Rumores

Apple planejava lançar seu modem 5G próprio em 2024, mas projeto atrasou

Em 2017, Apple e Qualcomm foram para a briga porque a fornecedora de modems estava cobrando preços exorbitantes pela sua tecnologia, muito acima do que estabelecia o conceito de licença FRAND (“fair, reasonable, and non-discriminatory terms“).

A partir daí, a fabricante do iPhone botou na cabeça que deveria criar o seu próprio modem de rede, para não depender de outros. Chegou até a comprar a divisão de modems da Intel, para adquirir patentes e know-how nesta área.

Anúncios

O problema é que chegou o 5G, tecnologia que a Qualcomm está anos à frente. E se não é para propor algo tão bom ou melhor do que já existe no mercado, a Apple prefere nem lançar.

Pelo menos é o que sugere o sempre bem informado Ming-Chi Kuo em seu mais recente informe para investidores.

Kuo diz que os planos da maçã eram de testar o seu podem próprio no que seria um novo iPhone SE 4, no primeiro semestre de 2024, para ver se a tecnologia já estaria madura para incorporar a linha principal, o que hoje podemos chamar de “iPhone 16“.

Anúncios

Mas os rumores já estão afirmando nas últimas semanas que o projeto do iPhone SE 4 foi recentemente cancelado. E com isso, a Apple não tem um modelo de “testes” para os seus modems.

Devido às preocupações de que o desempenho do novo chip poderá não estar à altura do da Qualcomm, a Apple inicialmente planejou lançar seu modem em 2024 e deixar o iPhone SE 4 de baixo custo adotá-lo primeiro e decidir se o iPhone 16 o usaria ou não, dependendo do status de desenvolvimento do iPhone SE 4.

Não podendo “testar” antes na vida real o novo chip em um modelo de categoria mais baixa, o modelo principal de 2024 (“iPhone 16”) continuará usando modems da Qualcomm, que estão cada vez mais velozes.

Mas Kuo não acha que a Apple tenha desistido de lançar um dia seus próprios modems. Apenas que não espera que isso aconteça antes de 2025.


Google News

Via
9to5mac

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo