Jogos

Sony planeja lançar cinco jogos do Playstation em dispositivos iOS

A Sony pretende lançar até 2018 cinco jogos populares do Playstation em versões para iOS.

Esse projeto mostra que a empresa quer sua fatia no lucrativo mercado de jogos para dispositivos móveis, principalmente no Japão, onde gamers estão gastando cada vez mais dinheiro para obter novos títulos no iPhone e iPad.

O desenvolvimento desses jogos estão a cargo de uma nova empresa criada pela Sony, a ForwardWorks – que terá foco na criação de conteúdos para games na plataforma mobile.

O alto investimento da Sony pode ser visto como uma resposta para a Nintendo que, durante o lançamento do iPhone 7, se uniu à Apple para apresentar o Super Mario Run, um game exclusivo para iOS. Além disso, a Big N afirma que lançará mais cinco games para iOS até o final de 2017.

A informação, liberada pelo site Nikkei na última sexta-feira (14), reforça a ideia que a plataforma mobile é vista como o eldorado para as fabricantes de console que, ao longo dos anos, fracassaram na tentativa de criar um dispositivo compacto de sucesso — como o PSP e seus derivados, desenvolvidos pela própria Sony.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Newzoo, um empresa especializada em dados sobre jogos, games mobile já constituem mais de 50% de representatividade no mercado japonês, enquanto consoles têm cerca de 38%.

Neste cenário, um dado vem chamando atenção das fabricantes de console. No Japão, 61% dos gamers compram seus jogos em lojas de aplicativos online. Como mostramos aqui no primeiro semestre, o Japão é o terceiro país onde mais se gasta dinheiro com jogos online.

Não há informações oficiais sobre quais títulos serão lançados pela Sony no iOS. No entanto, o site do jornal americano The Wall Street Journal indica que games como Hot Shot Golf, The Last Guardian e Intelligent Qube estão entre os cinco escolhidos pela Sony.

Caso seja confirmada essa informação, a iniciativa promete agradar usuários de todos os modelos Playstation já lançados. O anúncio oficial com a lista de jogos é esperado para o final do ano.

Botão Voltar ao topo