Notícias

Rússia acusa NSA de espionar autoridades russas através de vulnerabilidades no iPhone


A Rússia acusou a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos de utilizar vulnerabilidades de backdoors nos dispositivos iPhone para espionar autoridades russas e civis. Segundo relatos do Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, a Apple teria concedido acesso à agência de inteligência americana.

De acordo com informações divulgadas pela Reuters, o FSB afirma ter descoberto um plano da NSA que se utilizava de um malware até então desconhecido para acessar essas portas dos fundos nos iPhones.

É intrigante notar que a utilização de um malware seria necessária se já houvesse acesso aos dados através dos backdoors. No entanto, o FSB alega que milhares de iPhones na Rússia foram infectados por esse malware.

Em comunicado, o FSB afirmou:

“O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos utilizando dispositivos móveis da Apple. A empresa fornece às agências de inteligência americanas uma ampla gama de oportunidades para monitorar qualquer pessoa de interesse para a Casa Branca e seus parceiros em atividades anti-russas, incluindo seus próprios cidadãos.”

A ação de inteligência supostamente tinha como alvo não apenas cidadãos russos, mas também diplomatas estrangeiros baseados na Rússia, incluindo representantes de Israel, Síria e China.

O FSB afirma ter descoberto esse plano em colaboração com o Serviço de Guardas Federais da Rússia, responsável pela proteção dos líderes do país.

Tanto a Apple quanto a NSA mantiveram silêncio sobre as acusações até o momento.

Fonte
Reuters
Botão Voltar ao topo