente.

Visto que o pessoal da Vivo (e seus advogados também) são leitores assíduos do nosso Blog, quem sabe esta situação não mude e com o tempo o site torne-se acessível a todos os seus clientes. Afinal, eles já nos ouviram uma vez… 🙂

[dica do crisdiasweblog]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Léo

    eHUAHEUAHeuahuEhuhUE

    ai… ai, a gloriosa VIVO!

    poxa vida tomara que um dia o firefox suporte o HTML…
    pois uso ele a uns 2 anos e esse tal de HTML deve ser importante pra alguma coisa por aí hein…

  • Ceceu Veron

    Sinceramente? Acho que quem usa IE ao invés de FF,Opera,Safari,Chrome,etc deveria ser considerado ANALFABETO e impedido de usar compuatadores… Estilo EXCLUSAO DIGITAL JA.So tenho esse lixo de IE ainda por sites lixo que nem da Vivo e tb pq não tenho paciência de gerar aquela extensão do FF que imita o IE.

  • Ceceu Veron

    Se alguém da Vivo me ler: Vcs são um bando de BURROS,não sabem configurar o seu site pra FF? Cambada de INCOMPETENTES.Deve ser pq vc usam ainda Windows 3.1 não é?(pq se nao me engano ate o Windows 95 ha suporta FF) Tomara que um dia hackeiem o site de vcs haha 😀

  • Léo

    kkkk
    ai gente aviso importante quem usa o mozilla ai vamos desinstalar ele e colora o internet explorer para poder acessar o site da vivo! ;D

  • Fabio

    Excelente post, eu sou cliente da Vivo e tenho um mac e um iphone, tenho que acessar o site pelo computador da minha irmã! Isso é um absurdo, eles deviam ter vergonha! Além disso, ja escrevi pra vivo pedindo satisfação em relação a esta incompatibilidade com o firefox e com o safari e nem resposta obtive, fica dificil levar um serviço assim a sério.

  • Ricardo

    Bom….a VIVO nao esta nem ai com isso, ela so quer GANHAR E VENDER, nao nesta ordem rsrs, mas é assim, agora que ela nao vai mudar todo o seu sistema por causa do iphone isso é fato. Quem sabe num futuro distante isso mude…

    E pra falar bem a verdade, é a pior operadora que tem no Brasil é a VIVO, e nao me venham com a historia de que é a maior e por isso tem mais reclamaçoes, que isso nao cola. Cobrar errado e quedas de sinal é as principais reclamaçoes da VIVO, as antenas e equipamentos estao la, se caiu é sinal que nao presta, e cobrar errado, fazer propaganda prometendo zilhoes de minutos gratis e depois cobrar tbm nao justifica….

  • ale

    QUEM TEM MAC PODE ACESSAR O VIVO ONLINE ATRAVEZ DO OPERA!!!!!!!!! Funciona perfeitamente!!!!!!!!

  • Vinícius Ferrão

    Pessoal peca novamente em embasamento técnico.

    Plataforma da Microsoft para development pode sim manter compatiblidade com os browsers. Quando quebra em outros browsers é culpa do PROGRAMADOR que não fez o teste correto e não tratou as excessões.

    É muito comodo colocar a culpa na Microsoft sem ter embasamento para falar. Eu duvido que alguem que postou nos comentários (pelo nível das respostas) já utilizou alguma vez na vida um Microsoft Visual Studio ou algo semelhante, ou até mesmo desenvolveu em outra plataforma.

    IE é apenas mais um browser, falam mal dele pois 85% do mundo usa IE… Proponho alguem aqui a usar Konqueror ou Ephipany e depois postar o feedback.

    Deixem de ser xiitas.

  • Minha nossa…

  • o próprio site da ANATEL não é compatível com o Firefox ou Safari… só IE!

    mas independente disso… o minimo era responder que o site só é compatível com IE, falar que firefox nao suporta html é fod*

    abracos

  • egito

    Tenho o mesmo problema e sou cliente vip da vivo em função do meu trabalho, uso o Firefox e não mais o IE.

    abraços

    egito

  • Realmente, toda vez que preciso fazer o login para visualizar dados da conta da Vivo, tenho que ir pelo iExplorer, muito mais lento… ¬_¬
    Melhor que esta resposta, só a da central da Claro, que no dia que o iPhone perdeu a rede me aconselhou a retirar e recolocar a bateria dele!!! 😛

  • Pedro

    “Plataforma da Microsoft para development pode sim manter compatiblidade com os browsers. Quando quebra em outros browsers é culpa do PROGRAMADOR que não fez o teste correto e não tratou as excessões.”

    A questão é obviamente o problema adicional que isso causa para o desenvolvedor, que tem que se preocupar com obstáculos artificiais criados apenas porque a microsoft quis que fosse assim. Ela detem poder sobre a plataforma e então pode ditar o que quiser, enquanto o resto do mundo tende a um padrão.

    “É muito comodo colocar a culpa na Microsoft sem ter embasamento para falar. Eu duvido que alguem que postou nos comentários (pelo nível das respostas) já utilizou alguma vez na vida um Microsoft Visual Studio ou algo semelhante, ou até mesmo desenvolveu em outra plataforma.”

    E o que isso tem a ver com o assunto? E você? Já desenvolveu pra Firefox ou Safari?

    “IE é apenas mais um browser, falam mal dele pois 85% do mundo usa IE…”

    Não, falam mal dele porque ele é, no geral, um browser ruim.

    “Proponho alguem aqui a usar Konqueror ou Ephipany e depois postar o feedback.”

    Qual a relevância disso para o assunto?

    Você encontra os reviews aos montes por aí, basta procurar. Mas só pra adiantar, o epiphany é baseado no gecko, então ele será bem parecido com o firefox.

    “Deixem de ser xiitas.”

    ???

  • Pingback: Orange permitirá recepção de TV no iPhone já em janeiro | Blog do iPhone()

  • Overlord

    iLex, depois que eu fui numa loja da VIVO e um dos atendentes técnicos (aqueles que são chamados quando as coisas “apertam”) falou que um BOTÃO apareceria no iTunes quando eu fosse desbloquear oficialmente o iPhone, eu não duvido de mais nada.

  • PoolS

    Bom, como já trabalhei com ambiente Microsoft (Visual Studio) sei que é possível arrumar o site da Vivo com pequenas mudanças, bem simples por sinal.
    O real problema é que a página é “pré-histórica”, e há tempos abandonadas. Muitas empresas pensam: Supre 85% das pessoas? Então está ótimo.

    Querem mudar isso e mostrar que quem usa Firefox e Safari realmente se incomoda e exigem mudanças?

    http://www.vivo.com.br/fale_conosco.php

    Deixem suas mensagem de insatisfação como a minha:

    “Bom Dia,
    Ao tentar acessar o site do “Auto Atendimento Vivo” pelos navegadores Firefox (Windows, Linux) e Safari (Mac, Iphone), o seguinte erro ocorre:
    ———————-
    Erro: formulario is undefined
    Arquivo-fonte: https://servicos.vivo.com.br/VOLWeb/resources/js/funcoesVol.js Linha: 985
    ———————-

    É um erro de fácil ajuste e possibilitaria o acesso pleno às funcionalidades do Site, desafogando assim o Tele-Atendimento da vossa companhia.

    Como cliente gostaria de saber que estou sendo bem atendido e fico no aguardo de uma resposta satisfatória”