Notícias

Parece que o beta público do iOS 8.3 não é tão público assim

Hoje muitos ficaram em alvoroço com a notícia de que a Apple teria liberado um beta público do iOS 8.3, o que seria algo inédito, visto que nunca ela tinha liberado assim versões de testes do seu sistema móvel. Ela até mudou a sua página de beta público do OS X Yosemite, chamando-a agora de Apple Beta Software Program, tornando o programa mais genérico.

O problema é que, depois de algumas horas, a maioria ainda não viu nenhum sinal de link que leve para a página específica do iOS. A princípio, até achamos que poderia ser um delay de publicação, que estaria disponível a todos conforme as horas fossem passando. Mas ao que parece, o problema é outro: o programa de beta do iOS é limitado a poucos usuários, especialmente convidados.

O programa de betas da Apple continua unificado, ou seja, quem tem acesso à versão de testes do iOS também tem acesso ao beta do OS X, cujas inscrições começaram no ano passado. Porém, quem não foi especificamente convidado (ou não visualizar o link do iOS Beta na página do programa), não poderá instalar o beta do iOS 8.3 em seus dispositivos.

betapublico83_fail2

Mas quem está recebendo estes convites?
Aparentemente, um número limitado de usuários que já estavam inscritos no programa de testes do OS X Yosemite desde o ano passado. Na página do programa (para quem tem acesso), um texto é bem claro sobre isso: “Bem-vindo ao novíssimo iOS Beta. O feedback que recebemos do OS X Yosemite Beta continua a nos ajudar a moldar o OS X, e agora o iOS 8.3 está disponível para download. Teste-o e nos envie seu feedback“.

Programa iOS Beta

Ou seja, você que nunca se inscreveu em nenhum programa beta da Apple antes e estava louco para testar agora as novidades que virão no iOS 8.3, vai ter que esperar o lançamento público, como sempre foi. Ou então torcer para receber um convite, pois isso ainda pode acontecer para quem está inscrito no Programa de Betas.

Mas por que limitar assim a versão de testes?
Lidar com celulares é muito mais complexo que com computadores. Hoje em dia até podemos ficar temporariamente sem computador, mas ficar sem o celular é bem mais sério, pois levamos praticamente tudo nele. Fazemos fotos com ele quase que diariamente, recebemos e fazemos ligações, mandamos mensagens… Imaginem o número de pessoas pouco íntimas com versões betas, que perderiam dados ou poderiam ficar com o iPhone travado no meio do dia, sem poder usá-lo, reclamando que o aparelho é uma droga? Até estranhamos quando os rumores começaram a circular dizendo que haveria um beta público, porque a dor de cabeça seria muito maior para a Apple.

Testar versões beta nem sempre é fácil. Ao mesmo tempo que com alguns tudo ocorre bem e não se passa nenhum problema, outros vivenciam o risco de travamentos e problemas de instabilidade, obrigando muitas vezes a restaurar o sistema. Não é uma brincadeira feita para suprir curiosidades e é por isso que, até então, apenas desenvolvedores tinham acesso, porque geralmente são usuários que sabem “se virar” quando tudo não acontece como no manual.

É claro que muitos de vocês ficarão decepcionados em saber que este programa de betas é apenas para convidados. Mas para estes, há sempre uma esperança, pois a Apple ainda pode convidar mais gente que esteja inscrita em seu programa. Se você quer correr todos os riscos e ainda tem esperanças em testar o beta, inscreva-se e aguarde. Vai que… ;)

Botão Voltar ao topo