Notícias

Os rumores estão prejudicando as vendas do iPhone, diz Tim Cook

Já sabemos que rumores são o combustível de muitos sites de notícias, até mesmo os grandes, tamanha a atenção que eles despertam nas pessoas. E não importa se o rumor tem alguma base para fundamento, se ele vem ou não de uma fonte confiável, o importante é publicar logo, mesmo que na semana que vem a informação seja outra completamente oposta.

Ontem, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre fiscal (Q2), Tim Cook declarou que acredita que estes rumores estão fazendo com que o iPhone venda menos nos atuais meses.

De fato, a venda de iPhones deu uma estacionada, vendendo um pouco menos que no mesmo trimestre do ano passado.

Durante a reunião, Tim Cook disse:

Estamos vendo uma pausa na venda de iPhones, que acreditamos ser devido a cada vez mais frequentes divulgação de informações sobre futuros iPhones. Isto está claramente acontecendo e pode estar por trás destes números.

Com isso, fica clara a decepção para a Apple desta pequena queda no ritmo das vendas, que provavelmente contava com uma aceleração com o lançamento do iPhone vermelho em março. É sempre bom lembrar que a Apple não deixou de vender iPhones (vendeu mais de 50 milhões em 3 meses, a maioria dos concorrentes não vende isso em um ano), apenas vendeu menos do que esperava.

Quem vendeu menos também foi o iPad, que continua com seu ritmo caindo.

Apesar dessas quedas, a Apple faturou mais do que no mesmo período do ano passado. Os serviços e o Mac ajudaram nesse crescimento.

É claro que a expectativa para o próximo iPhone é grande, mas os rumores não são novidade e existem todos os anos, principalmente depois que Tim Cook assumiu o controle. É pouco provável que eles tenham influenciado nas vendas mais do que no ano passado, então não seria desculpa para não vender mais.

Botão Voltar ao topo