Notícias

Touch ID do iPhone será usado para autenticação em caixas eletrônicos nos Estados Unidos

Mais de 25 mil caixas eletrônicos dos Estados Unidos ganharão autenticação de usuários através da Touch ID do iPhone. A novidade faz parte da parceria entre as instituições financeiras FIS e Payment Alliance International e permitirá saques e outras ações confirmadas pelas digitais do usuário. O recurso substitui a necessidade de utilizar o cartão.

O sistema funciona com código QR que será escaneado da máquina para o iPhone através de um aplicativo. Em seguida, a digital do cliente será exigida para validar operações financeiras.

A integração foi idealizada para proteger clientes de terem seus cartões clonados ao usar o cartão bancário. No Brasil, esse é um golpe muito comum conhecido como chupa-cabra. Além disso, os clientes terão acesso de forma mais segura aos seus dados, seja para sacar dinheiro ou autorizar pagamentos, pois o aplicativo funcionará como uma extensão da máquina do banco. O usuário também receberá no iPhone alertas de todas as movimentações em sua conta.

Segundo a Bloomberg, 25 mil caixas eletrônicos serão capazes de realizar a operação com o Touch ID até 2017. A implementação não tem data específica de lançamento, mas é esperada para esse ano, em algum momento de agosto ou setembro.

No Brasil, alguns bancos e novas soluções como o Nubank já utilizam o Touch ID para garantir a segurança dos dados bancários. No entanto, nenhum usa o recurso do iPhone para liberar pagamentos e ações em caixas eletrônicos. Enquanto isso, nós esperamos a chegada do Apple Pay, lançado nos EUA há dois anos e esperado para o segundo semestre de 2016.

Botão Voltar ao topo