Notícias

Apple deixa youtuber fazer vídeo “institucional” no campus do Apple Park

Executivos da Apple, incluindo Greg Joswiak e Kainann Drance, foram destaque em um vídeo de 40 minutos intitulado “State of the iPhone“, conduzido pelo YouTuber Brian Tong.

O vídeo oferece uma visão interna das operações da Apple, com Tong conversando com os executivos enquanto é conduzido pelo campus da empresa em um carrinho de golfe.

Durante o passeio, os executivos discutem sobre suas áreas de especialização, enquanto são capturados em meio à atividade do campus da empresa.

Parece um vídeo institucional

Se você espera que o vídeo revele alguma grande novidade futura da empresa, esqueça.

Tudo parece bem armado e supervisionado pelo departamento de marketing da maçã, com todo mundo feliz e alegre.

Embora o vídeo ofereça uma visão rara do ambiente dentro do Apple Park e das interações entre os líderes da empresa, as conversas retratadas não revelam informações substanciais ou novidades significativas sobre os produtos ou estratégias da Apple.

Tudo gravado com o iPhone

Como não poderia deixar de ser, o vídeo foi todo gravado usando iPhones, em plena resolução 4K e aproveitando todos os recursos do aparelho.

Três iPhones foram usados para realizar a gravação das imagens

O que foi conversado

Entre as coisas que foram comentadas, podemos extrair:

  • Inovações na Câmera: Foi destacada a evolução da câmera do iPhone, desde a introdução da câmera ultra-ampla no iPhone 11 até a câmera de 48 megapixels do iPhone 15, que oferece fotos de alta resolução e capacita uma nova lente telefoto óptica 2x. Discussões sobre melhorias no modo noturno, HDR inteligente, e Deep Fusion ilustram como a Apple tem impulsionado a fotografia computacional.
  • Avanços em Vídeo: O iPhone agora suporta modos de vídeo como o Modo Cinemático e Modo Ação, além de gravação em 4K HDR em Dolby Vision. O foco da Apple em fornecer ferramentas profissionais para usuários comuns, juntamente com o poder do chip de silício da Apple, tem permitido esses avanços.
  • Design e Materiais: Foram discutidas as mudanças no design do iPhone ao longo dos anos, incluindo o uso de novos materiais como a Cerâmica Shield, resistência à água, vidro com cor infundida, e o recente uso de titânio no iPhone 15, oferecendo um design forte e leve.
  • Ecossistema e Integração: A integração perfeita entre hardware, software e serviços foi enfatizada como uma força da Apple, permitindo recursos como o Vídeo Espacial, que permite aos usuários capturar e reviver memórias em três dimensões.

Falando de IA

Claro que o marketing da Apple tinha que enfatizar o assunto do momento: Inteligência Artificial (IA). A empresa tem falado muito disso ultimamente para tentar convencer os acionistas de que os executivos estão correndo atrás do tempo perdido.

E para combater as críticas, eles dizem que a IA já faz parte dos produtos da empresa há anos.

  1. Melhoria Contínua da Câmera: A IA e o aprendizado de máquina têm sido fundamentais para os avanços na câmera do iPhone. Técnicas como o HDR Inteligente, o Modo Noturno e o Deep Fusion são exemplos de como a Apple usa essas tecnologias para analisar e melhorar as fotos em tempo real, ajustando iluminação, detalhes e texturas para produzir imagens de alta qualidade em diversas condições de iluminação.
  2. Reconhecimento Facial e Segurança: A tecnologia Face ID do iPhone é um exemplo notável de como a IA é usada para oferecer uma solução de segurança personalizada e robusta. Ao aprender e reconhecer os contornos únicos do rosto do usuário, o iPhone pode desbloquear o dispositivo e autorizar pagamentos de maneira segura e conveniente.
  3. Experiência de Usuário Personalizada: A IA no iPhone permite uma experiência mais personalizada para o usuário. Isso inclui desde a predição de palavras no teclado até a curadoria de fotos e vídeos em memórias destacadas no aplicativo Fotos. O aprendizado de máquina possibilita que o dispositivo “aprenda” com os hábitos e preferências do usuário, adaptando-se para oferecer sugestões e informações relevantes.
  4. Desempenho e Eficiência Energética: O motor neural integrado nos chips da série A permite que o iPhone execute tarefas de IA de forma mais eficiente, tanto em termos de velocidade quanto de consumo de energia. Isso significa que os aplicativos podem usar IA avançada sem drenar significativamente a bateria, equilibrando desempenho e eficiência.
  5. Inovações em Acessibilidade: A IA também desempenha um papel crucial nas funcionalidades de acessibilidade do iPhone, como o VoiceOver, que usa aprendizado de máquina para descrever o que aparece na tela para usuários com deficiência visual. Da mesma forma, o Live Listen e o Sound Recognition usam IA para ajudar pessoas com deficiência auditiva a se engajarem mais plenamente com o mundo ao seu redor.

Ou seja, a Apple quer destacar que nada disso é novidade para ela, só a nomenclatura é que mudou agora.


Se você está com tempo sobrando, assista o vídeo na íntegra:

YouTube video

Botão Voltar ao topo