iOS 17Rumores

iOS 17: Apple pode simplificar comando de voz que ativa a Siri

Faltando poucas horas para o início da WWDC 2023, mais informações surgem a respeito das possíveis novidades. Segundo rumores recentes, a gigante da tecnologia pode estar planejando reduzir o comando “E aí Siri” para apenas “Siri” no iOS 17.

O comando “E aí Siri” tem sido a maneira dos usuários ativarem de forma vocal a assistente virtual. Se os rumores forem verdadeiros, os usuários podem não precisar mais dizer “E aí” para acionar a assistente.

Mark Gurman, da Bloomberg, foi quem deu a notícia na sexta-feira à noite. Ele sugeriu que um grande projeto para mudar a frase de gatilho pode ter se concretizado.

Gurman acredita que essa mudança é algo a ser observado como um possível anúncio durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC).

Gurman já havia falado do projeto em novembro de 2022. Ele revelou que os engenheiros da Apple estavam trabalhando duro para mudar muita da “engenharia subjacente” para fazer essa mudança funcionar.

O desafio se mostrou complexo e abrangente, incluindo a adaptação do comando para diferentes sotaques, a detecção de uma palavra de gatilho de duas sílabas em vez de uma frase mais longa, e um retrabalho considerável da inteligência artificial da Siri.

Um comentário que parece confirmar a informação de Gurman foi encontrado em um tópico na rede social chinesa Weibo. O vazador conhecido como “Shrimp Apple Pro” postou que o “método de despertar da Siri” mudaria de “Hey Siri” para apenas “Siri”.

No início, a Apple quis implementar um comando específico com mais de uma palavra para ativar por voz a Siri, tentando diminuir os “falsos positivos” de ativar sem querer ao falar o nome da assistente, como geralmente acontece por exemplo com a Alexa da Amazon, que é ativada até quando apenas estamos falando dela.

Mas pelo menos comigo, é bastante comum a Siri ativar do nada de vez em quando, mesmo quando eu não digo nada parecido com “E aí Siri“. Isso demonstra como deve ser realmente complexo criar um comando vocal que funcione de forma correta em dezenas de idiomas e sotaques.

A abertura da WWDC acontece nesta segunda, 5 de junho, a partir das 14h pelo horário de Brasília. E você acompanhará uma semana inteira de cobertura com todas as novidades aqui no Blog do iPhone.

Fonte
Bloomberg
Botão Voltar ao topo