Segurança

Dono de AirPods perdidos consegue rastrear e encontrar onde eles estão

Os fones de ouvido da Apple, os AirPods, possuem o mesmo método de rastreamento que as AirTags, podendo ser encontrados até mesmo dentro de um ambiente fechado. Se você não sabia disso, conheça a história de Paulo Ribeiro, que viralizou no Twitter essa semana.

Paulo frequenta uma academia, e um dia acabou esquecendo seus AirPods Pro no local. Ao voltar, não os encontrou mais.

Poxa vida, alguém pegou e não tem mais jeito de recuperar, fim da história, certo?

Errado. Felizmente os AirPods oferecem um sistema de geolocalização, similar ao que existe no iPhone, que permite rastreá-lo e saber onde se encontram.

Originalmente a Apple criou isso para você encontrar os fones perdidos no sofá, mas o recurso serve também para casos de roubo ou “apropriação indevida“.

Após o desaparecimento, Paulo começou sua busca pelos AirPods perdidos, usando o aplicativo Buscar do iOS. Com ele, é possível monitorar todos os seus dispositivos registrados na sua conta iCloud e saber onde eles estão no mapa.

É possível identificar o endereço exato da localização. Toque nessa imagem para ampliá-la.

Paulo fez isso por 10 dias, acompanhando a movimentação e fazendo capturas de tela de todos os lugares. Até que chegou o momento em que os AirPods se encontravam próximos do local onde ele estava, o que o fez ir até lá.

Cara a cara com o malandro

O endereço indicado era de um estabelecimento comercial. Ao ser atendido, Paulo identificou o rosto do vendedor por já tê-lo visto na academia algumas vezes.

Sabendo que os AirPods estavam com o rapaz, Paulo pegou seu iPhone, abriu o app Buscar e tocou na função “Reproduzir Som“. Imediatamente algo começou a tocar no bolso do vendedor.

Em choque, sem entender muito bem o que estava acontecendo, o rapaz tirou o estojo dos fones do bolso, atônito, e os entregou ao Paulo, que se identificou como o dono. Mostrou todas as capturas de tela e disse que estava sendo monitorado há 10 dias.

Paulo então aproveitou a surpresa e a completa falta de reação do rapaz e foi embora com seus AirPods Pro.

Autoridades sugerem cautela

Felizmente a história de Paulo acabou bem, mas o que ele fez foi bastante arriscado e perigoso.

Seguir pessoas que estão com algum pertence seu é algo que as autoridades policiais sugerem que nunca deve ser feito, pois não tem como saber a reação da pessoa pega em flagrante.

Se fosse algum criminoso mais perigoso, a integridade física de Paulo poderia correr grandes riscos. O ideal, segundo as autoridades, é fornecer à polícia todas as informações obtidas pelo rastreamento, para que se possa resolver o caso dentro dos processos legais.

Proteção contra roubos

O sistema de rastreamento dos AirPods funciona em todos os modelos do fone. Porém, naqueles mais recentes, há funções mais avançadas. São eles:

  • AirPods (3ª geração)
  • AirPods Pro (1ª e 2ª geração)
  • AirPods Max

Para quem usa um iPhone 12 ou posterior, juntos com os modelos acima, é possível também acionar um alerta se você esquecer os AirPods em algum lugar. Isso teria ajudado Paulo a não deixar seus AirPods na academia.

alerta se você esquecer os AirPods em algum lugar


Conclusão

O que podemos concluir de tudo isso é que os proprietários de AirPods mais recentes podem ter mais controle para não perderem seus queridos fones.

Além disso, é ótimo para que todo mundo saiba que, se encontrar AirPods perdidos por aí, o melhor é tentar encontrar o dono…

Botão Voltar ao topo