iOSRumores

[rumor] iOS 13 deverá trazer diversas novidades para o iPad (e algumas para o iPhone)

No início do ano passado, comentamos aqui a respeito de um rumor que afirmava que havia algumas mudanças significativas que viriam para o iOS, mas que elas seriam adiadas para 2019 porque a atualização de 2018 seria voltada a melhorias de estabilidade. De fato depois de um iOS 11 desastroso, no ano passado o iOS 12 trouxe mais estabilidade e até melhoria de performance em dispositivos mais antigos.

Chegou 2019 e agora o que se espera é que aquelas mudanças previstas antes aconteçam agora. E o site americano 9to5mac diz ter conseguido informações de bastidores que confirmaria isso.





Segundo o site (em artigo escrito pelo brasileiro Guilherme Rambo), serão diversas mudanças que irão abrir um pouco mais o sistema, além de trazer coisas que há tempos os usuários pedem.

Modo Escuro

Uma das prováveis novidades do iOS 13 deve ser o tão esperado Modo Escuro em todo o sistema, permitindo que os aplicativos se ajustem à tela escura.



Mail mais esperto

O aplicativo nativo Mail receberá algumas características que já existem em apps de terceiros, como categorização de mensagens (marketing, trabalho, compras, etc). Também será possível configurá-la em listas para “ler mais tarde”.

Interface de mudança de volume

Uma das coisas que mais pedem nos últimos anos é a alteração do aviso na tela quando o usuário aumenta ou diminui o volume. Aquele quadrado branco enorme é horrível quando se está assistindo vídeos, e já existem outras soluções melhores em alguns apps. Segundo o rumor, isto finalmente seria consertado.

Gerenciamento de Fontes

Atualmente, para adicionar uma letra (fonte) diferente ao sistema, é preciso usar artimanhas como perfis de configuração. O iOS 13 traria (caso o rumor se mostre verdadeiro) a possibilidade de gerenciar mais facilmente fontes externas, permitindo inclusive uma fácil importação.

Mudanças para o iPad

Por ter uma tela com área maior, as maiores mudanças deverão acontecer para o iPad. Seria possível, por exemplo, manipular por janelas simultâneas diversos aplicativos diferentes, que poderiam ser movimentados livremente pela tela, similar ao que se vê na imagem abaixo.

Um aplicativo poderia também ter mais de uma janela aberta na tela.

Também seria adicionado um gesto para o “Desfazer” (Undo). Hoje, quem quer desfazer algo no iOS precisa chacoalhar o aparelho para aparecer o aviso. Isso, no iPad, não é tão prático quanto no iPhone, então um novo gesto no teclado virtual permitiria isso.

O Safari no iPad passaria a se conectar diretamente na versão desktop de um site. Hoje, mesmo com a tela maior o sistema sempre acessa versões móveis dos sites, o que em certos casos é ruim justamente por causa do tamanho da tela.


Tudo isso ainda é rumor e teremos que esperar até o início de junho para conhecermos as reais mudanças. Marque na sua agenda a data de 3 de junho para acompanhar as novidades aqui no Blog do iPhone. ;)

Fonte
9to5mac
Botão Voltar ao topo