Opinião

[opinião] iPad com capacidade de 128GB é algo realmente necessário para o consumidor comum?

Armazenamento

Na manhã desta terça, a Apple anunciou o lançamento de mais um modelo de iPad 4, com capacidade de 128GB. Ele continua exatamente o mesmo aparelho, mas agora tem opção com maior espaço interno para colocar mais conteúdo dentro dele.

Muitos leitores estão reclamando, pois acabaram de comprar o iPad 4 e agora veem o modelo se atualizar. Mas será que há razão para reclamar? E será que precisamos de tanto espaço assim no iPad?

Talvez nem todos tenham se dado conta, mas 128GB é muito espaço. Provavelmente mais de 80% dos usuários normais não precisariam de toda esta capacidade.

A imagem acima é do iPad mini do Blog, com 64GB de capacidade. Ele é muito usado, inclusive com muitas revistas, além de livros e PDFs no iBooks. Há muitas fotos nele (transferidas de um cartão de memória) e diversos jogos pesados. Nós não o poupamos para nada, instalando sem pena diversos aplicativos para testes. Mesmo assim, ele ainda possui 24GB livres. Não há músicas nele, pois usamos o iTunes Match, baixando somente as músicas que queremos ouvir no momento.

Portanto, quem comprou há pouco tempo um iPad 4 de 64GB, provavelmente não tem nenhuma razão para reclamar, pois o aparelho que adquiriu é ótimo e deve suprir todas as necessidades.

Mas por que então a Apple disponibilizou tanto espaço? Vários motivos. Um deles ela mesmo revelou em seu comunicado de imprensa. Produtores de mídia (áudio e vídeo) e até engenheiros e arquitetos trabalham com arquivos enormes, e visto que eles usam cada vez mais o iPad como instrumento de trabalho, eles necessitariam de mais espaço. Ou seja, a mudança, no momento, é voltada para profissionais.

Com o tempo, claro, a tendência é o tamanho dos aplicativos aumentarem e precisarmos cada vez mais de espaço em nossos gadgets. Mas no momento, não há razão para ninguém reclamar de não ter a versão de 128GB. Sempre haverá os que são sedentos por espaço e estes 128GB serviriam para encher o iPad de vídeos em HD e toda a biblioteca musical. Mas aí cada um deve avaliar o quanto precisa ou não de tanta capacidade.

Se você acabou de comprar o seu iPad, não fique chateado, pois ele continua sendo ótimo e exatamente igual ao novo modelo. Só muda na capacidade.

Não há nenhuma previsão de data ou preço para lançamento no Brasil. Mas pela lógica, o modelo só Wi-FI poderá vir por R$2.499, enquanto o com conexão 3G fique por R$2.649. Mas estes números ainda são apenas estimativas superficiais, não confirmadas pela Apple.

Botão Voltar ao topo