Notícias

Spotify quer ter acesso ilimitado às ferramentas da App Store sem pagar, diz Apple

A Apple emitiu uma declaração oficial em resposta às acusações e ao contexto de uma potencial multa de 500 milhões de euros pela Comissão Europeia, por supostamente infringir leis da UE em relação ao acesso a serviços de streaming de música.

Esta declaração ocorre em meio a uma disputa de longa data com o Spotify, que reivindica mudanças nas regras da App Store.

A Apple acusa o Spotify de procurar um “acesso ilimitado” às suas ferramentas e serviços sem oferecer qualquer compensação financeira pelo valor proporcionado pelo ecossistema da App Store.

A gigante da tecnologia defende que tem apoiado o sucesso de todos os desenvolvedores, incluindo o Spotify, que se tornou o maior aplicativo de streaming de música do mundo sem pagar à Apple pelos serviços que contribuíram para o desenvolvimento, atualização e distribuição de seu aplicativo para usuários da Apple em 160 países.

A controvérsia tem suas raízes nas queixas do Spotify sobre as políticas da App Store, que, segundo ele, impedem que os usuários se inscrevam em seus serviços sem usar as compras dentro do aplicativo da Apple, que incluem uma taxa.

Essas reclamações levaram a uma investigação da UE, que se concentrou em como as regras da App Store afetam o mercado de streaming de música e se elas representam práticas anticompetitivas.

Apesar das alegações do Spotify de que as políticas da App Store prejudicam a competição e restringem o crescimento, a Apple argumenta que o mercado de streaming de música tem crescido e que as reivindicações do Spotify são mais uma tentativa de obter vantagens comerciais sem custos, do que questões legítimas sobre concorrência ou inovação.

Pergunta sincera

Faço uma pergunta sincera para quem acha que o Spotify está correto: por que a cobrança da porcentagem da Apple seria um impedimento para o negócio do Spotify?

Eu SEMPRE assinei o Spotify direto no site e depois usei o app normalmente no iPhone. Mesma coisa para a Netflix. Até VPN eu prefiro assinar direto no site, para conseguir mais descontos.

Seria mais prático poder assinar direto pela App Store e debitar de um único cartão? Sim, sem dúvida. Mas o fato de eu precisar assinar em outro site não me impediu (e nem me desestimulou) de querer usar o serviço.

A Apple obriga toda a instalação de apps no iPhone a passar pela sua loja. É isso que incomoda muita gente. Mas ao mesmo tempo, eu percebo pelo feedback que vejo aqui dos usuários de iOS que essa segurança que ela oferece justamente por manter fechado o seu sistema é o que mais agrada a maioria, e ninguém parece querer abrir mão dessa segurança.

O Spotify poderia não fazer um app para iPhone e aí não precisaria pagar nenhuma taxa de utilização da App Store. Mas ele obviamente não quer perder esse grande filão.

Para ter um aplicativo que seja integrado ao iOS, incluindo integração com a Siri e outros recursos, ele utiliza as ferramentas do SDK desenvolvidas pela equipe da Apple, que visam facilitar aos desenvolvedores a criação de aplicativos.

Essas ferramentas não custam nada para os desenvolvedores, mas são financiadas pela Apple, que gasta milhões por ano em equipes de desenvolvimento.

Este plano de negócios é o que permite a Apple manter esse ecossistema, em que desenvolvedores do mundo inteiro, por mais pequenos que sejam, possam criar e disponibilizar aplicativos para o mundo inteiro, sem precisar ter gastos burocráticos ou se preocupar com formas de pagamento em dezenas de moedas diferentes.

Se o Spotify conseguir impedir que a Apple não cobre mais nada dele, ela terá que fazer isso para todos os desenvolvedores e, nesse caso, não terá mais sentido investir em ferramentas e estruturas de loja de aplicativos no mundo inteiro.

Claro que a Apple também quer ganhar dinheiro nessa história. Quem não? A questão é que, no mundo dos negócios, o que não dá lucro perde a razão de existir.

Esse sistema que o Spotify parece querer quebrar é o que oferece a milhares de pequenos desenvolvedores ao redor do planeta a oportunidade de empreender com aplicativos e propor ideias novas. Se isso não é permitir a inovação, eu não sei o que é.

É muito fácil para uma empresa gigante como o Spotify querer bater contra o sistema, para obter mais lucro. Para eles, se a Apple abandonar a estrutura da App Store, eles se beneficiam. Para os pequenos, se não tiver mais essa estrutura, não tem como sobreviver ou se expandir.

No fim, é sempre a mesma história: os gigantes milionários querem ganhar mais, enquanto os pequenos têm cada vez menos oportunidade e acabam sendo dizimados pelo mercado.

Para os gigantes, a tal “livre iniciativa de mercado” só vale quando eles estão ganhando. Quando estão perdendo, aí apelam para o governo interferir.

Se alguém quiser me mostrar (com argumentos concretos, lógico) onde eu possa estar errando em meu raciocínio, sou todo ouvidos aqui nos comentários. 😉

Botão Voltar ao topo