O WhatsApp começou a liberar uma atualização que promete acabar com uma das maiores dores de cabeça de quem se preocupa com segurança: ter que lembrar (ou anotar) a senha do backup criptografado.
A partir de agora, o app vai permitir proteger seus backups com passkeys, ou seja, usando o mesmo desbloqueio do seu celular, como Face ID, Touch ID ou PIN.
Com isso, você não precisará mais ficar digitando a senha de tempos em tempos, o que desmotivava a muitos de ativar a proteção do backup.
Adeus, senhas difíceis de lembrar
Desde 2021, o WhatsApp já oferece a opção de criptografar o backup das conversas de ponta a ponta.
É um ótimo recurso de privacidade, mas com um problema: o usuário precisa criar e guardar uma senha (ou uma chave gigante de 64 caracteres).
Se você perder essa senha, já era; o backup fica inacessível. Muita gente, por medo de esquecer, acaba nem ativando a criptografia.
Agora, com as passkeys (chave de acesso), tudo fica bem mais simples.
O app usa a autenticação do próprio celular, sem precisar digitar nada. Você só toca no sensor de impressão digital ou confirma com o Face ID, e pronto, seu backup está seguro.
Como ativar o novo recurso
A função deve aparecer gradualmente nas próximas semanas, tanto no iPhone quanto no Android. Quando estiver disponível, é só abrir o app e ir em:
- Você › Conversas › Backup de conversas › Backup criptografado de ponta a ponta
Ali, você vai ver a nova opção “Usar CHave de Acesso”. Ao ativar, o WhatsApp passa a usar a biometria do seu aparelho para proteger o backup, em vez de uma senha.
Mais segurança, menos complicação
A boa notícia é que o recurso continua oferecendo a mesma criptografia de ponta a ponta, ou seja, nem o WhatsApp, nem ninguém mais pode acessar o conteúdo das suas mensagens, fotos e vídeos armazenados no backup.
A diferença é que agora o processo é mais inteligente e à prova de esquecimento. A autenticação fica ligada ao hardware do seu celular, o que torna muito mais difícil alguém conseguir quebrar essa proteção.
E se a opção ainda não aparecer pra você?
Como a liberação está sendo feita aos poucos, pode ser que o recurso ainda não tenha chegado ao seu app.
Nesse caso, verifique se o WhatsApp está atualizado na App Store ou no Google Play.
Se mesmo assim a opção “Usar passkey” ainda não estiver disponível, vale esperar alguns dias, pois a novidade está sendo lançada gradualmente no mundo todo.

