Notícias

Beta do iOS 17.4 reduz capacidades de Web Apps para usuários europeus

A Apple implementou mudanças significativas nas funcionalidades dos Progressive Web Apps (PWAs) para usuários do iOS na União Europeia, de acordo com o que se percebe na segunda versão beta do iOS 17.4.

Esta ação coloca os PWAs, que são alternativas baseadas na web aos aplicativos nativos, em uma posição desfavorável, limitando sua capacidade de oferecer uma experiência de usuário comparável à dos aplicativos instalados diretamente no dispositivo.

Conforme relatado pela Open Web Advocacy, a nova atualização impede que os PWAs sejam lançados em janelas de nível superior que ocupam a tela inteira, obrigando-os a serem abertos dentro do navegador Safari.

Esse movimento altera drasticamente a experiência do usuário, reduzindo os PWAs a simples atalhos para sites, sem acesso a funcionalidades importantes como notificações push e armazenamento local de longo prazo.

Usuários relataram problemas como perda de dados, uma vez que os PWAs abertos no Safari não conseguem acessar os dados locais previamente armazenados.

Os PWAs são projetados para fornecer uma experiência semelhante aos aplicativos nativos, utilizando tecnologias web e permitindo aos usuários adicionar esses aplicativos diretamente à tela inicial de seus dispositivos, sem a necessidade de passar pela App Store.

A restrição imposta pela Apple, particularmente na União Europeia, levanta questionamentos sobre a coerência da empresa em relação ao seu posicionamento anterior, que incentivava os desenvolvedores a optarem por soluções baseadas na web como alternativa às rigorosas diretrizes da App Store.

Essa mudança ocorre em um momento em que a Apple busca alinhar suas práticas com o Digital Markets Act (DMA) da União Europeia, uma legislação destinada a promover a concorrência e regular as práticas dos “guardiões” digitais.

A decisão da Apple de alterar especificamente a funcionalidade dos PWAs na UE pode ser vista como uma tentativa de navegar no cenário regulatório imposto pelo DMA, embora a empresa ainda não tenha comentado oficialmente sobre suas motivações.

Há indícios de que o iOS 17.4 está utilizando informações de redes de operadoras para restringir geograficamente as mudanças na funcionalidade dos web apps exclusivamente aos usuários na União Europeia, deixando os apps web em outras regiões do mundo inalterados.

A versão final do iOS 17.4 está prevista para ser oficialmente lançada no início de março.

Via
MacRumors
Botão Voltar ao topo