Notícias

Duas mudanças incômodas mostradas pelo beta do iOS 12

O próximo iOS 12 provavelmente será lançado para o público em setembro, mas no momento ele está sendo testado em versões betas, para que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos para as mudanças que virão.

Sempre dissemos que nem todas as novidades vistas em betas serão as que ficarão na versão final, e há duas mudanças novas que estão hoje no beta do iOS 12, mas que torcemos para não durarem muito.


Fotos no iMessage

Uma delas é o botão para incorporar fotos no aplicativo Mensagens. No iOS 11, o botão é o da câmera, que serve tanto para acessar as imagens da biblioteca quanto para tirar fotos na hora. Mas nos primeiros betas do iOS 12 estas duas funções se dividiram em dois botões diferentes.

O botão de câmera é diferente do de fotos, o que causa no início a indução constante ao erro quando precisamos incorporar imagens presentes em nossa biblioteca de fotos. Afinal, a Apple durante um tempo nos acostumou a um modo de funcionamento, e agora nos obrigará a mudar este modo por alguma razão que desconhecemos. É bem provável que depois de 3 meses de uso já estejamos todos acostumados, porém no início isso vai irritar muita gente.

Teclado do iPad

A outra mudança irritante é uma inversão de teclas no teclado virtual do iPad, que fará você errar muito nos primeiros dias após a atualização do sistema.

Neste caso, o motivo da alteração na interface é ainda mais misterioso. A tecla de mudança para números e símbolos (que até o iOS 11 fica no canto inferior esquerdo do teclado) inverteu a posição com o botão de mudança de teclado (o pequeno globo que também dá acesso aos Emoji).

A consequência é óbvia: sempre que você precisar usar números ou pontuar a frase, vai acabar esbarrando no botão de troca de teclado, tornando a escrita um martírio nos primeiros dias.


Como dito no início deste texto, em versões beta tudo pode mudar até a versão final. Mas a tendência é termos que nos preparar para muita reclamação dos usuários nas primeiras semanas do iOS 12, pelo menos nestes dois quesitos.

Se você for um dos que está testando o beta do iOS 12 e notou outra mudança irritante do sistema, conte-nos aqui nos comentários.

Botão Voltar ao topo