Rumores

Rumores sugerem que foco do iOS 12 será em estabilidade e não em novidades

Acho que já dá para dizer que o iOS 11 foi uma das versões mais conturbadas da história do iPhone, justamente quando ele completou 10 anos de existência. Lentidão, falhas de segurança, e mesmo não sendo a atualização com maior número de bugs, foi sem dúvida a que mais foi criticada, segundo o feedback que acompanhamos aqui no blog durante os últimos meses.

Isso faz o pessoal chiar bastante a cada nova atualização do sistema (e já foram 10 desde o iOS 11.0), reclamando que seria muito melhor a Apple primeiro cuidar da estabilidade do sistema, em vez de ficar propondo novidades.

Pois segundo um relatório, a Apple estaria pensando em investir mais em qualidade e estabilidade do sistema, adiando grandes novidades para o futuro.

Para o site que trouxe a notícia, Craig Federighi estaria instruindo a equipe de software da Apple a pausar alguns projetos do iOS em prol de focar na melhoria de performance do sistema. Esta decisão teria sido comunicada aos engenheiros em uma reunião no início de janeiro.

Segundo eles, algumas melhorias já estavam sendo desenvolvidas e podem aparecer no iOS 12, como novas funções de saúde, evolução da realidade aumentada e um progresso nos controles parentais. Porém, as grandes mudanças planejadas (como um redesign da tela de aplicativos) devem ser adiadas para o próximo ano.

É uma sábia decisão, principalmente depois de um ano cheio de falhas e pisadas na bola. O novo iOS 12 deverá ser apresentado em junho, durante a abertura da WWDC, com versão definitiva distribuída publicamente apenas em setembro. Até lá, os engenheiros terão bastante tempo de melhorarem a performance do sistema, para não passarem mais vergonha do que passaram nos últimos meses.

A última vez que a Apple disse que faria isso foi no iOS 8, após um conturbado iOS 7.

Fonte
Axos
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    Torço muito por isso! Hoje em dia já é difícil ter novidades relevantes, porque os sistemas já estão bem avançados, então só um detalhe ou outro que impacta no uso diário. Diferente de antigamente, que não tínhamos copiar/colar/selecionar, multitarefa, etc, coisas urgentes.

    Então seria muito sábio dar um tempo nas invenções e tratar de entregar um sistema liso e rápido e BEM testado! Isso seria bom também para salvar uma geração de iPhones, pq se o novo iOS não for mais pesado que o 11, então os mesmos aparelhos serão compatíveis!

  • Carlos Luna

    Duvido! Pra mim virão novidades e as otimizações do sistema virão em segundo plano. Se focar apenas nas melhorias do sistema, irá passar a impressão de que não há evolução. E isso é péssimo para o mercado.

  • Gustavo Sarmento

    Aposto que a fonte de energia do novo “campus” da Apple vem do caixão do Jobs, de tanto que ele gira dentro…

  • MagicCarpetDriver

    vou dizer uma coisa… nao esperava ler um artigo aqui dizendo q a Apple teve problemas com o iOS…. em outro blog quase fui banido pelo editor qd disse isso… torco pra Apple acertar no iOS 11, por enquanto vou me arriscar no 10 mesmo…

    • Nunca nos negamos aqui a denunciar problemas no iOS ou na Apple. E nos últimos meses tivemos vários exemplos disso.

      Porém, é bem verdade que é bem difícil gerenciar comentários, porque muitas vezes pessoas que nem usam o iPhone fazem questão de invadir sites que falam de Apple para plantar picuinhas e inverdades, valorizando a sua plataforma e debochando de quem usa iPhone (se vê muito isso em portais voltados para outras plataformas). Então, como isso é bastante intenso em determinadas épocas, às vezes fica difícil diferenciar quando é um usuário legítimo se lamentando de algo real ou quando é um troll que só quer bagunça.

      Não sei que outro blog você se refere, mas talvez o modo como você expôs sua reclamação tenha ficado parecendo um desses trolls. Não nos damos conta, mas às vezes o modo como escrevemos pode ser interpretado de maneiras diferentes por quem nos lê.

      • MagicCarpetDriver

        na verdade esse cara eh bem grosseiro com todas as respostas q da, mas entendo o q quer dizer…
        mas aqui tb vc as vezes sao xiitas demais e nao concordam com alguns argumentos…
        gosto dos produtos da Apple desde sempre, mas sei que algumas coisas q eles fazem nao sao tao boas como alguns fanaticos levam a crer… obrigado pelo espaco

        • “nao concordam com alguns argumentos”

          Não concordar com argumentos não significa que somos xiitas, mas que talvez os argumentos sejam fracos.
          Eu sempre fui um cara aberto a mudar SEMPRE de ideia, quando me apresentam argumentos convincentes e inteligentes.

          Quando alguém não concorda com você, não significa que a pessoa seja idiota. Apenas que ela pensa diferente.

          Cuidado em não se isolar em suas próprias convicções sem aceitar que outros possam pensar diferentemente, isso sim é alienação. 😉

          • MagicCarpetDriver

            eu ja tive comentarios apagados aqui qd falei q o Android era melhor em algum aspecto…

          • SIDNEY MELO

            Interessante ver isso nesse Blog, pois há muito tempo atrás, quando o iPhone estava no auge, aqui o editor distribuía grosserias tal qual uma metralhadora. Depois de sucessivas respostas agressivas e carregadas de desdém, resolvi esperar o tempo passar. E chegamos aqui…as coisas não são mais tão maravilhosas e, aparentemente, agora se apregoa parcimônia.

        • Saotomé

          A verdade é que as pessoas às vezes não andam muito pacientes com seus leitores. Realmente existe isso que iLex disse, sobre as pessoas que acessam blogs para fazer críticas sem nenhum fundamento ou debochar mesmo do produto. Quanto a maneira de expormos nossas ideias, reclamações e sugestões, é muito difícil fazer isso de forma que quem está do outro lado da tela entenda o que queremos dizer. Sou uma só pessoa, penso e escrevo da mesma forma em todos os lugares que esteja, mas quem está lendo, cada um é diferente. Posso escrever algo que o iLex entenda bem e outro achar que estou debochando, muito difícil isso, por isso digo que às vezes as pessoas andam sem paciência pra entender o outro.
          Outro dia fui banido de um blog, por uma razão de entendimento, simplesmente perguntei porque o blog não foi convidado para um determinado evento, pois esse blog é formador de opinião. Para mim eu estava elogiando o blog, mas do outro lado da telinha a pessoa deve ter entendido, imagino eu, que estava debochando.
          Por isso, resolvi seguir um ditado popular que tem no interior de MG, “galo no terreiro dos outros é galinha”. Leio, fico na minha, pego o que me interessa, dúvidas eu pesquiso e pronto.
          O pior é que a pessoa do outro lado da telinha, não te dá a menor chance de explicar.

          • MagicCarpetDriver

            certissimo!

      • Chatty Brazil

        Não existe um espaço mais democrático quanto o Tecmundo. Simplesmente não existe. Os caras agridem (com palavras) (sem palavrões) os editores, e eles nem ligam. Parece um absurdo; mas isso é a verdadeira democracia… Igual ao US na época do Obama.
        E o site mais ditador, é o Windows Team… Tem o perfil igual à da Coréia do Norte. Os comentários são robotizados. Parece aquela plateia do Faustão. Sites assim eu nem pesquiso nada. Nem abro.

        Eu parei de ficar comentando. Eu entro, leio a matéria que me interessa, e saio. E se for uma matéria de tutorial que tenha me ajudado, eu agradeço nos comentários e saio.

        Eu acho que este mundo policiado está ficando muito perigoso… Olhe o MSM Notícias que retirou a opção de comentários… Isso não é normal. É o princípio de uma implementação de uma Venezuela. É assim que começa. E, se os brasileiros não abrirem os olhos, quando perceber, já será tarde demais.

        Ps. Eu nem entro mais no MSN Notícias.

  • O redesign da tela de aplicativos é uma das mudanças que eu mais tenho ansiedade. Sei que eu e muitos outros temos plena convicção que esse design está antiquado. Já passou da hora da Apple apresentar um carro novo e não apenas efetuar pequenos facelifts. Essa história de focar em estabilidade foi dita até em relação ao iOS 11. Se essa notícia for verdade é uma pena… O Android com uma interface cada vez melhor e sofisticada e o iOS cada vez mais idoso… Se a Apple for usar isso como desculpa para não apresentar uma novidade, vai ficar para sempre com um sistema antiquado…

    • Henrique A.

      Verdade. E não entendo qual é a dificuldade para liberar uma personalização mais individualizada da tela de aplicativos. Por que diabos eu não posso colocar um (ou mais de um) widget na primeira tela?? Por que minha central de controle e minha barra de status não podem ser totalmente personalizáveis? Por que eu mesmo não posso escolher os atalhos (dentre os possíveis) para acessar central de controle, tela de notificações, multi-tarefas, etc, de acordo com meu gosto?
      Isso sim poderia ser o foco do próximo iOS. Difícil entender…

      • Douglas Knewitz

        Prq visualmente widgets são horríveis, prq quanto mais personalização mais problemas tem. Se fosse possível isso acabaria cm a intuitividade. Nao estou discordado de vc, apenas vendo na visão da Apple.

    • Anderson Camões

      Pra mim esses bugs são a prova da incompetência da equipe de software.
      Cara, geralmente em menos de 24 hd aparecem os bugs após uma versão lançada. E olha que antes da versão final existem diversas betas.
      Testa no negócio à exaustão antes de botar pra rolo. Essa questão da internet de hj em dia que faz com que os engenheiros tenham este comodismo.
      Imagine se um engenheiro civil projeta uma ponte com Bug?

    • Wrecked Machines

      kkkk mano vc so falou caca ai me desculpe, do 9 pro 11 praticamente mudou por completo o ios.

    • Perfeito! Acabei de comentar mais ou menos a mesma coisa com outras palavras, antes de ver o seu comentário.

      Os novos iPhones precisam urgente de um sistema que esteja à altura do hardware deles. Algumas coisas simplesmente não fazem mais sentido. Uma empresa como a Apple deveria se esforçar mais. Tá faltando dinheiro pra contratar mais engenheiros? Certamente não.

  • mmcaldeira

    Sou usuário Apple, com iPhone, iMac, Macbook, Apple TV, Time Capsule.

    Mas, sinceramente, a Apple vem deixando MUITO a desejar. Vou trocar meu celular (visto que o meu já está “abrindo o bico”) e, pela primeira vez, cogito FORTEMENTE a ideia de pegar um S8 (ou o novo S9, assim que lançar)…

    Se o Jobs estivesse vivo, chuto que metade dessa diretoria da Apple já teria sido defenestrada há muito tempo……

    • F Veiga 43

      Concordo totalmente.
      Mas esse é o modo Tim Cook de ser… tudo lançado de maneira atropelada, de qualquer jeito… novidade em primeiro lugar, qualidade em segundo!
      Está aí o Apple Maps que não me deixa mentir… e vários outros exemplos. Até acertou em algumas coisas (Apple Watch, tela maior do iPhone) mas errou a maioria!

      • mmcaldeira

        Sim. E te digo mais, quando eu precisar trocar meus equipamentos (iMac, Macbook), não serão mais da Apple. Gosto da Apple? sim, gosto. Mas o preço absurdamente surreal não vale não.

        Hoje em dia o Windows 10 (do qual também sou usuário, em PC) está muito pau a pau com o Mac OS e não deixa absolutamente nada a desejar.

        É muito “triste” falar isso, ainda mais que meu primeiro computador, lá em 1990, foi um Apple II. Mas, faz-se o que, se a Apple não anda colaborando…

      • KB

        Falando em Apple Maps… até hoje não entendo porque a Apple não deu um lance no Waze. Na época, não pertencia à Google e podia muito bem ter sido o gás que o precisava.

    • Flavio

      Fala mmcaldeira…
      Fiz um comentario semelhante ao seu ha uns meses. Fiz a mudança para o S8 e digo q não me arrependo. Logico q existe um delta para adaptacao e tudo o mais, mas no geral, gostei mto. Por agora, nao volto para o iPhone.

      É uma pena o que vem acontecendo com a Apple, mas no fundo, espero q deem a volta por cima para q logo menos eu volte a comentar no blogdoiphone com um ios, nao com um android.

    • Caio Iamondi

      Cara vim opinar só pra reforçar sua ideia de trocar para um Galaxy S8 ou S9. Eu troquei meu iPhone por um Galaxy S8 e não me arrependo nem 1%. Tenho saudade do IOS por ser algo diferente porque enjoo rápido das coisas, mas em desempenho ou coisas do tipo eu não me arrependo jamais, na verdade estou feliz com a troca.

  • Douglas Knewitz

    Não vai mudar muita coisa não, prq esse iOS 11 não trouxe nada de inovador, só o básico, as especificações do iPhone X tbm não são lá grande coisa (algo que crie um abismo entre o 8 (7) e o X). ele é extremamente poderoso, mas em um iOS 11 que limita seu poder (não foi um trocadilho, ehehe). Esse iOS 12, focado em correção e refinamento de recurosos já existentes é ótimo, pena que na prática isso aconteça todo ano, com iOS cada vez mais mornos. O lado negativo disso é que veremos iPhone sem muitas inovações (hardware), ou talvez nenhuma, e pelo preço que ele custa, isso não me agrada em nada. Vai sobrar até pro Mac OS, que vai ter que acompanhar o ritmo do iOS 12 ….

  • José Carlos

    Acordaram pra vida agora? kkk

  • Mas agora o que foi proposto para o IphoneX de receber recursos completamente novos em futura atualização do IOS para que ele faça coisas que não são possíveis hoje… pode cair por água abaixo, e quando lançar uma atualização realmente consistente, segura, estável e repleta de novidades, o IpX já estará ultrapassado e as novidades só chegarão aos novos modelos… 🙁

    • Acredito que os problemas e preocupações com estabilidade, segurança e bugs devessem ser resolvidos nas versões intermediárias, IOS x.1, x.2, x.3… em novas versões sempre esperamos novidades, e não o essencial que é um sistema estável e seguro.

    • ❤️

  • Luan Simões

    Pô! Não sei se é bom ler isso, parece ser um pensamento consequente de um IOS muito mal testado como o IOS 11. Eles deviam arrumar o IOS 11 já que provavelmente deve ser a última atualização do Iphone 6 e não receberá o IOS 12, o que fod# muito pra nós que temos Iphone 6, eles não arrumam e fica nessa porcaria, um sistema com lag que drena a bateria, sério estão estragando o nome da Apple.

    Queria muito que eles liberassem por tempo limitado o download do IOS 10 pra quem quisesse realizar o downgrade.

    • Luiz Felipe

      O iPhone 5s não vai receber o iOS 12 esse ano, já o iPhone 6 sim…

      • Luan Simões

        Bom saber, @luizfelipecnogueira:disqus, mas não sei se devo esperar uma boa coisa, rs…

  • Fabiano Cabral

    Meu iPhone 6 está uma bomba. Já chamo ele de Android pq está tenso. Chega a ser vergonhoso.

    • Romario Araújo

      “Já chamo de Android” Olha lá o cara que sempre usou os “J” da vida. J5,J7.. KKKKK
      Meu Google Pixel mandou lembranças..
      Ah, e antes que falem “fanboy”, usei iPhone por 7 anos, e ainda gosto!

      • Chatty Brazil

        Mas o Google Pixel, tanto o 1 quanto o 2 também vieram com bugs bem horríveis.

        O Android mais fluido do mercado, é o da Sony em conjunto com o Snapdragon. Este sim, nunca ficou devendo nada ao iOS. No dia que você usar um, nunca mais irá querer saber de outro Android no quesito fluidez e estabilidade.

  • Deckard

    Empresa pequena, equipe pequena, não devem ter condições de focar em mais de uma coisa…
    Uma pena.

  • Alex iPilot

    Surpreendente é esta ser uma manchete da Apple e não da concorrência! Tentando ver um lado positivo, esse é o reconhecimento de uma realidade bem distante dos padrões que costumavam diferenciar a Apple… Reconhecer é meio caminho para corrigir…

    Mas a ladeira é longa nessa descida… Se já reclamavam da “falta de novidades”, o que esperar agora? Nada… 🙁

    Convenhamos, nada lançado ultimamente foi novidade à exceção dos Emojis animados… O resto, de uma forma ou de outra, já era antigo…

  • Daniel Reino

    O iOS ta se tornando cada dia mais sem sal. Sem novidade nenhuma, a versão 11 não conseguiu me empolgar, e na verdade acabou trazendo problemas novos para os aparelhos. Essa história da Apple lançar coisas já existentes há tempos como “novidade” já foi manjada pelas pessoas. Ou ela reinventa esse sistema que já está bem defasado em comparação com o concorrente, ou então pode sentar e assistir seu número de usuários cair gradativamente.

  • Paulo Getirana Cotta Junior

    Enquanto isso, eu aqui pensando que a Apple estaria pensando em como otimizar e trazer novas ideias para a tela do iPhone X e possíveis novos devices que seguirão a mesma linha.

  • Lucas

    Eu estou no iOS 10 até hoje, e estou feliz da vida!

  • Magno Sales

    Eu fucei um pouco no iPhone X na fast, e várias funcionalidades de manuseio no sistema dele poderiam ter nos iPhones normais, achei muito prático a forma como ele funciona.

    • Chatty Brazil

      No Android, você baixa o Nova Laucher, e terá estas funções e muitas outras. E melhor, personalizadas. Ou seja: você irá determinar o que irá acontecer com cada movimento. E são vários.

      Eu uso tanto Android como iOS. Eu acho o iOS melhor como sistema base. Ele oferece mais opções de configurações dentro dos menus e submenus.

      Quem comprar iPhone, nestes tempos difíceis, é melhor deixar o sistema nativo dele. Não atualizar. Deixar do jeitinho que veio da loja. Fiz isso com meu MacBook que veio com o Sierra. Nem atualização de “segurança” eu fiz. Está do jeitinho que veio da loja.

  • Yukio Nagatsuyu

    Tanta decepção seguidas que a Apple vem dando, não sei não se o CEO vai ser trocado em 2018.

  • Rafael Cavalcante

    Apple tá perdendo o principal diferencial, já que tirando a interface, tudo que o iOS faz, o Android também, só que com mais liberdade.. Só falta encurtar o suporte de atualização UAHUASHSU

  • Digoloureiro

    Com a quebra do meu iPhone 6plus e o preço absurdo do iPhone X, me arrisquei no Android e tanto em aparelho como sistema operacional estão bem parelhos, claro que gostaria de voltar de voltar ao iOS e a um iPhone muito pela questão de segurança doa sistemas, mas eu admito que a Apple não vem justificando a diferença que havia entre os doia mundos, um aparelho como iPhone X com este iOS é lamentável, um valor absurdo que não justifica um sistema com tantos problemas e atualizações. Queria muito arriscar os mil dólares e me dizer satisfeito, mas tenho mais medo de me arrepender no custo benefício do que me sentir satisfeito.

  • Honestamente eu não estou entendendo mais nada. Isso vai contra o que a própria Apple disse sobre o iPhone X no lançamento, que o dispositivo teria seu potencial aproveitado ao máximo na próxima versão do iOS, justamente porque adiantaram o lançamento para a comemoração dos 10 anos de iPhone.

    Funções de saúde, controle parental e realidade aumentada não são o mais importante de um sistema, por mais relevantes que sejam. São funções de nicho e, focar nisso, é desprezar uma grande parte dos usuários. O sistema precisa mesmo de estabilidade, mas no final das contas é isso o que ouvimos há uns bons anos, não? “O novo iOS ‘Y’ não trás uma revolução no sistema, e sim melhorias”.

    Eu estou extremamente satisfeito com o iPhone X e gosto muito do iOS. Mas sem dúvida o aparelho pode ter o potencial muito mais explorado, e eu realmente esperava que isso pudesse ser feito antes do X estar defasado e os recursos já forem exclusivos do “novo melhor iPhone de todos os tempos de 2019”.

  • Jonas

    Melhor notícia desse ano vinda da Apple. Estabilidade, velocidade e bateria por favor.