Presos funcionários de fábrica chinesa que vazavam peças de futuros iPhones
Nos últimos anos, a Apple está tendo dificuldades em segurar segredos sobre suas novas criações, tanto é que ficamos sabendo com meses de antecedência a criação do iPad mini, do iPhone 5c colorido e até do 5s dourado. Mas como isso acontece? Bem, os rumores surgem porque peças dos novos produtos são vazadas das fábricas da China, por preços estratosféricos.
Por isso, a polícia chinesa fez uma operação esta semana e prendeu alguns funcionários da Foxconn (inclusive executivos) que podem estar envolvidos neste tipo de vazamento de informações.
A coisa toda era muito simples: a Apple precisa sempre mandar com antecedência para a fábrica chinesa exemplares das peças dos novos aparelhos, para que seja montado um planejamento de fabricação. Mesmo com todo o segredo exigido pela Apple, alguns funcionários e um gerente enviavam algumas destas peças para alguns fornecedores paralelos, para que fosse feito um clone e, assim, abastecer o mercado negro, que geralmente já possui cópias assim que o aparelho é lançado oficialmente. Isso, claro, a troco de muito dinheiro e até participação das vendas de peças, o que chegou a render 3,3 milhões de dólares.
A polícia prendeu cerca de 13 pessoas envolvidas no caso.
Será que com isso teremos menos vazamentos sobre futuros produtos da Apple este ano?