iOSNotícias

Veja uma prévia de como será o aplicativo ‘Atalhos’ do iOS 12

Uma das novidades do iOS 12 será a função Atalhos da Siri, em que você poderá gravar comandos de voz para executar determinadas tarefas. Junto com isso, a Apple lançará um aplicativo separado para que usuários mais experientes consigam montar processos automáticos para realizar tarefas pré-estabelecidas e executá-las através da voz.

Nossa equipe já está testando o futuro aplicativo e mostraremos agora alguns detalhes dele.


A primeira coisa que salta aos olhos é que o novo aplicativo Atalhos nada mais é do que uma nova roupagem para o velho e bom Workflow, adquirido no ano passado pela maçã. A notícia boa é que ele finalmente está sendo traduzido para o português.

Por ser praticamente o mesmo aplicativo, todos os atalhos que você por ventura já tenha criado no Workflow (como, por exemplo, este aqui que ensinamos para você), aparecerão na lista de atalhos do novo aplicativo.

O app Atalhos é na verdade uma grande ferramenta de automação que a Apple disponibiliza para seus usuários. A diferença para o app antigo (Workflow) é que agora a integração ao sistema é muito maior. Você pode, por exemplo, criar um atalho para pedir para a Siri abrir o Blog do iPhone sempre que você quiser saber das novidades.

Você poderá criar outros comandos práticos para dizer à Siri, como por exemplo “Estou tomando café” para que ela adicione uma dose de cafeína nos seus registros do app Saúde. Ou então perguntar “Em quanto tempo eu chego em casa“, para calcular o percurso que você ainda deve percorrer quando estiver voltando de carro para casa. As possibilidades são enormes.

A grande questão é que muitos usuários não se adaptaram ao Workflow e talvez também não utilizem muito o aplicativo Atalhos. Isso porque ele exige um mínimo de lógica de programação (não necessariamente conhecimento na área) para criar as automações. Ou seja, não é algo do tipo “abrir e usar”, pois o usuário é obrigado a criar as sequências de comandos, algo que nem todos estão dispostos a perder tempo nisso.

Por outro lado, é possível compartilhar atalhos já prontos (como já fizemos aqui), o que pode facilitar muito a vida dos usuários. E por que isso é ótimo? Porque o iOS será capaz de realizar funções sem precisar instalar aplicativos específicos. Mais uma vez, as possibilidades serão gigantes.

Muitos usuários provavelmente não se impressionarão muito com esta novidade no início, porém ela trará mudanças gigantescas na “parte de baixo do capô” do sistema, pois resultará em mudanças práticas no modo como usaremos o nosso iPhone e iPad.

Se fato, com esta integração o iOS está ficando mais aberto, permitindo fazer mais coisas que antes apresentavam limitações.

O iOS 12 ainda não tem data oficial de lançamento, mas ele é fortemente esperado para a segunda metade de setembro. Para conhecer mais novidades do que virá, confira nossa página especial.

Botão Voltar ao topo