Rumores

Apple planejava lançar seu modem 5G próprio em 2024, mas projeto atrasou

Em 2017, Apple e Qualcomm foram para a briga porque a fornecedora de modems estava cobrando preços exorbitantes pela sua tecnologia, muito acima do que estabelecia o conceito de licença FRAND (“fair, reasonable, and non-discriminatory terms“).

A partir daí, a fabricante do iPhone botou na cabeça que deveria criar o seu próprio modem de rede, para não depender de outros. Chegou até a comprar a divisão de modems da Intel, para adquirir patentes e know-how nesta área.

O problema é que chegou o 5G, tecnologia que a Qualcomm está anos à frente. E se não é para propor algo tão bom ou melhor do que já existe no mercado, a Apple prefere nem lançar.

Pelo menos é o que sugere o sempre bem informado Ming-Chi Kuo em seu mais recente informe para investidores.

Kuo diz que os planos da maçã eram de testar o seu podem próprio no que seria um novo iPhone SE 4, no primeiro semestre de 2024, para ver se a tecnologia já estaria madura para incorporar a linha principal, o que hoje podemos chamar de “iPhone 16“.

Mas os rumores já estão afirmando nas últimas semanas que o projeto do iPhone SE 4 foi recentemente cancelado. E com isso, a Apple não tem um modelo de “testes” para os seus modems.

Devido às preocupações de que o desempenho do novo chip poderá não estar à altura do da Qualcomm, a Apple inicialmente planejou lançar seu modem em 2024 e deixar o iPhone SE 4 de baixo custo adotá-lo primeiro e decidir se o iPhone 16 o usaria ou não, dependendo do status de desenvolvimento do iPhone SE 4.

Não podendo “testar” antes na vida real o novo chip em um modelo de categoria mais baixa, o modelo principal de 2024 (“iPhone 16”) continuará usando modems da Qualcomm, que estão cada vez mais velozes.

Mas Kuo não acha que a Apple tenha desistido de lançar um dia seus próprios modems. Apenas que não espera que isso aconteça antes de 2025.

Via
9to5mac
Botão Voltar ao topo