Aplicativos

Threads, rival do Twitter, não será lançado na União Europeia, a princípio

A Meta, conglomerado responsável por plataformas como o Facebook e o Instagram, está prestes a lançar o Threads, um novo concorrente para o Twitter. No entanto, surgiu a informação de que o aplicativo não será disponibilizado inicialmente na União Europeia (UE).

E isso diz muito sobre como os dados dos usuários serão tratados pela empresa de Zuckerberg.

De acordo com relatos, um porta-voz da Meta informou à Comissão de Proteção de Dados da Irlanda que o serviço não será lançado na UE “nesse momento”, conforme noticiado pelo Independent.

Isso significa que os usuários europeus terão que esperar para ter acesso ao Threads, enquanto os usuários do resto do mundo poderão experimentar o aplicativo em breve, inclusive no Brasil.

A decisão do Meta pode ser atribuída aos requisitos mais rigorosos de privacidade de dados impostos pela UE.

Ao contrário do Reino Unido, que possui regras distintas do GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e das normas de privacidade da UE, a empresa ainda não preparou o serviço para um lançamento completo em outros países europeus.

Recentemente, o Meta foi alvo de uma decisão da UE que exigia que a empresa obtivesse consentimento dos usuários antes de exibir anúncios personalizados na região.

Além disso, a empresa recebeu uma multa de 390 milhões de Euros (aproximadamente US$425 milhões) por não obter consentimento antes de veicular esses anúncios.

Outro fator que pode complicar o lançamento do Threads na UE é a multa de 225 milhões de Euros aplicada ao WhatsApp, também pertencente ao Meta, pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda.

A multa foi imposta devido à falta de informações suficientes sobre como os dados dos usuários europeus são compartilhados com o Facebook.

Um aspecto importante a ser considerado é que o Threads importa automaticamente dados do Instagram, incluindo informações de publicidade e comportamento.

Isso pode gerar preocupações adicionais em relação à privacidade e ao cumprimento das regulamentações europeias.

A chegada do Threads é aguardada com expectativa por muitos usuários do Twitter, que buscam alternativas diante de problemas como os “limites de taxa” nos tuítes e no desempenho do aplicativo Tweetdeck.

Ainda não há informações sobre quando exatamente o Threads será lançado na União Europeia ou se haverá algum ajuste para atender às exigências de privacidade de dados do bloco.

Botão Voltar ao topo