Desde o iOS 3.0, a Apple incluiu um útil indicador de porcentagem da bateria do aparelho. O problema é que ela, provavelmente por uma questão comercial, não liberou a função para todos os aparelhos, e inicialmente só o iPhone 3GS e o iPad tinham esse direito. O iPhone 4 também ganhou, mas o novo iPod touch não.

Como ativar então a função em aparelhos antigos, como o iPhone 3G e iPods?

Felizmente, há uma maneira de ativar esta porcentagem sem precisar de jailbreak. Isso porque a configuração se encontra no backup do iTunes, que pode ser facilmente alterado por um programa para Windows chamado iBackupBot.

O procedimento é simples, mas é preciso tomar muito cuidado para não alterar nenhum código errado, pois isso pode inutilizar o seu backup.

Primeiro, baixe o iBackupBot (também chamado de iTunes Backup Manager) no site oficial. Instale-o.

Conecte seu aparelho no iTunes, através do cabo USB e realize o backup dele clicando com o botão direito no pequeno ícone na barra lateral esquerda. Escolha “Cópia de segurança” (conforme demonstrado no vídeo abaixo).

Agora você já pode modificar este backup no iBackupBot. Abra-o e selecione a cópia de segurança que você fez. Procure então pelo seguinte arquivo:

Library/Preferences/com.apple.springboard.plist

Dê dois cliques nele e cancele a janela que aparecer. Então, logo depois do primeiro <dict> você vai copiar e colar o seguinte código:

<key>SBShowBatteryLevel</key>
<true/>

Salve, feche a janela e clique no botão “Restore backup/file to iPhone/iPod touch“. Isso vai instalar no seu aparelho as modificações que você acabou de fazer. Ele vai reiniciar depois do processo terminado. A partir daí, você já terá a porcentagem ativada, mesmo se você atualizar ou restaurar o iOS, ela volta sempre que você recuperar o backup. Tudo isso sem nem precisar de jailbreak. :)

Veja o vídeo demonstrando o que foi descrito acima:

O método funcina com iPhone 3G e qualquer iPod touch. Em nossos testes, não conseguimos ativar a porcentagem no iPhone 2G (Classic).