NotíciasSegurança

Verificação em dois passos em contas do iCloud agora funciona também no Brasil e Portugal

Esta semana a Apple começou a adotar no Brasil uma medida de segurança que já tinha sido aplicada em outros países em março: a verificação em dois passos para o ID Apple. Portugal também conta com o benefício.

Veja como funciona.

A verificação por duas etapas é uma solução de segurança que está sendo adotada por diversas empresas na internet. Ela faz com que seja necessário usar um código verificador além das informações habituais, toda vez que você for tentar alterar seus dados na sua conta. Este código verificador geralmente é enviado via SMS ou, no caso da Apple, via iCloud, que é capaz de enviar uma notificação para um aparelho Apple específico.

Depois de ativado este tipo de verificação, você só poderá alterar os dados de sua conta se tiver em mãos dois desses itens: sua senha, um dispositivo de confiança e sua chave de recuperação (código obtido no momento que você ativa o serviço). Se você só tiver um desses, não conseguirá alterar sua conta. Com isso, fica mais difícil para algum estranho que roubou seu iPhone ou iPad ou um hacker que conseguiu sua senha tomar conta da sua conta.

A Apple ainda alerta:

Caso esqueça sua senha, serão necessários sua chave de recuperação e um dispositivo de confiança para redefini-la. A Apple não poderá redefinir a senha por você.

Veja como ativar a sua:

Passo 1 – Acesse a página internet de configuração de contas Apple.

Passo 2 – Selecione “Gerenciar seu ID Apple” e inicie a sessão.

Passo 3 – Selecione a aba lateral “Senha e segurança“, responda as perguntas de segurança, caso tiver.

Dois Passos

Passo 4 – Em Verificação em dois passos, selecione Introdução e siga as instruções na tela.

Verificação em 2 passos

Os dispositivos de confiança (seu iPhone, iPod, iPad ou Mac) são determinados pela função Buscar seu iPhone, ou seja, só contas que você usa como iCloud nos seus aparelhos é que poderão ter dispositivos de confiança. Por exemplo, se você possui uma conta americana só para baixar apps (mas não a usa como iCloud no aparelho), não poderá associar nenhum dispositivo a ela; mesmo assim, ainda pode adicionar um número de telefone para mensagens SMS.

A novidade é uma ótima notícia para os usuários, pois significa mais proteção em contas do iCloud, que hoje em dia possuem praticamente todas as nossas informações, como contatos, calendários, emails, além de permitirem que pessoas mal intencionadas apaguem todos nossos dispositivos, como aconteceu com um jornalista americano.

Se você for ativar o serviço, lembre-se de guardar em lugar seguro a chave de recuperação, pois é ela quem poderá salvar sua conta no dia que você precisar.

Dica do Marcus Mendes

Botão Voltar ao topo