Notícias

GPS no iPhone: como vai funcionar

Muita gente pedia pela função GPS no iPhone. A facilidade de ter um navegador por satélite nas viagens de carro no próprio telefone poderia convencer muita gente à se render ao celular da Apple. Se você é um desses, sinto informar, mas você ficará profundamente decepcionado.

O famoso campo de distorção da realidade de Steve Jobs conseguiu mais uma vez ludibriar os usuários afoitos do iPhone, que gritaram de alegria ao saber que a função de localização por satélite faria parte da nova versão do aparelho. Leve engano. É bem verdade que o novo iPhone possuirá sim um recurso de GPS, mas bem diferente daquele que estamos acostumados.

Isso mesmo, você já conhece muito bem a apresentação do GPS do iPhone: é o nosso velho e conhecido Maps, sem tirar nem por. A diferença é que, junto com seu sistema (já eficiente) de triangulação de antenas de celulares e redes wi-fi, o aplicativo contará com a ajuda da localização através de satélites, o que vai dar um ganho em precisão ao programa.

Isso pode decepcionar muitos, mas não deixa de ser uma boa notícia. O sistema de localização do iPhone é muito bom, e com o GPS ele só tem a ganhar. É eficiente para locomoção à pé, que é exatamente o público de um telefone celular. Não serve para viagens em automóveis, mas para achar uma rua no centro de uma cidade qualquer é ideal, indicando o ponto preciso de onde se está e traçando o caminho para onde se quer ir. E com a nova função do firmware 2.0, ele atualizará em tempo real, conforme você for se deslocando. Eu particularmente prefiro isso que o GPS tradicional, com aquela vozinha chata falando. 😛

Outra vantagem do GPS será a geolocalização das fotos tiradas com a câmera do iPhone: se você for de férias para a Bahia, por exemplo, as fotos terão até mesmo a informação da rua onde foi feita. Isso é uma função muito legal.

A Apple quer revolucionar a telefonia móvel e está mudando o conceito que temos de GPS. Se você não gostou e prefere o sistema antigo, não compre um iPhone, compre um navegador GPS. Afinal, a função primeira do iPhone é… ser um telefone.

 

Texto: Blog do iPhone
Todos os direitos reservados. Se quiser postá-lo em outro site, coloque o link de referência à esta página. 😉 

 

ATUALIZAÇÃO: logo depois que postamos nosso artigo, o site Engadged anunciou que a empresa de navigadores TomTom já tem pronto um aplicativo GPS tradicional para o iPhone. Ou seja, uma decepção a menos nas novidades! 🙂

GPS tradicional no iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados