Rumores

Análise dos rumores sobre o próximo iPad Air 3

Nós aqui do Blog do iPhone não gostamos muito de falar de rumores, por vários motivos. Primeiro, porque muitos deles não possuem suporte jornalístico suficiente para serem considerados como verdadeiras notícias. Afinal, publicar algo só porque apareceu em um desconhecido site da Ásia não é motivo para aquilo ser credível, e hoje em dia é o que acontece bastante na blogosfera mundial. Segundo, porque os rumores tem várias fases, e não queremos hoje informar uma coisa e semana que vem informar outra diferente, só usando a desculpa do “rumor”. Um exemplo disso é o tal iPhone de 4 polegadas, que já chamaram de iPhone 7C, 6C, e agora chamam de 5se. Qual será o nome na semana que vem? Enquanto a Apple não confirma seus produtos (ou não são encontrados em um bar), nada disso é notícia de verdade, do ponto de vista jornalístico.

Mas há rumores que atingem uma fase avançada, que juntam elementos suficientes que permitem pelo menos serem considerados. É o caso do iPad Air 3 (ou seja lá como a Apple pretende chamá-lo).

Mini iPad Pro

Um rumor passa a ganhar credibilidade quando sites de confiança começam a trazer novas informações para enriquecê-lo. Ontem, o conceituado Engadget (o qual temos um enorme respeito) publicou imagens que seriam do projeto de um novo iPad com tela de 9,7 polegadas (mesmas dimensões do atual iPad Air 1 e 2). Confira:

iPad Air 3 esquema

O site garante que recebeu as imagens de uma fonte bastante confiável e já considera como um real “vazamento“, não apenas especulação. Este tipo de projeto em 3D é muito comum em empresas que produzem capas e que recebem com antecedência da própria Apple este tipo de informação.

Segundo os desenhos, o dispositivo é bastante similar a um iPad Pro, em tamanho reduzido, um pouco mais grosso de espessura e com 4 alto-falantes nas laterais. Isso inclusive se encaixa com os boatos de que o próximo iPad Air seria compatível com o Apple Pencil e teria um conector lateral para teclado externo. Além disso, seria o primeiro tablet da Apple a trazer um flash LED fotográfico na câmera traseira.

Para reforçar ainda mais este boato, já começam a aparecer em sites chinês capas para um suposto iPad Air 3, com as mesmas especificações do desenho acima.

2749729218_1986888946 2751800532_1986888946

Portanto, são várias informações concordantes de fontes diferentes, o que fortificam ainda mais o rumor.

Evento de março

Quando Steve Jobs lançou o iPad, ele escolheu a época de março/abril para lançar novas gerações do tablet, pois no final do ano já tinha o iPhone e o iPod e assim a Apple dividia as novidades no ano, parecendo que sempre tinha coisa nova. Tim Cook mudou isso e passou o lançamento dos iPads para outubro (e decepcionou lançando dois iPads diferentes no mesmo ano, em 2012), com o argumento de que faria sucesso nas vendas de natal. Os problemas desta estratégia são vários: primeiro que nem todos tem grana suficiente para comprar um novo iPhone e um novo iPad no natal, tendo que escolher entre um dos dois; segundo, que colocando todos os lançamentos para o segundo semestre faz com que se fique 6 meses sem falar de novidades da Apple, diminuindo a velha sensação de que a empresa está sempre lançando coisas novas. E isso provavelmente é responsável pela atual sensação de que a Apple está inovando menos que antigamente.

Desde o início do ano, há boatos de que a Apple agora estaria preparando um evento especial para março, para apresentar novidades. Primeiro se cogitou em uma nova geração de Apple Watch, mas com a publicação do beta do iOS 9.3, com diversas funcionalidades novas para o iPad (inclusive multi-usuários para ambientes escolares) começou-se a cogitar que estaria vindo um novo iPad já no começo do ano, mudando o clássico calendário de lançamentos. Se isso realmente for verdade, desta vez Tim Cook fez a coisa certa e não lançou nenhum novo iPad Air em outubro, para não repetir o erro de 2012. Seria patético se o iPad Air 3 fosse lançado no ano passado e o 4 lançado agora, apenas 5 meses depois.

Especula-se que a data do evento possa ser no dia 15 de março de 2016.


Claro que tudo isso é rumor e nada foi confirmado oficialmente. Mas sabemos que, nos últimos anos, muita coisa tem vazado antes da Apple apresentar ao público. No momento, só nos resta esperar, segurando as expectativas para que não haja nenhuma decepção com coisas que a Apple nunca prometeu.

Botão Voltar ao topo